Desde sempre lembro-me viajando em imagens. Primeiro elas fugiram de meu olhar interno e se faziam ver mergulhadas em papel e cores. Depois vieram as palavras e a inspiração dos sonhos, pois foi a realidade que, muitas vezes, trouxe os pesadelos. Em busca de organizar este mundo interior surgiu a Ilha.União de idéias e sonhos, asas que herdei. Apresento-a em pequenos trechos e peço que questionem, perguntem muito para que ela possa tornar-se mais rica e interessante, lugar melhor pra viver.

7.6.06

Junho - um mes gostoso!

O que mais se usa fazer na noite de São João são as adivinhações,principalmente relacionadas a assuntos amorosos,como futuro marido etc, veja algumas no link sob o título.


O hemisfério norte tem suas festas de inverno e infelizmente, a falta de identidade que assola nosso país faz com que, cada vez mais, o povo substitua nossas festas regionais pelas tradições da América do Norte.
O Halloween é uma delas. Sem desmerecer a cultura de qualquer povo, fico triste quando vejo nossas lojas apinhadas de fantasias de bruxas, abóboras e outros elementos sem qualquer sentido para nós, ainda mais quando temos um folclore rico para comemorar o solstício de inverno.

Para meu gosto pessoal, o mês de Junho é especial.
O nosso frio é muito agradável porque não é exagerado. As noites frescas permitem apreciar um bom vinho, sopa quentinha, chás e bolinhos caseiros, a raridade de um cobertor de lã, roupas elegantes, um belo céu azul limpinho, e as festas dos santos mais animados do ano!

Neste mês as fogueiras são acesas nas festas à caipira quando iniciam as comemorações com Santo Antonio, o casamenteiro, no dia 13.

Lembro-me bem das brincadeiras e "sortes" que nós, meninas, fazíamos à meia noite nos quintais de casa para saber sobre namorados!

No dia 24, era São João e as quadrilhas prosseguiam em meio a fogos de artifício, balões e muita comidinha típica.
Que delícia as espigas de milho e salsichões cozidos na fogueira, cocadas pretas e brancas, pés de moleque feitos com amendoim e rapadura, o quentão, as pamonhas e os bolos de fubá, canjica e outras gulodices tão gostosas quanto as danças e brincadeiras embaladas pelas musicas sertanejas, os forrós.

Era bom enfeitar as saias e blusas com remendos, fitas e bordados. Podíamos pintar o rosto e usar batom e os meninos faziam barbas e bigodes com traços de rolhas queimadas... Quanta fantasia nos casamentos da roça e nas danças da quadrilha!

Junho me lembra a infância alegre e festiva de um bairro familiar onde todos se conheciam e se ajudavam embora fossem também os reis das fofocas e diz que dizem!!!


Tive um querido irmão nascido entre Antonio e João. Chamou-se Ricardo. Seu dia: 17 de junho!
E como era fogueteiro! Uma vez, nossa mãe quase enlouqueceu ao descobrir que ele tinha "comprado" toda a maleta de fogos de um vendedor andarilho que andava pelo bairro! A pobre conseguiu desfazer parte do negócio, ficando com mais fogos do que seu bolso permitia para comemorar o aniversário do filhote entusiasmado por vulcões e rodinhas de fogo, busca-pés e bombinhas!
Ricardo adorava o fogo e o barulho!

Bem, a festa foi animada e tenho certeza de que ninguém esqueceu deste dia, muito menos o vendedor que quase fez sua féria numa só noite!

Chegando ao fim do mês, mais um santo: São Pedro! O protetor dos pescadores. E a procissão dos barcos engalanados era muito bela de se ver! Eu gostava do mar da baía da Guanabara sendo singrado pela embarcação que trazia, na proa, a imagem do santo, tudo colorido com bandeirinhas de papel!

Ah! Santo Antonio era meu querido, e não por ser casamenteiro, mas porque eu havia lido sua história e desejava muito ter seu dom de estar em dois lugares ao mesmo tempo! O Dom da Ubiqüidade, dizia o livro!

