Desde sempre lembro-me viajando em imagens. Primeiro elas fugiram de meu olhar interno e se faziam ver mergulhadas em papel e cores. Depois vieram as palavras e a inspiração dos sonhos, pois foi a realidade que, muitas vezes, trouxe os pesadelos. Em busca de organizar este mundo interior surgiu a Ilha.União de idéias e sonhos, asas que herdei. Apresento-a em pequenos trechos e peço que questionem, perguntem muito para que ela possa tornar-se mais rica e interessante, lugar melhor pra viver.

1.5.06

1º de maio - o sagrado trabalho

Tenho a felicidade de ter vivido o trabalho como uma benção. Difícilmente trabalhei sem prazer e as poucas vezes em que isto ocorreu eu estava em alguma atividade corriqueira, distante da minha vocação profissional e não havia um significado que fosse, no momento, superior ao ato. Acho que por causa disto entendi e me encantei com este trecho do belíssimo livro de Edward Whitmont - O Retorno da Deusa, escrito há tantos anos mas tão importante para entender melhor o mundo de hoje.
O trabalho e o sagrado

“ Dentro da visão mitológica de mundo, tudo partilha do mana e da alma. Tudo é uma manifestação do sagrado. O trabalho também é sagrado. Não é uma tarefa a ser concluída para que a pessoa possa aposentar-se ou desfrutar de repouso.
Comer,beber, caçar, lutar, brincar, copular, são todas atividades celebradas dentro de um espírito festivo.
Conta certa história que quando o cristianismo foi levado até a Noruega no século VIII d. C., os camponeses ficarm particularmente ofendidos com a proibição de trabalhar aos sábados (Sabbath). Evitar o trabalho para santificar um dia em particular parecia o cúmulo do absurdo para os membros de uma cultura na qual o sagrado não estava separado do corpo e da atividade física.
Daí até a cisão entre o espírito e matéria transcorreu um longo período, cujo corolário foi a secularização da matéria e do trabalho. Como conseqüencia inevitável, resultou uma compensação inconsciente. A mente moderna é invadida pelo poder reprimido do mana inerente à matéria e à atividade material, como está demonstrado por nossa preocupação obsessiva com as coisas e por nossa puritana compulsão de trabalhar, aliadas a uma busca implacável de divertimentos destituídos de festividade ou celebração.”

extraído de - O Retorno da Deusa – cap.4 - a fase mágica.
De Edward C. Whitmont – summus editorial 1991

4 Comments:

Blogger 125_azul said...

Hoje quando abri sua home page (ai, que chique, será que disse certo?)não havia post Só uma coluna à esquerda, com o nome dos posts, clicando no título é que abria o post. Foi de propósito, ou está com algum problema? valeu a pena insistir para chegar ao retorno da deusa. Beijinhos

7:02 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Sem querer estragar a mensagem deste seu post, gostava de deixar uma gracinha que se diz por aqui:

"O trabalho é sagrado-não lhe toques"

Beijinho.

9:47 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Lindo!!!!!!!!!!!!!!!!
Amei.

http://cartasintimas.zip.net

http://duduoliva.blog-se.com.br/blog/conteudo/home.asp?idblog=13757

11:47 AM

 
Blogger Angela said...

Oi 125, C_mim já me ajudou e consertei o engano.

Para você e para Eduardo recomendo este livro. Abre um horizonte imenso de compreensão deste universo em que vivemos.

Meiguinha do meu coração, em alguns casos este ditado muito giro, bem que faz sentido!

4:26 PM

 

Postar um comentário

<< Home