Desde sempre lembro-me viajando em imagens. Primeiro elas fugiram de meu olhar interno e se faziam ver mergulhadas em papel e cores. Depois vieram as palavras e a inspiração dos sonhos, pois foi a realidade que, muitas vezes, trouxe os pesadelos. Em busca de organizar este mundo interior surgiu a Ilha.União de idéias e sonhos, asas que herdei. Apresento-a em pequenos trechos e peço que questionem, perguntem muito para que ela possa tornar-se mais rica e interessante, lugar melhor pra viver.

19.9.06

MULHERES FORTES

Ah, como deve ser boa a vida das mulheres frágeis!...

Elas sempre têm alguém que carregue os embrulhos,preencha o Imposto de Renda, troque o pneu do carro, e por aí vai.

As fortes fazem tudo sozinhas,e são sempre chamadas nas horas do aperto:Elas agüentam qualquer tranco, e são tão fortes que se metem até mesmo onde não são chamadas, para ajudar a resolver os problemas dos outros.
Elas acreditam no personagem,veja só!

É dura a vida das fortes, que não são poupadas de nada!
Se alguém está com uma doença grave, é a elas que vão contar;
se a namorada do sobrinho ficou grávida, são as primeiras a saber,e quando alguém da família é preso com uma trouxinha de maconha,são imediatamente chamadas para as providências de praxe...fora os problemas financeiros, é claro.

Enquanto isso, os pais e mães desses jovens adoráveis estão tomando uma vodca na beira da piscina sem saber de nada... eles não agüentariam um choque desses e precisam ser poupados,porque são frágeis.

Existe sempre alguém para cuidar dos frágeis,seja um parente, um amigo, até um vizinho,que bate na porta preocupado com o silêncio e para saber se ela está precisando de alguma coisa.

Uma mulher frágil é mais frágil que um recém-nascido,e como os homens adoram o papel de protetores para se sentirem fortes e poderosos,é a união perfeita da fome com a vontade de comer.

Quando elas ficam doentes,um verdadeiro exército é mobilizado;um leva revistas, o outro um embrulhinho com pêras, maçãs e uvas,e se ela não tem empregada não falta quem vá para a cozinha fazer uma canjinha.

Preste atenção que vai perceber que essas mulheres frágeis são indestrutíveis.

As fortes, na hora de uma crise de coluna,se arrastam até a geladeira para pegar um copo de água,e se alimentam o fim de semana inteiro com uma barra de chocolate, pois ninguém telefona para saber se precisam de alguma coisa.
E elas, verdade seja dita, preferem morrer de inanição a pedir socorro, para não cair o tipo.

Há uma pesquisa a ser feita:uma mulher frágil nasce frágil ou escolhe essa profissão para se dar bem navida?
Por que elas se dão bem,e sempre encontram um homem talvez ainda mais frágil do que elas para cuidá-las, acarinhá-las e cuidar para que nada as atinja, nunca!
Afinal ela é tão frágil, coitadinha.

Enquanto isso as fortes se acabam de trabalhar,e são elas que saem dos supermercados com pacotes de compras sem que ninguém se proponha a dar uma ajuda, mesmo que modesta.

Somos todos estimulados a ser fortes mas, boa vida mesmo levam as frágeis, daí a dúvida: não seria melhor que as mães, os pais e os colégios ensinassem as crianças a ser frágeis, pois sempre haverá alguém para cuidar delas pela vida toda? E aliás, qual a vantagem de ser forte,além de saber que um dia alguém se referiu a ela dizendo "aquela é uma mulher forte"?
Um grande elogio, é verdade. Mas e daí?

Toda mulher forte tem desejos secretos que não conta nem a seu travesseiro:que alguém, e não é preciso que seja um homem, faça um gesto por ela, de vez em quando.Nada de muito importante; apenas um cuidado,do tipo dizer que a está achando pálida, perguntar se tem se alimentado direito,pegar pelo braço e levar para tomar uma vitamina bem forte.

Sabe qual é o sonho dourado de uma mulher forte?Ter uma gripe com 38º de febre e poder ficar na cama.Mas para ela até ter uma gripe é difícil, pois uma mulher forte não adoece; e se isso acontecer, o mais difícil vai ser receber ajuda,pois uma mulher forte não deixa que ninguém faça nada por ela,mesmo precisando desesperadamente, para não passar por frágil.

E é capaz de preferir se deixar morrer de tristeza,solidão e sofrimento a pedir socorro seja a quem for.

Como são frágeis, as fortes!...


Danuza Leão.


E, a frase do dia:

"A gente casa por falta de juízo, se separa por falta de paciência e volta a casar por falta de memória."

anônimo.
 Posted by Picasa

8 Comments:

Blogger Pitanga Doce said...

A mulher forte não pede ajuda porque as frágeis são lentas demais pra ela. Ela vai e faz.

Não fica doente porque à sua volta aparecem um monte de baratas tontas, o que a deixa mais doente.

É a primeira a saber das tragédias e toma atitudes sem poder comentar nada, enquanto as frágeis estão no analista.

A mulher forte chora sozinha quando todos vão dormir.

beijos de uma mulher, adivinha o quê?

10:11 AM

 
Blogger melga meiguinha said...

Ursa querida, como compreendo o seu post de hoje.

E a frase do dia é muito acertada como sempre.

Beijocas.

12:58 PM

 
Blogger C_mim said...

Ursamãe,
Felizmente cada vez mais denoto que mulher forte sabe se fazer de frágil quando é necessário... dá sempre jeito... É forte mas não é burra... Inteligência tb é um atributo das fortes...

3:44 PM

 
Blogger Leticia Gabian said...

Parece que houve leitura de pensamento entre nós. Eu estava a pensar exatamente nisso. Ainda ontem passei por uma experiência que se encaixa exatamente no texto.
Isso é uma verdade absoluta: o homem precisa estar ao lado de uma mulher frágil pra se sentir o poderoso.
Abração pra ti.

4:23 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Acho que esta crônica se enquadra para qualquer pessoa, idependente do sexo...

6:04 PM

 
Blogger 125_azul said...

Mesmo quando agente só quer desesperadamente um colinho, alguém chega e descarrega no nosso! É assim: quem quer, faz; quem não quer, manda!

7:25 PM

 
Blogger 125_azul said...

Acbei de sair daqui e dei um pulinho lá no 125, antes de desligar o PC para dormir e descobri que vc estava lá, enquanto eu estava aqui!
Booooooooooom! Beijo

7:32 PM

 
Blogger greentea said...

LINDA CRONICA QUE S´´O HOJE VIM LER...

e bate tudo t~~ao certo!

quando era pequena ansiava partir uma perna para que cuidassem de mim:
o ano passado , parti o braço esquerdo e continuei a fazer tudo, conduzir/dirigir, estender a roupa, passar, limpar , cozinhar, vestir e calçar, secar o cabelo , pentear e maquillar...

7:31 AM

 

Postar um comentário

<< Home