Desde sempre lembro-me viajando em imagens. Primeiro elas fugiram de meu olhar interno e se faziam ver mergulhadas em papel e cores. Depois vieram as palavras e a inspiração dos sonhos, pois foi a realidade que, muitas vezes, trouxe os pesadelos. Em busca de organizar este mundo interior surgiu a Ilha.União de idéias e sonhos, asas que herdei. Apresento-a em pequenos trechos e peço que questionem, perguntem muito para que ela possa tornar-se mais rica e interessante, lugar melhor pra viver.

4.10.06

Chá e Memória


foto: Homes for Transitory Dreams. -tina



Tenho na mente muitos textos para escrever mas enquanto não retorno à minha rotina e, tendo conseguido um lapso de tempo,aproveito para divulgar uma boa notícia que acabo de receber.



Chá Verde para o mal de Alzheimer


O mal de Alzheimer, doença atualmente incurável e que afeta 10 milhões de pessoas no mundo, poderia ser evitado com o consumo de chá, que ajuda a memória, concluíram nesta terça-feira cientistas britânicos em estudo publicado na revista Phytotherapy Research.

Os cientistas do Centro de Pesquisas de Plantas Medicinais da Universidade de Newcastle descobriram que o chá verde e o chá preto, consumidos diariamente por milhões de pessoas em países como China e Grã-Bretanha, podem ajudar a evitar a perda de memória que caracteriza esta doença. Exames de laboratório feitos na universidade revelaram que ingerir várias xícaras de chá por dia obstrui a atividade de certas enzimas no cérebro, segundo o estudo.

A equipe de pesquisadores de Newcastle reconhece que, quase um século depois da notificação do primeiro caso desta doença neuro degenerativa, os cientistas continuam desconhecendo suas causas.

Sabe-se, dizem, que as pessoas que sofrem dela têm no cérebro níveis muito baixos de um neuro transmissor denominado acetilcolina, que leva mensagens entre algumas células do cérebro.

A equipe de Newcastle, dirigida pelo doutor Ed Okello, descobriu que tanto o chá preto quanto o chá verde inibem a atividade de enzimas que destroem a acetilcolina, o que impede que o nível deste neuro transmissor se reduza demais.

"Embora não haja cura para o Alzheimer" - uma doença que foi descoberta pelo médico alemão Alois Alzheimer em 1906 - "o chá poderia ser potencialmente outra arma usada para tratar esta doença e desacelerar seu desenvolvimento", disse Okello. "Seria maravilhoso se o nosso trabalho pudesse ajudar a melhorar a qualidade de vida de milhões de pessoas que sofrem desta doença e dos que as cuidam", acrescentou.

O chefe da pesquisa destacou que esta descoberta é mais "emocionante" porque o chá já é uma bebida muito popular, barata e não tem efeitos colaterais."

Se funcionar no corpo assim como foi em laboratório, entre 5 a 10 xícaras de chá por dia poderiam ajudar a (subir) os níveis de acetilcolina, caso esteja muito baixo, falou Okello, que disse ser um grande bebedor de chá.

Os cientistas concluíram ainda que os dois tipos de chá - preto e verde -inibem a atividade da acetilcolina, mas comprovaram que o chá verde também obstrui o efeito de outra enzima (beta-secretase), que desempenha um papel na produção de depósitos de proteína, associados com a doença.

Segundo a pesquisa, o efeito do chá verde é mais forte e dura uma semana, enquanto o efeito do chá preto dura apenas um dia. O chá preto é derivado da mesma planta que origina o chá verde, mas tem sabor e aspecto diferentes porque é fermentado.

De acordo com a pesquisa, o café, ao contrário, não causa nenhum efeito significativo para ajudar a memória. O professor Clive Ballard, diretor de pesquisas da Sociedade Alzheimer, considerou a pesquisa "interessante" e destacou que ela "consolida evidências prévias que sugerem que o chá verde é benéfico" para evitar a perda da memória.



Frase do dia, com humor:


Justiceiro é o sutiã que:

oprime os grandes,

levanta os caídos,

protege e disfarça os pequenos".

Posted by Picasa

17 Comments:

Blogger Kalinka said...

