Desde sempre lembro-me viajando em imagens. Primeiro elas fugiram de meu olhar interno e se faziam ver mergulhadas em papel e cores. Depois vieram as palavras e a inspiração dos sonhos, pois foi a realidade que, muitas vezes, trouxe os pesadelos. Em busca de organizar este mundo interior surgiu a Ilha.União de idéias e sonhos, asas que herdei. Apresento-a em pequenos trechos e peço que questionem, perguntem muito para que ela possa tornar-se mais rica e interessante, lugar melhor pra viver.

20.7.06

Homenagens

Alberto Santos Dumont - foto do acervo da família.

20-07-1873
20-07-2006

Hoje,mais um aniversário de nascimento do pai da aviação.

Em todo canto se comemora seu nascimento. Este ano, acrescenta-se às festas e eventos, o centenário do primeiro vôo do 14 bis, o mais pesado que o ar,
em 23 de outubro próximo.

Afinal, parece que, aos poucos, o Brasil começa a valorizar este homem, tão valorizado e comemorado na França, seu outro país. No entanto, Alberto já assinava Santos=Dumont, para assinalar a igualdade entre suas nacionalidades.

Tudo isto me leva a pensar em quantas pessoas anônimas, trabalham para que os feitos e a glória de alguns seja possível!
Alberto Santos Dumont sabia disto e sempre valorizou os companheiros com os quais trabalhava e que foram o suporte de suas invenções.

Hoje, quero lembrar este Alberto, sim! Mas quero falar também de um outro Alberto. Não por ser seu descendente, mas por ser um legítimo e dedicado trabalhador, interessado na conservação e manutenção de toda a imensa documentação histórica do inventor, que pela visão sagaz de seu pai, Brigadeiro Nelson Lavenère-Wanderley, foi coletada e preservada durante muitos anos.

Fui testemunha dos anos de laboriosa e delicada intervenção, contatos e conselhos carinhosos com que Alberto cercou sua mãe, D. Sophia Helena, da segurança de que precisava para completar a doação deste patrimõnio, com a certeza de sua restauração e, o mais importante: a divulgação aberta e sem ônus a todos os interessados em pesquisa e estudos, principalmente aos escolares.

Dias, meses e anos de muita dedicação, foram dispendidos e ainda estão sendo por Alberto Dodsworth Wanderley para preservar e divulgar a obra do inventor e o trabalhoso cuidado de seus pais.

Hoje, na cidade natal de Santos Dumont, Alberto será agraciado com a medalha do mérito Cabangu. Talvez quem lhe outorgou esta distinção não conheça a extensão real de seu merecimento mas, tenho a certeza interna de que, onde estiver, o Aviador vai sorrir!
Posted by Picasa

9 Comments:

Blogger 125_azul said...

Parabéns ao Beto, pelo sua maravilhosa dedicação. Estou tão orgulhosa, é meu único amigo condecorado!!!Também acho que o outro Beto está sorrindo. E fico grata que, muito graças a ele, a gente vá podendo pegar um avião e ir se vendo quando a saudade aperta! Já espantou de vez a malvada gripe? Sopinhas quentinhas e beijinhos para aquecer a alma!

6:38 AM

 
Blogger Aragana said...

Olá!

Saio daqui mais "rica"...

:)

11:17 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Hoje já aprendi consigo coisas que não sabia.

E parabéns ao seu Alberto que fez um trabalho que deve ser o máximo.

Mas, será que Ursa Mãe não ajudou também um pouquinho?

Vou voltar a dois posts anteriores.

No dia do meu aniversário, umas sobrinhas emprestadas, ofereceram-me um pequeno aquário com 2 peixinhos lindos.
Um deles morreu logo nessa noite e o outro 2 dias depois.
Como vê,nem os peixinhos querem nada comigo, que fará os peixões.

Quanto aos sonhos, esqueci-me de dizer que são mais pesadelos que me deixam muito angustiada.

Minha fadinha das emoções já tentou ajudar.

Parece que sua saúde está voltando.
Que bom.

Pedrinho disse-me que sente falta do colinho da vovó.

Muitos beijinhos doces(para não beber chá amargo).

12:57 PM

 
Blogger EDUARDO OLIVEIRA FREIRE said...

Temos que valorizar as pessoas que ajudam no pensar da humanidade.

4:37 PM

 
Blogger Angela said...

Azulinha querida, somos felizes com nossos aquarianos tão queridos não?
Quanto às viagens, estive pensando o quanto é cruel o grande Alberto não ter patenteado nada do que criou, ter deixado tudo para a humanidade e hoje ser tão difícil e caro para os homens comuns viajarem! Se a cada passagem emitida no mundo, fosse paga uma taxa ínfima (uma unidade monetária do lugar), como estes valores poderiam ser investidos para facilitar as viagens dos que não podem pagar! Só que a ganância e a desonestidade, certamente atrapalhariam tudo!

Vou tentar a ajuda de um bom clínico amanhã. bj. e obrigada por tudo.

6:50 PM

 
Blogger Angela said...

Obrigada Aragana,
pelo que vi em teu blog já me pareceste "milionária" !

um abraço apertadinho, angela

7:25 PM

 
Blogger Angela said...

Meiguina, minha querida!
É claro que estou sempre a postos para apoiar e ajudar ao Alberto e me envolvo em todas as coisas de Santos Dumont. A aviação persegue minha vida desde menina... Acontece que não sei ser diplomática nem um pouquinho e ficava aflita com as idéias medrosas de minha sogra e o Alberto sabe levar tudo na maciota e consegue muito mais e melhor que eu.
Quanto aos peixinhos, são mesmo difíceis de lidar em todos os sentidos e cuidar de aquários...é preciso saber ... matamos de fome ou de excesso de comida já que de sede não há como!

A vovó também sente falta dos netinhos no colinho! No sábado o Pedrinho completa seu primeiro mes! e a vó está indo ao médico amanhã.... de novo!

Obrigada minham lindinha!

E, será que seus pesadelos tem temas de holocausto?

7:35 PM

 
Blogger C_mim said...

Meu pai, em 1957, escolheu este apartamento onde eu hoje vivo porque via os aviões aterrar no aeroporto.

Hoje a construção desenfreada de prédios já não possibilita essa visão.

7:47 PM

 
Blogger Angela said...

Oi C_mim, não costumo ser saudosista mas estes excessos de nossos tempos são tão destrutivos... bem, eu acho!

8:37 PM

 

Postar um comentário

<< Home