O Código Pacífico
Relações simbólicas com os elementos do conto de fadas
os conceitos entre parênteses são opções substitutas
os conceitos entre parênteses são opções substitutas
O REI - Como centro e organizador do reino representa:
O Eu Interior – O Auto-reconhecimento – A Consciência – Senso de Honra – O Espírito – A Vontade e o querer - A identidade com o masculino comumente projetada na figura paterna.
O Eu Interior – O Auto-reconhecimento – A Consciência – Senso de Honra – O Espírito – A Vontade e o querer - A identidade com o masculino comumente projetada na figura paterna.
A RAINHA - Como a contraparte feminina do reino representa: As expressões emocionais - Fantasias - Lembranças do Passado - Histórico Pessoal - Alma – Necessidades inconscientes - hábitos familiares – A identidade feminina projetada nas mulheres e sobretudo na figura materna.
A PRINCESA - Sociabilidade e Afeto - Harmonia e senso estético – conceito de união - Auto-estima que se projeta nos relacionamentos - Escolhas que se baseiam no próprio conceito de auto-estima. Nosso conceito do que é feminino, belo e amável. Mais comumente projetada sobre a própria pessoa, quando feminina.
O GUERREIRO - Por excelência o conceito masculino.- Energia Ativa - Impulso para exteriorização e realização – assertividade - afirmação - Força da conquista – agressividade –Figura comumente projetada sobre a própria pessoa, quando masculina.
A AMA - Os cuidados corporais e emocionais – relações com a vida prática, com o servir - Relações que projetamos em nossos cuidados com crianças, pessoas e seres vivos em geral – Como servimos ao mundo - Pessoas que servem e cuidam, comumente projetada na mãe.
O MENSAGEIRO - Expressão e Comunicação - Verbalização de sentimentos e idéias – Trocas – Movimento – O que identificamos como “jovem” dentro e fora de nós.
UM DOM ESPECIAL (pode ser usado O MAGO ou UM TESOURO) - Facilidades inatas - Impulso para autoconfiança - Confiança e Fé - metas para o futuro – entusiasmo - Otimismo – O que nos causa alegria, crescimento e expansão. Uma das projeções paternas, sobretudo o doador.
O VELHO - (pode ser usado PROVAS ou OBSTÁCULOS) - Estrutura e Responsabilidade -
Embasamento de Projetos - Adequação à realidade e conscientização de limites - poder temporal - ambição – controle – modo de lidar com o tempo e com a experiência. O pai disciplinador.
INESPERADO - (pode ser usado RELAMPAGO) - Capacidade criativa - Liberdade e Energias Sutis - Excentricidade – abertura de consciência (precognição) – Libertação de padrões – Individualidade que pode gerar isolamento e solidão.
SONO – (pode ser usado SONHO) - Imaginação e Sublimação - O exercício do Perdão - Capacidade de empatia – fusão – compaixão - fé - sentimento de participação e unidade com o Todo – escapismo, fuga da realidade.
UMA FLORESTA - (pode ser usado CAVERNA) - Inconsciente mais profundo (Aquilo que não conheço de mim mesmo) - Poder do instinto - Enfrentamento de si mesmo - poder de transformação interior e exterior – impotência – desapego - sexualidade procriativa - capacidade de restauração e recuperação.
O PASSADO - Hábitos inconscientes, histórico pessoal, tendências genéticas ou educação e hábitos familiares recebidos desde o berço.
Observação: figuras mitológicas arcaicas podem ser conteúdos inconscientes percebidos nos personagens aos quais estão relacionados e fazem parte do mesmo. Como se fosse uma qualidade que se atribui a esta figura.
7 Comments:
'Tou um bocadinho ferrada! O mensageiro é o jovem dentro de nós e o meu é um velho... o guerreiro e o rei são o mesmo (édipo para quê?) e a minha princesa fica melancólica co o coração do dragão! Nem comento o resto. Na verdade, tou MUITO ferrada!
Projectar à força toda!!!
Beijinhos
5:39 AM
Ursamãe
Não sei se sabe mas aqui em portugal Dragão Azul pode ter outro significado. Ora confira, por favor
http://www.fcporto.pt/
http://www.fcporto.pt/Info/NovoEstadio/InfoEstadio.asp
Agora é que 125_azul vai ficar ferrada a sério... Vai começar a falar tal e qual arara azul... ;)
6:04 AM
Gostei de passar por aqui!:)
9:13 AM
125 AZUL OU DRAGONA 125 VEZES EDÍPICA!
Componentes edipianos todos temos, ora pois se não aprendermos a amar com nossos próximos, com quem mais?
Mas sua história mais bandeirosa é com os aspectos draconianos do pai que estão no inconsciente! E a princesa faz tremer o coração do monstro, mesmo morto! PODEROSA!!!
Bem, se desejar teste com seus pupilos e me conta.
3:11 PM
Oi C_mim!
fui lá ver que o Dragão azul é o simbolo do F.C.Porto mas eu coloquei Dragão 125 azul! Será que o Porto também é 125 vezes campeão?
Porque nossa arara vai ficar tão falante?
Nada sei sobre futebol, me instrui por favor! bjk.
3:14 PM
a lice!
volte sempre que possa. Gosto de Alice... a amiga do coelho apressado!
3:16 PM
Bem ursamãe, tudo somado é bem possível que o FCP já tenha conquistado 125 títulos em várias modalidades desportivas.
Mas creio que nosso dragão 125_azul tem uma opinião mais bem formada e elaborada quanto a esse tema...
3:49 PM
Postar um comentário
<< Home