Minha Amiga

Boa ideia essa de tomar chá verde ou chá preto para ajudar a evitar a perda de memória.
Eu também estou tendo perda de memória, mas para já o meu problema é mesmo «atrofia do cérebro e cerebelo difusas»... com o tempo, veremos se não será mesmo o mal de Alzheimer...

Beijo com carinho.

9:37 PM

 
Blogger Pitanga Doce said...

O chá é uma bebida leve que só pode fazer bem. Desde cedo, o que se pode dar ao bêbê é sempre um chazinho.

Completando a frase do dia:
Desde que não arrebente a alça de silicone.

beijos e bem vinda aos pouquinhos

9:53 PM

 
Blogger asdrubal tudo bem said...

ora aí está uma boa notícia para mim.chá verde deve ser das poucas coisas saudáveis que eu não me importo de comer , neste caso beber,

12:12 PM

 
Blogger melga meiguinha said...

Ursa Mãe,

Estas são as notícias que me deixam feliz.
E logo uma coisa tão simples e barata como tomar chá.

Beijinhos.

12:13 PM

 
Blogger 125_azul said...

Que notícia boa! A do chá e seu regresso! Não recebi seu mail, estou outra vez com problemas no meu Yahoo. Faz dias que estou querendo saber de bichokundum e queria perguntar por mail, aproveitarei o fim de semana para mandar mail pelo Gmail de seu afilhado. Beijinhos e muitas saudades.

6:22 AM

 
Blogger C_mim said...

Ahhhh... Isso é uma notícia muito boa... A natureza é sabia!!

É boa noticia para o Açores também porque é o único local de Portugal onde se planta chá... Confira neste link http://femasrequinhas.blogspot.com/2006/09/san-meguel-alguns-retrotes.html

4:47 AM

 
Blogger 125_azul said...

Venho de c-mim: lembra de uma longa conversa sobre signos e a origem deles em tempos perdidos? de como algumas pessoas eram as guardiãs disto, outras daquilo? Leia o comentário que deixei no post das tulipas. Vc me ensinou a história das separadoras e guardadoras de sementes... Beijinhos, volte logo

7:17 AM

 
Blogger Kalinka said...

AMIGA
Passei e deixo um abraço ariano com votos de um fim de semana bem legal.
Aqui, temos um dia de outono, com sol, felizmente.
Amanhã, vou postar algo especial para mim, porque é um dia especial. Faço-o pela 1ª vez.
Beijo doce.

8:02 AM

 
Blogger Leticia Gabian said...

Será que ainda dá jeito se começar agora? Não costumo tomar chá.

A frase do dia é magnífica e hilariante.

Grande beijo pra você.

1:27 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Gostaria de cura para todas as doenças.

6:34 PM

 
Blogger melga meiguinha said...

Querida Ursa Mãe.

Tenho tantas saudades suas.

Beijinhos.



06/10/10.

2:36 PM

 
Blogger melga meiguinha said...

Ursa querida,

Parece telepatia.

Você estava ao mesmo tempo a deixar um comentário na nossa arara.

Beijinhos.

2:49 PM

 
Blogger C_mim said...

Olá... Obrigada pela força... Se pesquisar bem nas minhas estrelas e planetas deve descobrir que tou numa fase que ou sou tramada ou sou trama... Não tem saída... Só quero acreditar que é da conjuntura astral...

Tá aqui o link da rebordosa
http://lx2005.blogspot.com/2006/07/o-ying-e-o-yang.html

7:10 PM

 
Blogger greentea said...

o cha faz falta a muito boa gente....

beijos para ti

6:08 AM

 
Blogger melga meiguinha said...

Ursa querida,

Passei para saber se correu tudo bem com o seu Beto.

Beijocas.

2:24 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Adoro chá principalmente se fôr verde mas tanta chávena...
A frase do dia é o máximo!

3:03 PM

 
Anonymous gracielle said...

o chá verde não tem um gosto muito agradável, porém realmente é mto bom para memória, e no controle intestinal, dpois que comecei a tomar, minha memoria melhorou mto, minha percepção, stou indo até melhor nos estudos...e meu intestino então? nem sem fala....
vale a pena tomar o chá verde sim.... faz muito bem a saude...eu aconselho..
bjinhos

1:47 PM

 

Postar um comentário

<< Home