Desde sempre lembro-me viajando em imagens. Primeiro elas fugiram de meu olhar interno e se faziam ver mergulhadas em papel e cores. Depois vieram as palavras e a inspiração dos sonhos, pois foi a realidade que, muitas vezes, trouxe os pesadelos. Em busca de organizar este mundo interior surgiu a Ilha.União de idéias e sonhos, asas que herdei. Apresento-a em pequenos trechos e peço que questionem, perguntem muito para que ela possa tornar-se mais rica e interessante, lugar melhor pra viver.

3.5.06

Brincar com a imaginação

a gota e o oceano - desenho de angela

Ontem uma nativa em ideália lembrou-me de um homem sábio que viveu na Ilha. Seu nome: Gianni Rodari. Ele sabia como podíamos fazer para ter nossa mente aberta e saudável. Brincar com a imaginação e criar histórias sem medo de errar, podendo voar e sonhar e, deste modo, expulsar da mente e do coração tudo aquilo que faz mal.

Nos dias de hoje, fora de Ideália, muitas pessoas pensam que devem substituir partes dos contos de fada , musicas infantis e várias outras manifestações do imaginário por padrões que consideram "politicamente corretos".Desta forma impedem a elaboração dos instintos e suas manifestações expontâneas.

Deixando de cuidar do monstro Anterus e mantendo-o satisfeito, esquecem que aprender a conviver com o mal, dentro e fora de nós, é condição para sermos livres e felizes.

Foi então que lembrei-me de um jogo antigo que tanto adultos quanto crianças brincam em ideália para treinar a imaginação e aprender a lidar com Anterus. Trata-se de escrever contos de fadas.

Para facilitar farei uma lista de personagens. Cada um deles tem uma simbologia, uma representação psíquica mas, só o fato de elaborarmos a história, a NOSSA história pessoal, os contéudos já se rearrumam em nossa mente.Podem acreditar.

Minha sugestão é:

Usando a listagem abaixo,escreva um conto onde a trama inclua todos estes elementos mencionados. Para que o conto fique bem rico e a imaginação cresça, procure atribuir a cada elemento do conto, seja personagem ou não, qualidades bem definidas. Por exemplo: O seu Rei é forte?, é austero?, é bondoso?... como é seu jeito de ser? Descreva-o bem com as características internas e externas que farão com que possamos vê-lo com a imaginação.

O REI. / A RAINHA. / A PRINCESA./O GUERREIRO. /A AMA. / O MENSAGEIRO./ UM DOM ESPECIAL. / UM VELHO. / UM INESPERADO· / O SONO. / UMA FLORESTA. /O PASSADO.

Terminado o conto podem: guardá-lo, mostrá-lo para um amigo, para o terapeuta, ou até enviá-lo para mim nos comentários, pelo e-mail aschnoor@alternex.com.br, ou ainda esperar o próximo post para ver as analogias que são feitas com cada elemento. (e que vou postar em alguns dias).

Tentem fazê-lo. É uma brincadeira que pode enriquecer muito seu mundo interior. Passem para as crianças e verão como, para elas, torna-se muito mais fácil pois ainda não prenderam sua imaginação no porão da racionalidade.

Espero que gostem de jogar.

18 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Ursa querida vou tentar embora histórias com reis, rainhas, princesas e outras coisas mais, não seja coisa que me seduza.

Se sair alguma coisa de jeito, depois mostro para você.

6:49 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Esqueci-me de dizer que o desenho está bonito.

Beijinho.

6:51 PM

 
Blogger Angela said...

Melguinha, muito me tocou sua preocupação comigo. Pode estar certa de que me cuido mas sabe como é... acho que todos estes remédios por vezes baixam muito minha energia.

Vamos ao conto: deixa fluir que acaba saindo. Os reis e sua turma também só são do meu agrado nos contos. Prefiro os artistas, poetas e os loucos mas vc.pode destronar todo mundo, fazer a bagunça que desejar pois a história é toda sua! tente vá! Coma um daqueles bolinhos nos intervalos. bjk. Ursamãe.

1:57 AM

 
Blogger 125_azul said...

No meio de uma floresta encantada havia um maravilhoso castelo mágico, governado por um Rei sábio e bondoso e uma Rainha belíssima. Quando o Rei era jovem, tinha sido um garboso guerreiro e, numa das cidades conquistadas, tinha-se deixado encantar por uma moça que tinha o dom especial de conversar com os animais, acalmando os terríveis dragões que nesse passado distante povoavam a Terra. Casou com ela e levou-a para governar a sua floresta mágica, distantes da maldade e conflitos exteriores a ela. Ali tiveram uma filha, mimosa como a mãe, dotada como o pai.
Um dia, um mensageiro chegou à floresta. Era um velho muito alto e elegante, vinha numa linda carruagem e trazia a notícia de que o mais terrível de todos os dragões tinha exigido a mão da linda princesa. Caso esta não lhe fosse concedida, arrasaria a floresta. Desesperado, o Rei pediu à ama da Princesa que preparasse um encantamento, uma bebida que adormecesse todos na floresta, enquanto ele e a rainha partiriam para negociar com o dragão.
A ama ficou perplexa perante tal pedido tão inesperado: porque queria o rei adormecer toda a floresta? Para que não sofram, para que não se apercebam do grande perigo que correm, explicou o Rei.
A ama obedeceu, todos beberam e cairam num sono profundo. O Rei e a Rainha partiram.
Quando encontraram o dragão, a Rainha tentou convencê-lo a desistir do casamento com a princesa, sua tão querida filha. Ora todos sabem que dragões não casam com princesas, não é?
O dragão não se convencia nem por nada, cuspia fogo, ameaçador, rugia.
O Rei então disse que concordava: amava a sua filha, mas tinha que salvar o seu povo e sua floresta mágica. Feito o pacto com o dragão, o Rei propôs um brinde, para o selar. O dragão aceitou e bebeu então, sem saber, da poção do sono, feita pela ama.
Adormecido o dragão, o rei puxou da espada e arrancou-lhe o coração, voltando vitorioso para a sua floresta mágica. Acordou todos e organizou um maravilhoso banquete para comemorar a salvação de sua filha.
Dentro do castelo, penteando as longas tranças, esta olhava melancólica para o enorme frasco de vidro onde estava guardado o coração do dragão, que quase fora seu. Mergulhado num líquido azul, este parecia agitar-se sempre que ela falava.
Ora se é sabido que princesas não casam com dragões...

