Desde sempre lembro-me viajando em imagens. Primeiro elas fugiram de meu olhar interno e se faziam ver mergulhadas em papel e cores. Depois vieram as palavras e a inspiração dos sonhos, pois foi a realidade que, muitas vezes, trouxe os pesadelos. Em busca de organizar este mundo interior surgiu a Ilha.União de idéias e sonhos, asas que herdei. Apresento-a em pequenos trechos e peço que questionem, perguntem muito para que ela possa tornar-se mais rica e interessante, lugar melhor pra viver.

23.6.06

Dragando a lagoa

Sei que estas minhas postagens podem parecer maníaco depressivas mas, a vida tem altos e baixos e sinto que é preciso, como disse no título deste, dragar a lagoa. Este texto brotou-me a quase seis anos, numa madrugada, do modo como aí está, como um vômito necessário e curador.
É claro que os sentimentos têm sido elaborados ao longo deste tempo mas é importante pois que é histórico e torna-se bem presente para mim, na raiva, na impotência e nas reações atuais a possíveis rejeições, muitas vezes, eu sei, imaginárias. Quem ousa dizer que cicatrizes não doem?
Acho que as impressões mais antigas, quando da formação de um ser vivo, acabam sempre fazendo parte de sua vida. Quando uma criança é muito sensível e o machado é muito cortante a cicatriz fica até o fim de sua existência mas pode transformar-se num aviso para que outros pensem bastante antes de desferir os golpes, pricipalmente sobre os seus pequenos.

foto de Sebastião Salgado_dead_eyes

Vômito

Medo de perder o que não tenho
Se na loucura do sonho não vivido
Encontro sempre, na vontade do outro,
O desamor, a rejeição
Que me persegue desde o berço.
Já entrei na vida pela porta errada
Pra ganhar o mundo tenho que ser nada
Ou representar o que de mim esperam.
Beleza feminina,
Força masculina,
Saber niversal,
Onipotência.
Segura as pontas menina!
Mamãe tá frágil, vai se cuidar.
Faz companhia, não deixa só.
Por sua causa...Tudo.
Esta menina maltrapilha,
Abandonada em sonhos,sem sonhos,
Julgada o demônio de vermelho.
Segregação. Sai fora!
Não faz parte!
Pertencer? Desiste!
Tenha brilho, seja poderosa!
Doente, você ganha amor...
Mas ganha morte.
Sai dela e vira herói
Não mais precisa, é forte!
Sustenta
Segura
Aquenta
Suporta
Nada dói,só lá dentro.
Ninguém vê,não há olhos pra você.
Ferro em brasa queima a alma
Abandonada à mingua
És forte, agressiva.
Assusta com seu susto
Agride com seu medo escondido
Grita, grita,
ninguém ouve o que se oculta
no silencio atrás do grito!
A impotência, o pânico,
A morte, a farsa, o abandono.
Que bom ser amada quando doce,
Que bom ser querida quando meiga,
Que bom ser desejada por si mesma!
Que medo,...a perda espreita.
A perda do que não tenho,
Que persegue o rumo
A perda de si mesma.
A negação do amor
Ser útil é o que te resta,
Precisam de ti
Sê forte
Sabe tudo
Segura
sustenta
orienta
inexiste
Precisam do tu que não és
Do tu que deves
Do tu que morre pra não deixar morrer
A culpa é toda sua
Ninguém é feliz ao teu lado.
Você não é bastante,
Faz uma força,finge forte.
Alegre-se, sorria, anime,
Precisam sempre que você desista.
Morte em vida,
Insepulta és.
E nem te mandam flores
Encomende você,
És forte!
Quem mandou entrar,
Pelos fundos,
Disfarçada de mulher,
Pensando ser filha,
Querendo ter vez.
O palco estava cheio
Uma presença imensa
Ocupava o Universo com a loucura!
Traga logo as panacéias
Antes que te matem
Mesmo onde te escondes.
Cuida de todos
Eles precisam
São tão frágeis!
Crê na onipotência
Não enxerga os cordões
Que manipulam
Finge que é prazer
Sofrer a dor do outro.
Esquece a sua,
Não és importante!
Entraste pelos fundos,porta errada.
Não era pra você o desejado.
E, te deram tanto!
És culpada!


Angela de Pádua Schnoor 4/09/00 - RJ.


5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Mais um poema maravilhoso e sábio.

E a foto soberba, como só Sebastião Salgado sabe fazer.

Já deu banho ao Pedrinho?
E Luca, continua melhorando?

Beijinhos doces.

10:25 AM

 
Blogger Angela said...

Oi Meiguinha,
vc. sempre presente...
Sei que vc. sintoniza comigo nas experiências dolorosas e não apenas nas agradáveis. Fico muito grata por sua presença tão constante e carinhosa.
Sebastião Salgado é contundente mas muito verdadeiro no que expõe.

Luca está um azougue! Imagina que o menino esteve visitando o primo na maternidade e mexeu em todos os botões do leito da Anna, desprogramando toda a engrenagem da cama?
Hoje sua mãe contou que ele apagou um dvd em que tinham copiado aquela série "Lost" e quando ela foi ver, toda entusiasmada que está com esta série, descobriu que lá estava a gravação em preto e branco do filme Madagascar que tem sido sua diversão preferida nestes ultimos tempos! Se com pouco mais de um ano ele já faz destas travessuras, imagina daqui a pouco!

Acabo de chegar da casa de Anna, Harry e Pedrinho. Já estão em casa mas ele já havia tomado seu banho antes de sair da maternidade. Ajudei a eles no que precisavam e amanhã retorno para mais um pouco e o banho também.
Estou voltando a ser mais ativa e isto me faz muito bem. um beijo grande da ursa mãe

2:19 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Querida Ursa Mãe, eu é que me sinto muito agradecida por poder contar com a sua atenção.

Sabe, todos os dias, mal me levanto venho correndo para o computador, para ver se deixou umas palavrinhas para mim.
E quando deixa, mesmo que não esteja de acordo comigo, fico toda feliz.

Foi tão bom quando se "meteu" comigo no blog que, em boa hora, a nossa querida arara se lembrou de fazer.

O seu Luca é mesmo um espanto!
Depois do Sapato-Pão, já consegue perceber das novas tecnologias.
Este menino vai muito longe, ó se vai.

E o seu Pedrinho?
Já percebi que a vovó está super feliz.
São tão doces estas coisinhas tão fofas.

Tenho tantas saudades dos meus sobrinhos quando eram pequerruchos.

Hoje estou muito só e por isso devo ter-me alongado um pouquinho neste meu comentário.

Muitos, mas mesmo muitos, beijinhos.

12:09 PM

 
Anonymous Anônimo said...

balas palavras que entranham minhas esntranhas.

4:42 PM

 
Blogger 125_azul said...

Belo, forte, doloroso, uma muitas mulheres, mulher de dores e forças. Mulher, mãe, força, frágil. Tão bem escrito. Sempre! beijinho vó feliz

8:08 PM

 

Postar um comentário

<< Home