Desde sempre lembro-me viajando em imagens. Primeiro elas fugiram de meu olhar interno e se faziam ver mergulhadas em papel e cores. Depois vieram as palavras e a inspiração dos sonhos, pois foi a realidade que, muitas vezes, trouxe os pesadelos. Em busca de organizar este mundo interior surgiu a Ilha.União de idéias e sonhos, asas que herdei. Apresento-a em pequenos trechos e peço que questionem, perguntem muito para que ela possa tornar-se mais rica e interessante, lugar melhor pra viver.

13.8.06

PAIS


DIA DOS PAIS

Tive um pai que amei, respeitei e admirei. Sei bem das coisas que senti falta em seu papel de pai, meu e de meus irmãos, mas cada um teve o pai que a relação pessoal permitiu.

É interessante ouvir vários filhos descreverem seus pais.

Neste sábado, em nossa casa, meu marido e seus irmãos se reuniram para partilhar lembranças e opiniões sobre o pai deles. Como figura pública que foi, herói de guerra, pioneiro e patrono do Correio Aéreo Nacional, solicitaram a meu marido, a resposta a um questionário de cunho pessoal para completar uma biografia a ser publicada em órgão oficial.

Não desejando assumir mais este encargo, Alberto indicou seu irmão, o filho mais velho, para que respondesse ao questionário.
Este, então, solicitou a colaboração de todos os sete irmãos para melhor representar a opinião unânime.
A reunião contou com respostas por e-mail dos ausentes e resultou num animado lanche que acabou por coincidir com a véspera do dia dos pais.
As opiniões das noras, em paralelo, também foi interessante de se ouvir.

Quando os filhos são muitos, é mais fácil perceber as perspectivas diferentes das visões de cada um. São muitas individualidades e ainda se pode acrescentar a distância no tempo como um fator de diferenciação. Freqüentemente o pai do mais velho não será o mesmo indivíduo que foi pai para o mais novo, quinze ou vinte anos depois.

Os mais novos, assim como os netos, poderão quase sempre ter um pai mais relaxado, menos exigente, em outro momento de sua própria vida e, portanto, com outro comportamento em relação aos filhos.

Então, voltando ao dia dos pais, o que se pode chamar de um bom pai?
Acho que um bom pai é o que ama seus filhos e vive este amar da melhor forma que seu temperamento e possibilidades permitem.

Dizer que um bom pai deve ser desta ou daquela maneira é injusto e falso e é como se todas as chaves servissem para as fendas de todos os parafusos.

Quando se tem um pai amoroso, que respeita a individualidade de seus filhos, procura ajudá-los a desenvolver suas melhores potencialidades, apoiando-os em seu crescimento e podando carinhosa e pacientemente seus excessos, como se faz a uma árvore para que dê melhores frutos, este ser será também um bom pai.
Se for filha, mulher, escolherá um pai para seus filhos à imagem e semelhança do pai interior que habita suas memórias.

As faltas sentidas ou as falhas nas relações, quando há amor, acabam por fazer brotar no filho uma compreensão afetuosa do ser humano que esteve por detrás deste papel de pai. Então, existe a possibilidade do aprendizado, da superação das dificuldades e das queixas, o que vai ocorrer quando este filho, por seu turno, for pai.

Foi o que aconteceu em minha família. Um pai amigo; doce e engraçado, bom e correto; admirável pela cultura educação e sabedoria, se repetiu de forma semelhante no pai de minhas filhas e que, segundo a opinião delas, parece se refletir de algum modo em seus maridos.

Se é um tal de: - "é igualzinho ao papai", entre risos e alguns toques de brincadeira, é sinal de que estamos aperfeiçoando a raça dos homens e seguindo uma trilha feliz!

Ao meu pai Armando, ao meu sogro Nelson, ao Alberto, pai de minhas filhas, ao meu irmão Gustavo pai amoroso de meus três lindos sobrinhos; aos meus cunhados Luidi e José Henrique, ao meu sobrinho Joca, pai do Bibo, ao Carlos da sereia, pai de fato e de coração; ao João Malaia, paizão do além mar; ao Harry e ao Nicolas, meus genros e pais de meus netos e a todos os homens que admiro e respeito por seu carinho e cuidados na formação e proteção dos filhos, sejam eles biológicos ou não,

uma bela colheita!

Em 13 de agosto de 2006.
Angela Schnoor.

Posted by Picasa

6 Comments:

Blogger 125_azul said...

Vc e sua infinita capacidade de me emocionar! Os pais que me dizem respeito terão todos que ler e depois deixarão seu beijinho, de certeza. Um dia feliz. Por cá, o dia dos pais é 19 de Março.

7:48 AM

 
Blogger melga meiguinha said...

Mais um texto maravilhoso como sempre.

Mas, infelizmente, pessoalmente diz-me tão pouco.

Beijocas.

12:22 PM

 
Blogger Angela said...

Azulinha, de um beijo especial aos "pais" de seu pedaço!
Bibo está vindo aqui ver o vovo Beto, pra nossa alegria, enquanto seu papai Joca vai ao Jogo!
Acho que o dia dos pais aqui é mais vinculado a natureza, ao verão do norte, mes solar!
Aí, 19 de março é dia de São José, portanto mais vinculado à igreja. São só calendários...o que importa é o coração!

3:49 PM

 
Blogger Angela said...

Meiguinha, quem sabe um dia te diz a partir de coisas internas, que não sejam tristes nem indiferentes... bjks mil da ursa.

3:51 PM

 
Blogger Fábia said...

Adorei ler o seu blog até aqui mas tenho que trabalhar, putz grilis!

10:57 AM

 
Blogger Angela said...

Filha, trabalhar pode ser bom! E seu trabalho é tão lindo!
este post enviei para o Nicolas no dia dos pais e ele me respondeu.
bj. MM.

11:32 PM

 

Postar um comentário

<< Home