Já adulta, passei a ter um grande interesse pelas chaves. Gostava da forma, da função de abrir, das múltiplas interpretações simbólicas que a chave poderia ter. E aí São Pedro passou a ser meu preferido. Achava bonita sua imagem, ganhei uma de presente e ainda a guardo.

As festas ainda existem, mas já passaram a Julho e deixaram de ser Juninas para se chamar Julinas! Mas, desde que ainda comemorem a alegria de um tempo em que o céu parece ter mais estrelas, as noites são mais aconchegantes e, mesmo sem que saibam, represente o final do ciclo da escuridão para o advento da luz, assim como é o final do ano ao Norte desta nossa Terra.

E, se Junho sempre foi um mês muito gostoso, este ano será ainda melhor! Porque vem aí mais um pequeno para alegrar e adoçar a família. Melhor que qualquer cocada, vamos comemorar a chegada do Pedro, com fogos e bandeirinhas mas principalmente, com muito amor!


Angela Schnoor . RJ, 6 de junho de 2006

9 Comments:

Blogger 125_azul said...

Querida Dinda, saudades de vinho quente, quentão e correio elegante, de dançar quadrilha, maçã do amor e pé-de-moleque!
Aqui temos os Santos Populares: Santo António, padroeiro de Lisboa, com direito a feriadão e São João, idem no Porto.
Farra com marchas populares (desfiles pelas ruas da cidade, com os bairros antigos competindo entre si, com fantasias e "fado-enredo"), muita sardinha assada e bolinho de bacalhau... Beijinhos

5:42 AM

 
Blogger dora said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

6:03 AM

 
Blogger dora said...

olá ângela! não vejo a Dulce há muitos meses... um presente da Fábia tem ainda a forma de surpresa ( mas desde já deixa-me muito feliz! : )

6:05 AM

 
Blogger Folha de Chá said...

Aqui, o calor em Junho chega. E temos os Santos Populares. Em Lisboa, festeja-se o Santo António, no dia 13, com direito a feriado. No dia 24, é São João aqui no Porto, também feriado. Durante toda a noite, os foliões acordados e a pé, passeando pelas ruas todas da cidade, sardinhadas, bailaricos e gigante fogo de artifício. Depois, vem o São Pedro, dia 29, festejado na Póvoa do Varzim e ali do outro lado do rio Douro, na Afurada, com mais fogo de artifício. Este mês, é o mês dos santos populares, sempre festas, sempre fogo de artifício e tudo muito regado com alegria. :)

7:02 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Bem Ursa Mãe, hoje até pareço uma pessoa muito ocupada.
Já aqui estive várias vezes e não deixei o comentário porque havia sempre qualquer coisinha para fazer ao mesmo tempo.

No que respeita aos Santos Populares, já lhe disseram o que se faz por cá.
É muito giro. Quando eu era nova também brincava nesta época.

Já viu os posts de arara azul e da sua filhota?
Que ternura, que doçura!

E o seu Luca já mostra que tem jeito para as artes.

Beijinhos.

2:37 PM

 
Blogger Angela said...

Oi Dorab, é hora de marcar um encontro com sua amiga para matar saudades e receber o presente!
Fábia ficaria feliz se você gostasse do que enviou. Um bj.

12:21 AM

 
Blogger Angela said...

Meninas queridas, 125 e folhinha,
Vejam só como somos filhos de Portugal e fazemos justiça à herança recebida! Eu fico contente por ter a preferência, desde cedo, pelo santo de Lisboa!
Vamos comemorar e aproveitar os dias que por aqui não são feriados mas sempre temos festas!

12:25 AM

 
Blogger Angela said...

Meiguinha querida,
se estás ocupada é mais uma honra que venhas aqui! Já viu que coisa mais linda meu netinho? E o post de nossa arara, que coisa mais querida!

Já avisei que o meu coração é imantado e podem mandar de qualquer cor que tudo fica!

12:27 AM

 
Blogger C_mim said...

Hum... Que quer dizer imantado?

4:20 AM

 

Postar um comentário

<< Home