Desde sempre lembro-me viajando em imagens. Primeiro elas fugiram de meu olhar interno e se faziam ver mergulhadas em papel e cores. Depois vieram as palavras e a inspiração dos sonhos, pois foi a realidade que, muitas vezes, trouxe os pesadelos. Em busca de organizar este mundo interior surgiu a Ilha.União de idéias e sonhos, asas que herdei. Apresento-a em pequenos trechos e peço que questionem, perguntem muito para que ela possa tornar-se mais rica e interessante, lugar melhor pra viver.

25.9.06

O OLHAR


“...O OLHO TEM, QUASE SEMPRE,UM SIGNIFICADO POSITIVO SIMBOLISANDO A CONSCIÊNCIA E O ENTENDIMENTO MAS, TODAS AS ÉPOCAS E TODAS AS CULTURAS ATRIBUÍRAM A ELE TAMBÉM, EFEITOS MÁGICOS E NEGATIVOS...

...COM FREQÜÊNCIA TEMOS MUITA DIFICULDADE EM SUPORTAR POR ALGUM TEMPO O OLHAR FIRME E FIXO DE OUTRA PESSOA...

“ O AMEDRONTADOR EFEITO DO OLHAR CONCENTRADO EM NÓS É UMA ANTIQÜÍSSIMA HERANÇA EVOLUCIONÁRIA.


É QUE, NO MUNDO ANIMAL, SER FITADO COM INTENSIDADE QUASE SEMPRE
SIGNIFICA QUE UM INIMIGO ESTÁ CONCENTRADO NUM SER QUE TENCIONA DEVORAR...

ENTRETANTO, PARA NÓS,HOMENS, A FASCINAÇÃO MÁGICA DOS OLHOS BASEIA-SE EM OUTRAS CAUSAS QUE REMONTAM À MAIS PRIMITIVA INFÂNCIA.
FITAR O ROSTO DA PRIMEIRA PESSOA QUE CUIDA DE NÓS E SER FITADO POR ELA TEM UM SIGNIFICADO ENORME...

AO SERMOS OLHADOS, VIVENCIAMOS A NÓS MESMOS.

...O MODO COM QUE OS OUTROS NOS VÊEM PRODUZ, EM LARGA MEDIDA, A IMAGEM DE NÓS MESMOS.
SE OS NOSSOS SEMELHANTES NOS OLHAM COM AMOR, ORGULHO E ADMIRAÇÃO, NOS CONSIDERAMOS UMA BOA PESSOA;

SE NÃO NOS VÊEM E NÃO NOS PERCEBEM, ACREDITAREMOS QUE NÃO SOMOS NADA NEM NINGUÉM; E SE OLHAM COM REPULSA, ANTIPATIA E DESPREZO, NOS VEREMOS COMO MAUS, RUINS E FRACASSADOS.

NO OLHAR DA PRIMEIRA PESSOA DA NOSSA VIDA ESTÃO OCULTOS O
BRILHO E A MISÉRIA DA NOSSA EXISTÊNCIA.”

TEXTO DO LIVRO “O HERÓI” DE LUTZ MÜLLER - EDITORA CULTRIX.


EM MEMÓRIA DE MINHA MÃE, NASCIDA EM 25 DE SETEMRO DE 1917

Posted by Picasa Porque, em meus primeiros tempos de vida, seu olhar deve ter me dado autoconfiança suficiente para te entender e superar todo o "depois".

FRASE DO DIA:

"Todo o bem que fizerdes, será teu Advogado em toda a parte"
Emmanuel

14 Comments:

Blogger 125_azul said...

Só não conseguimos olhar para nós próprios. Talvez só metaforicamente. Um afago pela recordação da perda e pela coragem de ultrapassar todo o depois.
Abrço apertado.

4:17 AM

 
Blogger melga meiguinha said...

Lindo Ursa Mãe.

Também tive a sorte de minha mãe me olhar com ternura, com carinho, com doçura.

Será por isso que desde muito cedo me dizem que "falo" com os olhos.

Quanto à frase, não sei não.

E claro que ter amigas como vocês é de fazer inveja a qualquer um.
Mas como sabem se eu não conto pràticamente a ninguém?

Muitas beijocas.

9:37 AM

 
Blogger Pitanga Doce said...

Os olhos. "São o espelho da alma". Frase batida mas certíssima. Há muitos anos, quando ainda fazíamos vestidos em costureiras, tive uma que era alemã. Chamava-se Guerturdes. Quando lá chegava ela dizia com seu sotaque ainda carregado: "a menina hoje não está bem". e eu perguntava como ela sabia? "Eu vi nos teus olhos". E ela estava certa.
Quanto a frase do dia, eu sabia que você lia Emmanuel!
beijos, volta ao pitanga

10:10 AM

 
Blogger Fábia said...

