Desde sempre lembro-me viajando em imagens. Primeiro elas fugiram de meu olhar interno e se faziam ver mergulhadas em papel e cores. Depois vieram as palavras e a inspiração dos sonhos, pois foi a realidade que, muitas vezes, trouxe os pesadelos. Em busca de organizar este mundo interior surgiu a Ilha.União de idéias e sonhos, asas que herdei. Apresento-a em pequenos trechos e peço que questionem, perguntem muito para que ela possa tornar-se mais rica e interessante, lugar melhor pra viver.

10.5.06

Loucura e Arte

Não me atrevo a definir a loucura
Nise da Silveira
Isaac Liberato-440-
museu do inconsciente

Hoje li sobre homenagens por ocasião do centenário de Nise da Silveira. Acho que ela riria da preocupação com a data correta de seu nascimento. Parece que foi em 1905 mas há divergências pois morreu em 1999, já no final do ano, já no final de outubro, muito perto de seu aniversário, no início do próximo. Mas o importante foi sua vida pioneira e guerreira que deixou à humanidade um legado dos mais importantes.

Tenho falado bastante sobre arte e equilíbrio mental e emocional. Nise enxergou isto muito antes de todos e libertou inúmeros seres da dor através da arte, devido a sua coragem para inovar, lutar por aquilo que acreditava, sem medo ou apesar dele.

Passear pelas imagens do museu do inconsciente é aprender sobre a vida e sobre o que é capaz uma pessoa que se dedica à sua vocação.

Uma pequena amostra das obras dos pacientes da Dra Nise,verdadeiras obras de arte, dizem mais que as palavras.

Emygdio de Barros -2169- museu do inconsciente.


Alquimia


O trabalho alquímico é freqüentemente mal interpretado.
Admitia-se que suas manipulações visavam ambiciosamente transmutar os metais vis em ouro. Entretanto, os grandes alquimistas repetiam incessantemente que não buscavam o ouro vulgar, mas o mistério interno da arte de produzir ouro, o que significava alcançar o mais alto nível de desenvolvimento. É motivo para reflexão o fato de que ainda hoje indivíduos totalmente ignorantes do opus alquímico projetem, quando têm oportunidade de configurar imagens, seus conteúdos psíquicos inconscientes em símbolos muito próximos daqueles utilizados pelos alquimistas.


Olívio Fidélis 32,5 x 43 cm óleo sobre papel - 1967

museu do inconsciente

Como disse Nise da Silveira:

O que melhora o atendimento é o contato afetivo de uma pessoa com outra.

O que cura é a alegria, o que cura é a falta de preconceito.

Sem preconceito, quando você estiver em um mau dia ou em algum momento confuso ou doloroso, experimente usar papel e cores, caneta ou lápis, argila ou papel e crie, coloque na matéria o que te incomoda. A transformação liberta.

Abra aqui e aproveite.

Clique sobre o título.Vale saber mais do que o espaço deste blog permite.

5 Comments:

Blogger 125_azul said...

Querida amiga, desculpe usar sua caixa de comentários para responder seus mais, mas meu yahoo enlouqueceu de vez! Consigo ler mas não responder, tenho que tentar perceber o que se passa. Cid já tem seu menino dos hipopotamos e ontem estivemos juntos de novo, visitando o projecto. Ele está bem e manda beijinhos. Diga-me que mais vc deseja, pedi se ele levava um presentinho e ele diz que sim, abuse!
Já estou me imaginando de pé (38 brasileiro)florido, gratíssima!


Você, como bichokundum e ladouble..., trabalham maravilhosamente palavras e imagens!
Elas muito sucintas deixam vontade de quero mais. Você dá o quero mais!Beijos

7:59 AM

 
Blogger 125_azul said...

MAILS (chegará o dia dos comentários sem letras comidas?)

8:00 AM

 
Blogger Angela said...

Querida amiga, grata pela acolhida ao Cid. Fico feliz que tenham trocado experiências. Não desejo coisa alguma pois descobri que temos aqui livros do poeta que Dora e vc. mencionaram e eu não conhecia, o Herberto Helder. Posso adquirir aqui e já fico feliz com o Rapaz dos hipopótamos! Meu blogue foi substituido, acho que pelos provedores, depois de um incidente ontem que quase me descabelou!
Vou buscar seus pezinhos floridos.
Preciso de tempo para colocar no papel muitos contos que estão iniciados mas, não concordo muito com vc. Acho que falo e escrevo demais! E o pior é que sei ser sintética mas ando esquecida deste dom! beijo enorme.

1:09 PM

 
Blogger 125_azul said...

Eu sei que a fada dos blogs passou por aqui...

2:05 PM

 
Blogger Angela said...

Já perguntei pra fadinha se foi ela mas ainda não tive resposta. Reclamei com o Google mas C_mim me disse que tinha feito um draft do blog! mas meus rascunhos não são bonitinhos assim!
Viva ela! bjk.

2:25 PM

 

Postar um comentário

<< Home