Desde sempre lembro-me viajando em imagens. Primeiro elas fugiram de meu olhar interno e se faziam ver mergulhadas em papel e cores. Depois vieram as palavras e a inspiração dos sonhos, pois foi a realidade que, muitas vezes, trouxe os pesadelos. Em busca de organizar este mundo interior surgiu a Ilha.União de idéias e sonhos, asas que herdei. Apresento-a em pequenos trechos e peço que questionem, perguntem muito para que ela possa tornar-se mais rica e interessante, lugar melhor pra viver.

13.6.06

MELANCOLIA


Vou tentar dormir, pois o cansaço é grande e o desânimo maior ainda!
Acho que tenho experimentado, fortemente reagir, mas uma grande sensação de fim e de desesperança me ocupa quase toda a alma.


A minha insatisfação com a vida, com o corpo que pesa e me cansa mais e mais... Somada a algumas descobertas profundas e difíceis de dividir com qualquer que seja o amigo, faz com que só d-eu-s mesmo possa me ouvir ou ter acesso às minhas grandes dores, aquelas que moram lá no fundo, onde a alma tem dobras e os cotões de lã das tristezas fazem seus ninhos.

Deixa pra lá...Quem sabe, amanhã alguém abre um sol, faço um varal e penduro as esperanças pra secar... Quem sabe alguma lavadeira bondosa e cuidadosa vire as fronhas da impotência e retire, pacientemente, os farelinhos das lãs, como se faz, com amor, aos dedinhos dos bebês, e então meu coração possa vir a soltar gostosas gargalhadas infantis.

Ah! O mal que os inconseqüentes e imaturos fazem aos que já estão cansados da caminhada!
Em sua correria pela vida à frente, atropelam os de pés cansados no andar por pedras e pântanos! Fogem das mãos estendidas por migalhas de atenção como se leprosas fossem!


A velhice pode ser feia aos olhos ainda cheios de luz! E os que enxergam tanto não percebem, na sua pressa, como embaralham os fios do bordado que, com esforço, tecemos aos dias e desfazemos às noites quando, nos sonhos sem corpo, Penélope mora em nós e nos estofa as rugas com sua esperança teimosa.

Quem sabe nosso Ulisses venha com um novo dia, ou quem sabe, o que Argos fareja não seja seu cajado e sim a foice da morte!

Angela Schnoor. Rj, 29/11 2000

8 Comments:

Blogger LUA DE LOBOS said...

texto fabuloso e quantas vezes eu me sinto assim...
também tenho um gatp chamado Feijão , é todo preto e muito meiguinho
xi coração
maria de são pedro

4:25 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Ursa Mãe, até parece que sou eu a falar.

O texto está brilhante, como sempre.

Continua melhorzinha?

Muitos beijinhos.

6:52 AM

 
Blogger Folha de Chá said...

Assustei-me quando comecei a ler o desânimo. Mas depois vi a data: há seis anos atrás. Os jovens que pisaram os pés cansados já cresceram e já devem estar mais sábios, não? Espero que a esperança venha aquecer os seus sentimentos na corda da roupa, com muito sol. Deixo aqui um sorriso. Pode ser que ajude. :) E abraços. De força.

8:18 AM

 
Blogger 125_azul said...

Eu ia fazer um comentário que começava igual ao de folha de cha.
E ela disse tudo, de um jeito tão bonito! Só me preocupa se não foi por acaso que achou pertinente publicar este texto justo hoje... Beijinho dourado, para iluminar o que estiver na sombra.

1:16 PM

 
Blogger Fábia said...

Tão triste etão bonito. Também me aliviei pela metade qundo vi a data, pois imagino o que o truxe a tona, emfim, queria te dar tudo que desejas embrulhado num papel suave com um cartão e mil afagos e te dar mim mesma de outra maneira, mais doce e só entre nós, sem nós embaraçados. Não sei ser a almofada e o ninho que gostaria para ti. Tomara que a tempo de aproveitar por muito tempo mais cumplicidade que diferenças. Te amo profundamente o meu amor do jeito que sei, e é muito muito grande no meu mundo fábia.

6:32 PM

 
Blogger Angela said...

Meiguinha, é a gente quando parece... se parece! estou melhorando sim! muito obrigada e um beijo da ursamãe.

Folhinha, seu sorriso trouxe o verão de Portugal para nosso friozinho bobo e muito calor gostoso para meu coração. Adoro seu jeito de ser! Um grande beijo, da angela.


Querida amiga 125_azul, vc. é perspicaz! Sim, andei revendo alguns machucados... a sorte é que, se como disse folha de chá, os jovens já estão mais sábios, ando à frente deles, pela força do tempo e minhas esperanças tem o bom cacoete de renascer como lagartas apressadas!
muito carinho pra vc.da dinda comedora de folhas de amoreira.

11:58 PM

 
Blogger Angela said...

Maria, fui a "Lua de lobos" para te agradecer e conhecer. Gostei tanto de seu blog que lá quase me perdi.
Fiquei curiosa para saber como soube do meu gato preto feijão, tão meiguinho quanto o seu!
que bom!

12:01 AM

 
Blogger Angela said...

Fábia, minha filha querida,
ainda bem que, antes de ter você, não me perguntaram como eu te queria, pois na ignorância eu iria dizer tanta besteira e correr o risco de não ter tido a oportunidade de aprender tanto sobre amor e sentimentos com você.
ainda bem que não perguntaram a você como queria ser almofada e ninho pois vc. é bem mais e melhor do que imagina e eu te amo tanto que nem sei!

12:08 AM

 

Postar um comentário

<< Home