Desde sempre lembro-me viajando em imagens. Primeiro elas fugiram de meu olhar interno e se faziam ver mergulhadas em papel e cores. Depois vieram as palavras e a inspiração dos sonhos, pois foi a realidade que, muitas vezes, trouxe os pesadelos. Em busca de organizar este mundo interior surgiu a Ilha.União de idéias e sonhos, asas que herdei. Apresento-a em pequenos trechos e peço que questionem, perguntem muito para que ela possa tornar-se mais rica e interessante, lugar melhor pra viver.

29.7.06

Quintana e mais gente de ouro!

Eu estava dormindo e me acordaram
E me encontrei, assim, num mundo estranho e louco...
E quando eu começava a compreendê-lo
Um pouco, Já eram horas de dormir de novo!
[Mario Quintana]

Mário Quintana por ele mesmo


Nasci em Alegrete, em 30 de julho de 1906. Creio que foi a principal coisa que me aconteceu.
E agora pedem-me que fale sobre mim mesmo. Bem! Eu sempre achei que toda confissão não transfigurada pela arte é indecente. Minha vida está nos meus poemas, meus poemas são eu mesmo, nunca escrevi uma vírgula que não fosse uma confissão.
Ah! mas o que querem são detalhes, cruezas, fofocas...
Aí vai!
Estou com 78 anos, mas sem idade. Idades só há duas: ou se está vivo ou morto.
Neste último caso é idade demais, pois foi-nos prometida a Eternidade.
Nasci no rigor do inverno, temperatura: 1 grau; e ainda por cima prematuramente, o que me deixava meio complexado, pois achava que não astava pronto. Até que um dia descobri que alguém tão completo como Winston Churchill nascera prematuro - o mesmo tendo acontecido a sir Isaac Newton! Excusez du peu... Prefiro citar a opinião dos outros sobre mim.

Dizem que sou modesto. Pelo contrário, sou tão orgulhoso que acho que nunca escrevi algo à minha altura. Porque poesia é insatisfação, um anseio de auto-superação. Um poeta satisfeito não satisfaz. Dizem que sou tímido. Nada disso! sou é caladão, introspectivo. Não sei porque sujeitam os introvertidos a tratamentos. Só por não poderem ser chatos como os outros? Exatamente por execrar a chatice, a longuidão, é que eu adoro a síntese. Outro elemento da poesia é a busca da forma (não da fôrma), a dosagem das palavras.
Talvez concorra para esse meu cuidado o fato de ter sido prático de farmácia durante cinco anos. Note-se que é o mesmo caso de Carlos Drummond de Andrade, de Alberto de Oliveira, de Érico Veríssimo - que bem sabem (ou souberam) o que é a luta amorosa com as palavras.

Este post fica aqui como homenagem a muita gente de ouro que nasceu entre os meses de julho e agosto:

A Nina Becker, a Lilian Monteiro, a Maria Odila Dodsworth, o Lulinha Wanderley, o Luiz Carlos Machado,a Laura K.Schnoor, o Sérgio-Freud- Joffily, a Ana Paula Ursinha, a Bito, o João Malaia, a D. Maria do Carmo, o Gael, o Rica, a Suely Mesquita, a Ana Malaia Potier, a Maria Helena Braun, a Gláucia, a Talita Oka, o Roberto Wagner, e a Fátima, são pessoas que merecem todo carinho e admiração!

Feliz aniversário com desejos de saude, amor e muitas alegrias.


E, ao mano Gustavo e a minha madrinha Julieta, para os quais o céu não tem limites,uma saudade imensa!

A todos,mais um poema de Quintana.

Astrologia

Minha estrela não é a de Belém:
A que, parada, aguarda o peregrino.
Sem importar-se com qualquer destino
A minha estrela vai seguindo além...

— Meu Deus, o que é que esse menino tem?
— Já suspeitavam desde eu pequenino.
O que eu tenho? É uma estrela em desatino...
E nos desentendemos muito bem!

E quando tudo parecia a esmo
E nesses descaminhos me perdia
Encontrei muitas vezes a mim mesmo...

Eu temo é uma traição do instinto
Que me liberte, por acaso, um dia
Deste velho e encantado Labirinto

Posted by Picasa

6 Comments:

Blogger 125_azul said...

Dinda querida! Você tem o dom de pôr lágrimas nos olhos de João Malaia. Ele e Ana Malaia Potier, meus leões orgulhosos e doces, viram gatinhos ronronando gratos para você. Obrigada, querida, por toda a gentileza e sabedoria.

Estemos no algarve paracomemorar estes setenta de amanhã, seu afilhado e Inês se esbaldando na piscina e eu aproveitado o refresco que a net portáctil deu (estou tentando conexão há horas!).

Foi bom, assim vovô e Ana receberam seu carinho em primeira mão!

Beijinhos

1:34 PM

 
Blogger 125_azul said...

ESTAMOS, na pressa o comentário acima está cheio de erros! Que vergonha!

1:36 PM

 
Blogger C_mim said...

Hum... pneumonia no hemisfério sul?!...
Uééééé... Não sabia que havia disso por aí...

As melhoras e tome cuidado com as recaídas...

Ficam aqui um apontamento que a meiga já me tinha pedido; o nº de pessoas que visitam o seu perfil http://www.blogger.com/profile/18811474 - por aqui sabemos quantas pessoas diferentes já nos visitaram

Beijinhos, melhoras...

5:28 PM

 
Blogger Angela said...

Querida Arara azul,
que bom eles terem visto e gostado do post! Eu adoraria fazer uma homenagem especial a cada um mas vou enviar em e-mail separado.
De todo modo gosto muito desta minha família portuguesa pois é assim que nomeio o arquivo de fotos em meu micro e as lembranças em meu coração.
Que bom existir esta água boa para reduzir os calores deste nosso planeta em menopausa!
E, faça dos êrros um bom tempero, como pregava nosso amigo Pearls!
carinhos a todos e, veja se o nome da Ana está ok agora!

11:39 PM

 
Blogger Angela said...

Pois é! C_mim,
Não sabia que o Hemisfério sul estava a salvo desta praga! porque não? Por aqui há tristeza igual, humidade em excesso e os virus e pragas de todo lado. Bem, já não é a primeira que tenho e a cunhada de nossa arara, minha sobrinha, teve várias em criança, uma atrás da outra! Talvez tenhamos perfil de hemisfério norte!

Estou me comportando mais ou menos e acho que a demora se deu pois o médico não achava que seria isto!Muito grata por sua atenção e carinho.

Grata, também pelo endereço mas, como já disse, por enquanto não tenho muita motivação para este controle! um bj.

11:46 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Grande Poeta.

12:44 AM

 

Postar um comentário

<< Home