Desde sempre lembro-me viajando em imagens. Primeiro elas fugiram de meu olhar interno e se faziam ver mergulhadas em papel e cores. Depois vieram as palavras e a inspiração dos sonhos, pois foi a realidade que, muitas vezes, trouxe os pesadelos. Em busca de organizar este mundo interior surgiu a Ilha.União de idéias e sonhos, asas que herdei. Apresento-a em pequenos trechos e peço que questionem, perguntem muito para que ela possa tornar-se mais rica e interessante, lugar melhor pra viver.

20.3.06

ARTE - para 125_azul


UM ESTRANHO PODER DE CURA

Trecho do discurso de aceitação do prêmio Nobel
de Kenzaburo Oe


“Meu filho deficiente mental, Hikari, foi despertado pela voz dos pássaros para a música de Bach e de Mozart e acabou produzindo suas próprias obras. As pequenas peças que ele, inicialmente compôs eram cheias de frescor e prazer. Pareciam gotas de orvalho brilhando sobre a relva. A palavra inocência é composta do prefixo” in”, que significa “não”, e de “nocere”, “ferir”. Ou seja, ela quer dizer “aquele que não fere”. A musica de Hikari era uma manifestação natural de sua própria inocência. Conforme ele passou a criar mais obras, no entanto, não pude deixar de ouvir nelas também, a voz de uma alma escura e atormentada. Apesar de deficiente, seus esforços extenuantes permitiram que ele melhorasse as suas técnicas de composição e aprofundasse suas concepções. E isso fez com que ele descobrisse, no fundo de seu coração, uma massa de tristeza que, até então, ele fora incapaz de expressar com palavras. O fato de expressa-la em musica, cura Hikari de sua tristeza, é um ato de recuperação. Mais ainda, seus ouvintes aceitaram essa musica como algo que também os fortalece e restaura. Nesses fenômenos, eu encontro as razões para acreditar no estranho poder curativo da Arte.”

(revista Veja edição 1792, ano 36- nº9 -, 5 de março de 2003, pág. 100 )

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Não entendi muito bem como 125_azul pode ser ajudada.

Mas ela vai perceber certamente.

Soube do trabalho que teve para fazer o meu desenho bobinho.
Um beijinho muito terno por isso.

3:23 PM

 
Blogger 125_azul said...

Tão grata por tanto carinho. Prometo fazer muita arte.
Muitos beijinhos

6:21 PM

 
Blogger Angela said...

Não tive trabalho por fazer o desenho pra vc. Isto é prazer e diversão pra mim. Só não tenho tido tempo para desenhar melhor e com mais calma por isso ficou assim como desenho infantil mas que serviu para te enviar um carinho.

A Arte é curativa em si mesma e pode ser uma grande aliada no acesso ao nosso inconsciente. A dra Nise da Silveira mostrou-nos bem os benefícios desta prática que estão até hoje no Museu do Inconsciente.
Tenho certeza de que 125_azul sabe disto e que saberá o que fazer caso deseje. No mais, quem tem o dom da arte ou a fé nela pode considerar-se abençoado!

1:11 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Se foi prazer e diversão, então além de grata também fico muito contente.

Não calcula como fiquei emocionada com o seu gesto de carinho.

Beijinho grande.

10:25 AM

 

Postar um comentário

<< Home