Desde sempre lembro-me viajando em imagens. Primeiro elas fugiram de meu olhar interno e se faziam ver mergulhadas em papel e cores. Depois vieram as palavras e a inspiração dos sonhos, pois foi a realidade que, muitas vezes, trouxe os pesadelos. Em busca de organizar este mundo interior surgiu a Ilha.União de idéias e sonhos, asas que herdei. Apresento-a em pequenos trechos e peço que questionem, perguntem muito para que ela possa tornar-se mais rica e interessante, lugar melhor pra viver.

20.8.06

ASAS

Let me fall - Tiago Palma

Há algum tempo, encontramos entre os pertences de Alberto Santos Dumont, ainda guardados em família, páginas de um manuscrito inédito escrito em francês pelo aviador e traduzidas por sua sobrinha neta. São mais de 300 páginas onde está detalhada toda a história da aviação, desde os mitos até o ano de 1901.Além da importância do conteúdo, o mais interessante a constatar é a sensibilidade de Santos=Dumont quando descreve as sensações que teve na experiência de voar. O livro começa com referências à mitologia e o desejo do ser humano pelo espaço aéreo.
Permitiram-me a publicação antecipada, de um pequeno trecho inicial:

AEROSTAÇÃO MITOLÓGICA

por Alberto Santos=Dumont

O problema da conquista do ar é velho como o mundo.

O homem enfrentou este irritante problema, no dia em que fez sua entrada em cena no vasto teatro da criação com os grilhões da gravidade presos a seu tornozelo, e levantou para o céu o primeiro olhar de admiração e inveja. Ele se indignou com as correntes invisíveis que o prendiam ao chão, enquanto que, sobre sua cabeça a nuvem, o pássaro, a borboleta, o vil inseto, dotados generosamente na divisão desigual dos privilégios, percorriam há muito tempo o livre espaço.

E empurrando desdenhosamente o chão com o pé, elevado pelo seu ideal acima da realidade ambiente, o homem alçou vôo nos seus sonhos através os espaços proibidos e desejou adaptar a si, artificialmente, as asas que a natureza madrasta lhe havia negado.

As asas eram, aos olhos do homem primitivo, mais do que um órgão de movimento. As asas eram a imagem, o símbolo da liberdade para a qual inconscientemente suas aspirações nativas o levavam.

As asas eram o emblema da felicidade perfeita, o supremo atributo que sua imaginação religiosa se comprazia em dar ao ser imaterial, em adornar o gênio, em enfeitar a própria divindade.
Na sua filosofia ingênua, a idéia de um espírito superior se confundia simplesmente com a idéia de um espírito alado.

Foi por isso que, imediatamente, o homem levado por essa necessidade ainda confusa mas irresistível que suscitava nele o sentimento de sua imperfeição indefinida, quis se dar a faculdade sublime de voar.
Posted by Picasa

8 Comments:

Blogger Pitanga Doce said...

O sonho de Ícaro! Quem já não desejou um dia ter asas para voar?
abraços Pitanga

12:06 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Eu gostaria de voar...

2:26 PM

 
Blogger C_mim said...

Ursamãe,nada de especial, mas tenho umas fotos lá no meu blog que vão responder a algumas dasquestões que colocou por mail.

5:41 PM

 
Blogger 125_azul said...

Tou bobona, estes dias! Com saudades e vontade de pegar meu povo e voar. Aterrissar no Rio, so para começar... Ahhhh. Beijinhos

5:43 PM

 
Blogger Angela said...

Pitanga,
É isso! Mas há quem não goste de vôos de espécie alguma. Há quem fique na terra, preso igual minhoca entalada!
Santos Dumont menciona Ícaro e muitos outros mitos relacionados ao vôo neste seu lindo livro ainda não publicado.

11:37 PM

 
Blogger Angela said...

Eu também Eduardo... e sonho muito que levanto vôo sem asas, sem nada além de uma propulsão interna.
Aliás, o povo de Ideália voa. Você já leu as primeiras postagens onde descrevo ideália e a vida de seu povo? Se quiser ler foi a partir de 18 de fevereiro deste ano. um bj. pra vc.

11:40 PM

 
Blogger Angela said...

C-mim,
Estaria vc.falando das fotos de Lisboa que, gentilmente acabou por me enviar as direções?
obrigada fadinha!

11:42 PM

 
Blogger Angela said...

125, azulinha!
Vem, pede um pó de pirlimpimpim à fadinha e pousa, com todo mundo, logo aqui no aterro, em frente ao porcão Rio's, sabe? Ali tem um lugarzinho sagrado, bom para todos os pousos duradouros! Vem!

11:46 PM

 

Postar um comentário

<< Home