Como será que a mãe da sua mãe olhou ela? Acho louvável e devo meu ser amor e muito do meu ser mãe a todo o respeito e incentivo e olhar da minha mãe que sempre tive e que me faz ser grande.

11:46 AM

 
Blogger melga meiguinha said...

Ursa Mãe, voltei cá porque a frase de hoje me ficou a martelar o pensamento.

Se assim fosse, não acha que não havia prisões para tanto político, tanto corrupto, tanto empresário explorador, etc.,etc.,etc.?

Beijocas.

12:58 PM

 
Blogger greentea said...

obrigada aschnoor por teres destacado o meu blog, mas obrigada tb por me lembrares a minha mae, nascida a 30 de Setembro do mesmo ano que a tua; sua irm~~a cinco anos mais velha nasceu tambem a 25 de Setembro...
Quanto aos olhos , nunca esqueço minha filha logo apos o nascimento, qd a puzeram sobre a minha barriga, olhando as luzes com uma ansia de conhecer mundo !!!!

beijos para ti

nao consigo abrir o meu blog fica apenas uma folha branca...

8:23 PM

 
Blogger Angela said...

125 azul
minha querida, grata por tua delicadeza e apoio de sempre mas, não sinto dor alguma com a lembrança da morte de alguém. Se há uma coisa que não consigo sentir ou entender direito são os apegos.
No caso de minha mãe então... foi uma libertação! O sofrimento foi a sua dor com a doença.
O depois, que menciono neste texto foi a carga de agressão física e moral a que nos submeteu, a mim e a meus irmãos pequenos. Ela tinha problemas sérios e foi tornando-se cada vez mais sádica e descontrolada. Agradeço a deus ter aprendido com tudo isto.

2:14 AM

 
Blogger Angela said...

Meiguinha querida,

bom ter uma mãe que demonstra amor. Vc. sabe que com a minha não foi assim.
Acho que vc. não entendeu esta frase. você a computou pelo negativo. Ela diz que todo o BEM que fazemos falará por nós em algum momento e vc. confirma isto quando fala de seu olhar...

Quanto às pessoas que fazem o mal, de fato não sabemos como e quando isto ecoa em suas vidas... Como saber do que sofrem as pessoas?

Quanto às pessoas que "nos invejam" (em alusão ao seu blog) elas não precisam que lhes conte que tem amigas ou amores... nosso olhar, nossa aparência pode falar por nós, sem palavras!

2:21 AM

 
Blogger Angela said...

Pitanga,
que sensível foi Gertrudes!
Não, eu não leio Emmanuel, apenas gostei desta frase que recebi, um dia.
Até, em breve vou comer Pitangas!

2:24 AM

 
Blogger Angela said...

Fábia, infelizmente minha avó tinha uma espécie de amor que eu provei enquanto neta! Mas, por motivos de sobrevivência ela teve que distribuir as filhas e minha mãe foi criada por uma madrinha que não teve filhos e pegava crianças para fazer de criadas e as surrava muito! Coitadinha, minha mãe não soube desaprender isto! Agradeço sempre ter tido a consciência de não repetir isto com minhas filhas. E, embora tenha cometido muitos êrros também, acho que consegui superar muita coisa para dar a vocês um amor seguro e a certeza de que são preciosas pra mim!

2:31 AM

 
Blogger Angela said...

Greentea,
fui ao seu blogue através dos links de ideália. Não percebi nada de errado... que terá sido?

Interessante estas nossa mães e tia tão próximas!

Que coisa tão boa e milagrosa é este olhar dos pequenos. E, como é bom poder passar a eles nosso amor, admiração e aplauso para que sigam confiantes suas vidas!
Acho que esta oportunidade é um prêmio que o "maior de todos " nos dá!

2:36 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Olhar é tão complexo...

1:15 PM

 
Blogger melga meiguinha said...

Ursa querida,

Ainda continuo pensando na frase e acho que não é bem assim.

Pelo menos não foi com minha avó, com minha mãe e duvido que seja comigo.

Talvez não esteja a perceber bem.

Beijinho.

2:06 PM

 
Blogger Angela said...

Meiguinha,

Pensa bem pois às vezes, algumas pessoas podem se cansar de que vc. esteja sempre "jogando no time oposto", ou seja, sempre contrariando tudo que se diz ou pensa. Há um limite para querer ser "diferente"!!!

Há uma história que serve pra vc.: Dois amigos caminhavam juntos por uma estrada quando pisaram na bosta de um cavalo. O primeiro foi resmungando aborrecido por todo o caminho e seu passeio ficou "estragado" pelo mau humor. O segundo acreditou que teria muita "sorte" dali em diante, que pisar na bosta era bom sinal. Não sabemos se teve a tal sorte mas, com certeza teve a felicidade de fazer a caminhada alegre, feliz e, certamente este já foi um "prêmio"! Será que vc. vai perceber esta?
um bj.

12:40 PM

 

Postar um comentário

<< Home