Desde sempre lembro-me viajando em imagens. Primeiro elas fugiram de meu olhar interno e se faziam ver mergulhadas em papel e cores. Depois vieram as palavras e a inspiração dos sonhos, pois foi a realidade que, muitas vezes, trouxe os pesadelos. Em busca de organizar este mundo interior surgiu a Ilha.União de idéias e sonhos, asas que herdei. Apresento-a em pequenos trechos e peço que questionem, perguntem muito para que ela possa tornar-se mais rica e interessante, lugar melhor pra viver.

20.9.06

Água




"Entre todos os elementos, o Sábio tomaria a água como seu preceptor. A água é submissa mas conquista tudo. A água extingue o fogo ou, vendo que pode ser derrotada, escapa como vapor e toma nova forma. A água carrega a terra macia ou, quando desafiada pelas rochas, procura um caminho em tôrno... Satura a atmosfera, de modo que o vento morre. A água cede passagem para os obstáculos com uma humildade enganadora, pois nenhum poder pode impedí-la de seguir o seu caminho traçado rumo ao mar. A água conquista submetendo-se, nunca ataca mas sempre ganha a última batalha."


Texto de um erudito chinês do século XI
( "The Wheel of Life" - John Blofeld, pag. 78 )

A Água, em linguagem simbólica, é análoga aos sentimentos.



FRASE DO DIA:
"Não pense que você sabe tudo. Se você não sabe acender a bunda,um simples vaga-lume já sabe muito mais do que você, por isso seja humilde."
anônimo
Posted by Picasa

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Belos ensianmentos...

11:29 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

11:29 PM

 
Blogger Pitanga Doce said...

É, eu conheço um ditado popular que casa bem com o que foi dito aqui."água morro abaixo, fogo morro acima..." é melhor não.

quanto a essa façanha do vagalume, tô fora.
beijos e flores

11:36 PM

 
Blogger 125_azul said...

Interessante é que a cultura popular sempre associa o fogo aos sentimentos:"amor é fogo que arde e...", "fogo da paixão", "luz da inteligência", "fogueira das vaidades", "arder de fúria"!

Imagina nós por aí Dinda, acendendo a bunda aqui e acolá: tou com a Pitanga: tou foríssima!

Beijinhos c abracinho apertadinho para a Fábia.

4:22 PM

 
Blogger Angela said...

Eduardo,

Os chineses, assim como muitos povos antigos detém muita sabedoria e nós, ocidentais, muitas vezes, custamos a entender sua forma de ver a vida.

Oi Pitanga,
acho que seria tão engraçadinho acender partes do corpo como um sinal! Já reparaou que algumas mocinhas empinadinhas fazem como se acendessem seus bum-buns?

125 azul
É tão comum embolar paixão com todos os sentimentos!
Paixão é fogo sim, uma inteligência brilhante é uma mistura de "ar" = pensamento, expandindo-se! sem ar o fogo não acende! Arder em fúria, outro sentimento apaixonado...
Onde fica a "entrega ", a ternura, a doçura, a meiguice, a melancolia e tantos outros sentimentos "femininos", receptivos e mansos que nossa sociedade teima em rechaçar em nome do ativo e masculino?
Jung classificou as funções psíquicas como os orientais: fogo=intuição/ ar= pensamento/ Terra= sensação/ e ar= pensamento. Isto a grosso modo pois, como nos Hexagramas DO I CHING, os AMINOÁCIDOS são também 64 combinações possiveis que compõem as cadeias do DNA e as possibilidades de temperamento também seriam 64!

Eu adoraria ver as bundinhas acendendo! Como disse à Pitanga, por vezes elas acendem de outras maneiras!

7:49 PM

 

Postar um comentário

<< Home