5:17 AM

 
Blogger 125_azul said...

Dinda, desculpe ter escrito a história aqui, não consigo aceder ao e-mail (de vez em quando acontece, sei lá porquê) e não quero atrasar a sua publicação dos símbolos. Como se deve fazer nestas circunstâncias, saiu tudo de uma vez só, sem censura... divirta-se!!!

5:19 AM

 
Blogger 125_azul said...

Menos pocinha, hoje?, Beijinhos

5:20 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Bom dia Ursa Mãe.

Passei pra saber como está hoje.
Deixou de ser pocinha?

Um beijinho grande.

10:19 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Seus textos são muito criativos.
http:dudve.blogspot.com

1) Quando foi mordida pela maçã da literatura?

M: Desde pequena, eu fazia livrinhos que eram escritos e ilustrados por mim. Tenho alguns guardados até hoje. Depois, comecei a escrever diários, como a maioria das adolescentes. Só que os meus diários sempre foram um pouco diferentes dos diários das minhas amigas, porque eu nunca escrevia sobre o que eu tinha feito, sobre o que as pessoas conseguiam enxergar quando me olhavam. Meus diários retratavam meu mundo interior, aquilo que os outros só poderiam conhecer se lessem o que eu escrevia.
http://duduoliva.blog-se.com.br/blog/conteudo/home.asp?idblog=13757

1:04 PM

 
Blogger Angela said...

Gente boa, ainda pingo um pouco mas a pocinha está menor!
Hoje o dia foi pelo avesso... daqueles que atrasam, confundem, atrapalham mas... sigamos em frente pois é apenas mais um em muitos! Grata pelo carinho de vocês!

125_azul
Escrever aqui era uma das hipóteses.
Gostei muito de sua história e acho que em dois dias darei os códigos dos itens. As meninas fizeram? Espero que mais alguém se habilite.

Eduardo,
este tipo de diário é próprio de pessoas introvertidas (no sentido Junguiano do termo). Acho que a realidade interna é tão válida quanto a dita realidade. Gosto muito da frase de um escritor chamado Raul Conrado que disse: "A realidade é uma ficção coletiva"
achei bom o link para sua página em seu nome. bj.

Não sei se hoje conseguirei postar algo mais. Tentarei. carinhos para todos.

10:46 PM

 
Blogger Folha de Chá said...

Olá! :) Gostava de participar neste desafio. Posso enviar o meu para a semana que vem? :)

2:02 PM

 
Blogger Angela said...

Oi Folhinha!
Envia assim que der. Acho que vou postar amanhã as interpretações dos elementos mas vc. pode vir ver só depois que escrever para não te atrapalhar a expontaneidade. Ficarei feliz por vc. participar e usar depois, caso goste, com seus amigos.

4:58 PM

 
Blogger Folha de Chá said...

:) Vou enviar por mail. E só depois venho ler as interpretações. Mas acho que só devo conseguir escrever o texto para a semana. :)

7:18 PM

 
Blogger Angela said...

Como quiser folhinha,para brincar não podemos cobrar nem estressar-nos.

11:33 PM

 
Blogger Folha de Chá said...

Continuo atrasada neste texto. Mas pelo menos já tenho um parágrafo. :)

8:23 AM

 
Blogger Angela said...

Sossega menina! Vai devagar... a primavera não se faz num dia e vc. é uma folhinha... quando sair...saiu! a gente comomora o parto. bjk. angela

4:01 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Oi Angela,

Depois de tantos anos, espero que voce, as meninas, Alberto e os nenês estejam todos bem.
Te procuro porque gostaria de saber se voce pode me dar um laudo breve sobre a terapia que fizemos com ajuda do mapa natal e seus recursos.
Tudo que sei de astrologia foi em parte vivenciado na terapia com meu mapa, mas tambem com muitas leituras que voce recomendava, algumas aulas que assisti, estudando por conta própria e fazendo mapas de amigos e conhecidos.
Estou fazendo o curso de formação em terapia transpessoal, me formo em outubro de 2009, mas já estou trabalhando, estágio supervisionado e estudo de caso.
Estou me profissionalizando com o tarot, cromopuntura, 1º nivel de aura soma e astrologia.Não trabalho mais como dentista.
Por tudo isso gostaria de saber se é possível esse laudo, de outubro de 1988 até maio de 1994.
Para certificação oficial, estou fazendo mensalmente os módulos da astroletiva/constelar on-line.São 18 módulos no total.
Desde já agradeço.
Abraço em todos.

Com carinho, muita luz muita paz

Flavia Castellar

10:29 PM

 
Anonymous Anônimo said...

meu e-mail; flaviacastellar@gmail.com

10:30 PM

 
Anonymous Bárbara Conrado Mazer said...

Olá, vi que gosta do livro do meu bisavô e me interessei pelo seu comentario, me agrada muito saber que ainda lêem seu livro. Obrigada.

1:37 PM

 

Postar um comentário

<< Home