Desde sempre lembro-me viajando em imagens. Primeiro elas fugiram de meu olhar interno e se faziam ver mergulhadas em papel e cores. Depois vieram as palavras e a inspiração dos sonhos, pois foi a realidade que, muitas vezes, trouxe os pesadelos. Em busca de organizar este mundo interior surgiu a Ilha.União de idéias e sonhos, asas que herdei. Apresento-a em pequenos trechos e peço que questionem, perguntem muito para que ela possa tornar-se mais rica e interessante, lugar melhor pra viver.

21.6.06

Não dá pra acreditar!



O Rio de Janeiro está cada vez mais inacreditável! Acho que até o Cristo, qualquer hora destas, desce lá do Corcovado e se manda pra outro lugar.
Moro num bairro residencial da zona sul da cidade, em Laranjeiras. Hoje, dia 20 de junho, terça feira, eram menos que 13 horas quando saimos de carro, da garagem do prédio onde moramos.
Pois bem, ao virar a esquina da rua, reparei num automóvel que estacionava sobre a calçada. Era um carro velho, com uma cor azul mal definida pela sujeira mas, o que me chamou vivamente a atenção foi o rapaz que saia de dentro do veículo e batia a porta.
Jovem, vestido com calça jeans e camiseta azul real, usava óculos escuros e tinha um boné sobre a cabeça.
Até aí nada demais se o moço não portasse, pendurada sob o ombro direito como se uma bolsa fosse, uma metralhadora!
É, simplesmente uma metralhadora!
Não, não foi engano de percepção. Não, o rapaz não estava unformizado e nada indicava que fosse policial! Eu não tinha bebido e nem estava sonhando!
A cena me pareceu tão surreal que quase não acreditei no que via! Chamei a atenção de meu marido que, dirigindo, só percebeu a cena de relance e não a realizou muito bem.
Muitos pensamentos passaram por minha mente. Seria ele, segurança de uma clínica que existe alí perto? Mas... mesmo que fosse, lhe perguntei, seria permitido a qualquer um, sem mais razão, andar pelas ruas ostensivamente armado?
Não, respondeu-me ele, é claro que a lei não permite mas, como não há policiamento... fica tudo assim...
Sempre que vejo carros de polícia recheados de homens armados, com as metralhadoras apontadas para fora das janelas, fico preocupada com a possibilidade de um acidente e chocada com esta postura ameaçadora que me parece uma afronta. E agora, assim, como quem leva uma sacola de compras ou um livro debaixo do braço, lá vai o rapaz cheio da segurança de quem vive numa cidade sem lei.
Até agora, graças a Deus,não soube de nenhum acontecimento que poderia estar ligado ao que presenciei e, mesmo escrevendo estas linhas, ainda chocada, me pergunto: teria eu imaginado tudo isto?
Seria bem melhor se a maluquice fosse só minha!

15 Comments:

Blogger C_mim said...

Ursamãe,na minha modesta opinião o Cristo deveria descer do morro e dar uma cabeçada e umas palmadas na bunda a esse, outros moços iguais, que é para ver se ganham juízo...


Onde já se viu, estragar assim a cidade maravilhosa...

5:03 AM

 
Blogger 125_azul said...

Tá brabo, né, Dinda? Concordo tanto com C-mim!!!

beijo, e que o moço da metralhadora-sacola vá pregar para outra paróquia!

8:01 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Pois, se a maluquice fosse só sua, este mundo andaria um pouco melhor.

Em que se está tornando essa cidade?

Fiquei feliz com a vitória de Lula mas, será que continua tudo na mesma?
Não melhorou nem um pouquinho?

E a Ursa querida já viu os milhões de meninos-soldados que vão morrendo ou ficando estropiados, por esse mundo fora?

Sinto-me tão pequenina por não poder fazer nada por eles.

Como vão os netinhos lindos?

Beijocas.

11:07 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Não vivemos numa guerra declarada, mas enfrentamos níveis terríveis de violência.
Desculpa o incomodo...
Convite sem compromisso:
EM UM APARTAMENTO DE QUALQUER ÉPOCA E LUGAR...

http://dudu.oliva.blog.uol.com.br/

11:08 AM

 
Blogger Conversa Inútil de Roderick said...

Isso ai no Brasil está complicado, não é?
Cá em Portugal, qualquer dia estamos no mesmo.

Abraços

7:50 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Olá Ursa querida, bom dia.

Passei para saber se o Luca está melhorzinho, e quais as novidades do Pedrinho.

Muitos beijinhos.

7:27 AM

 
Blogger Angela said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

3:14 PM

 
Blogger Angela said...

C_mim e 125,
Eu acho que, infelizmente, e exatamente por esperarem sempre que um "Cristo" resolva os problemas é que os homens desta terra brasilis, cruzam os braços e deixam que isto fique assim.
Vejam, até eu fiquei tão estupidificada que nem chamei polícia, não avisei a ninguém... a gente acaba se acostumando a tudo! E o carnaval e o futebol estão aí mesmo pra iludir e iludir e iludir!

3:19 PM

 
Blogger Angela said...

Meiguinha, você não lê os noticiários sobre o nosso presidente cego, surdo e mudo? E que só abre a boca para beber ou dizer asneiras? Que Lula que nada! penso que o mundo tem um cancer com metástase por todo lado. Precisa morrer e começar outro!

Obrigada por seu carinho. O Luca tem amanhã sua primeira festinha junina na pracinha que frequenta pela manhã. Vai estar uma coisinha fofa certamente pois adora cantar e dançar e é bem desinibido.
Pedrinho está indo como um bom menino. Tudo certinho, em seu tempo e apenas pesando muito em sua mamãe que já sente dores pela acomodação do corpo na preparação do parto. Creio que tudo correrá bem e, com a torcida lusitana, melhor ainda!

3:26 PM

 
Blogger Angela said...

Eduardo,
já estive em seus blogues novos e seu ofício está cada vez melhor!
Assim que me organizar vou colocar mais links em ideália e o seu vai estar lá. bj. angela

3:28 PM

 
Blogger Angela said...

Roderick,
espero que não! Não sei se haverá outro povo tão permissivo e descansado como o brasileiro. Espero que o "às armas, às armas", de seu hino (mesmo que sem sangue, civilizadamente) funcione melhor que o nosso "deitado em berço explêndido"

Fico muito contente de te ver por aqui. Vocês, homens sensíveis, tem o futuro em suas mãos. um grande abraço.

3:33 PM

 
Blogger Angela said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

3:33 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Que coisa mais certa
que você disse Ursa Mãe.

Também acho que a única maneira é começar de novo.

Talvez os seus netinhos ainda venham a ver um mundo melhor.

Beijinhos.

4:10 PM

 
Anonymous Anônimo said...

E claro que leio as notícias, mas pensava que alguma coisa tivesse melhorado um pouquinho.

Sabe, cada um escreve as coisas à sua maneira de ver e de estar.

E, por vezes, somos induzidos em erro.

4:12 PM

 
Blogger Angela said...

Meiguinha, acho que vc. tem toda a razão mas devido a tantas notícias iguais e tanto descaramento a gente acaba acreditando pois vive o caos, a miséria, a insegurança e a sempre mesma demagogia que dá nojo!

Desculpe-me mas estou brigando com este provedor do blog e só faço ver respostas triplicadas enquanto tento postar fazem horas e nada consigo! tem dias assim... bjk. saudosas da ursa mãe.

4:37 PM

 

Postar um comentário

<< Home