Desde sempre lembro-me viajando em imagens. Primeiro elas fugiram de meu olhar interno e se faziam ver mergulhadas em papel e cores. Depois vieram as palavras e a inspiração dos sonhos, pois foi a realidade que, muitas vezes, trouxe os pesadelos. Em busca de organizar este mundo interior surgiu a Ilha.União de idéias e sonhos, asas que herdei. Apresento-a em pequenos trechos e peço que questionem, perguntem muito para que ela possa tornar-se mais rica e interessante, lugar melhor pra viver.

7.5.06

O Código Pacífico

Dragão 125 azul

PARA INTERPRETAÇÃO

Relações simbólicas com os elementos do conto de fadas
os conceitos entre parênteses são opções substitutas
O REI - Como centro e organizador do reino representa:
O Eu Interior – O Auto-reconhecimento – A Consciência – Senso de Honra – O Espírito – A Vontade e o querer - A identidade com o masculino comumente projetada na figura paterna.

A RAINHA - Como a contraparte feminina do reino representa: As expressões emocionais - Fantasias - Lembranças do Passado - Histórico Pessoal - Alma – Necessidades inconscientes - hábitos familiares – A identidade feminina projetada nas mulheres e sobretudo na figura materna.

A PRINCESA - Sociabilidade e Afeto - Harmonia e senso estético – conceito de união - Auto-estima que se projeta nos relacionamentos - Escolhas que se baseiam no próprio conceito de auto-estima. Nosso conceito do que é feminino, belo e amável. Mais comumente projetada sobre a própria pessoa, quando feminina.

O GUERREIRO - Por excelência o conceito masculino.- Energia Ativa - Impulso para exteriorização e realização – assertividade - afirmação - Força da conquista – agressividade –Figura comumente projetada sobre a própria pessoa, quando masculina.

A AMA - Os cuidados corporais e emocionais – relações com a vida prática, com o servir - Relações que projetamos em nossos cuidados com crianças, pessoas e seres vivos em geral – Como servimos ao mundo - Pessoas que servem e cuidam, comumente projetada na mãe.

O MENSAGEIRO - Expressão e Comunicação - Verbalização de sentimentos e idéias – Trocas – Movimento – O que identificamos como “jovem” dentro e fora de nós.

UM DOM ESPECIAL (pode ser usado O MAGO ou UM TESOURO) - Facilidades inatas - Impulso para autoconfiança - Confiança e Fé - metas para o futuro – entusiasmo - Otimismo – O que nos causa alegria, crescimento e expansão. Uma das projeções paternas, sobretudo o doador.
O VELHO - (pode ser usado PROVAS ou OBSTÁCULOS) - Estrutura e Responsabilidade -
Embasamento de Projetos - Adequação à realidade e conscientização de limites - poder temporal - ambição – controle – modo de lidar com o tempo e com a experiência. O pai disciplinador.

INESPERADO - (pode ser usado RELAMPAGO) - Capacidade criativa - Liberdade e Energias Sutis - Excentricidade – abertura de consciência (precognição) – Libertação de padrões – Individualidade que pode gerar isolamento e solidão.

SONO – (pode ser usado SONHO) - Imaginação e Sublimação - O exercício do Perdão - Capacidade de empatia – fusão – compaixão - fé - sentimento de participação e unidade com o Todo – escapismo, fuga da realidade.

UMA FLORESTA - (pode ser usado CAVERNA) - Inconsciente mais profundo (Aquilo que não conheço de mim mesmo) - Poder do instinto - Enfrentamento de si mesmo - poder de transformação interior e exterior – impotência – desapego - sexualidade procriativa - capacidade de restauração e recuperação.

O PASSADO - Hábitos inconscientes, histórico pessoal, tendências genéticas ou educação e hábitos familiares recebidos desde o berço.

Observação: figuras mitológicas arcaicas podem ser conteúdos inconscientes percebidos nos personagens aos quais estão relacionados e fazem parte do mesmo. Como se fosse uma qualidade que se atribui a esta figura.

Elaborado por Suiana Sasse e Angela Schnoor.




7 Comments:

Blogger 125_azul said...

'Tou um bocadinho ferrada! O mensageiro é o jovem dentro de nós e o meu é um velho... o guerreiro e o rei são o mesmo (édipo para quê?) e a minha princesa fica melancólica co o coração do dragão! Nem comento o resto. Na verdade, tou MUITO ferrada!
Projectar à força toda!!!
Beijinhos

5:39 AM

 
Blogger C_mim said...

Ursamãe
Não sei se sabe mas aqui em portugal Dragão Azul pode ter outro significado. Ora confira, por favor

http://www.fcporto.pt/

http://www.fcporto.pt/Info/NovoEstadio/InfoEstadio.asp

Agora é que 125_azul vai ficar ferrada a sério... Vai começar a falar tal e qual arara azul... ;)

6:04 AM

 
Blogger Mónica Lice said...

Gostei de passar por aqui!:)

9:13 AM

 
Blogger Angela said...

125 AZUL OU DRAGONA 125 VEZES EDÍPICA!

Componentes edipianos todos temos, ora pois se não aprendermos a amar com nossos próximos, com quem mais?
Mas sua história mais bandeirosa é com os aspectos draconianos do pai que estão no inconsciente! E a princesa faz tremer o coração do monstro, mesmo morto! PODEROSA!!!
Bem, se desejar teste com seus pupilos e me conta.

3:11 PM

 
Blogger Angela said...

Oi C_mim!
fui lá ver que o Dragão azul é o simbolo do F.C.Porto mas eu coloquei Dragão 125 azul! Será que o Porto também é 125 vezes campeão?

Porque nossa arara vai ficar tão falante?
Nada sei sobre futebol, me instrui por favor! bjk.

3:14 PM

 
Blogger Angela said...

a lice!
volte sempre que possa. Gosto de Alice... a amiga do coelho apressado!

3:16 PM

 
Blogger C_mim said...

Bem ursamãe, tudo somado é bem possível que o FCP já tenha conquistado 125 títulos em várias modalidades desportivas.

Mas creio que nosso dragão 125_azul tem uma opinião mais bem formada e elaborada quanto a esse tema...

3:49 PM

 

Postar um comentário

<< Home