Desde sempre lembro-me viajando em imagens. Primeiro elas fugiram de meu olhar interno e se faziam ver mergulhadas em papel e cores. Depois vieram as palavras e a inspiração dos sonhos, pois foi a realidade que, muitas vezes, trouxe os pesadelos. Em busca de organizar este mundo interior surgiu a Ilha.União de idéias e sonhos, asas que herdei. Apresento-a em pequenos trechos e peço que questionem, perguntem muito para que ela possa tornar-se mais rica e interessante, lugar melhor pra viver.

15.5.06

Ser avó

a caixa de presente que virou tunel

Estou ainda no primário da experiência mas vou tentar falar um pouco sobre o que sinto sobre o ser avó

Comecei meu treino em 2003 com a chegada do Henrique, sobrinho neto tão querido como um neto de fato. Continuo somando com o Luca, nascido há pouco mais de um ano e me preparo para a chegada do Pedro, no final do mes de junho.
Nasci a mais velha de cinco irmãos,dos quais dois eram meninos e fui mãe de duas meninas que me trouxeram a singular experiência de conviver e aceitar, gostar e entender, em suma, resgatar o meu próprio ser e o universo feminino.
Mas, até agora, minha avózice tem sido conviver com meninos.
Além dos meninos mencionados, ainda existem mais dois, os meninos de meu genro que, se são como filhos para minha filha, meus netos são.
Então, o mundo que eles me abriram me coloca em contato com a forma masculina de ser. Além de exigir atualização em heróis, brincadeiras, interesses diversos dos que eu estava habituada, desconfio que esta é uma das funções deles na vida: desabituar-nos.
Em lugar da suavidade e meiguice do feminino,me encontro invadida por rodas,carros,bolas, chutes, socos,gritos correrias, sons como Pow! Pum! Záz! Tcham!, saltos e pulos que me descortinam um universo que obriga ao movimento e a energia exteriorizada.
Aí começa o aprendizado. A criança te obriga ao movimento, ela te desacomoda e com isto traz mais saúde, melhora tua adaptação ao mundo, rejuvenesce. Ela te exige, ela te vê como um igual e não sabe do teu cansaço ou de tuas mazelas. Ela é um desafio que te faz mover quando você já estava se acostumando a parar, se entregando à velhice.
Dizem que avó é mãe duas vezes mas acho que estes papéis são bem diversos. Ser avó é bem mais leve. Não porque a responsabilidade seja menor mas, acima de tudo,ser avó fica leve porque estamos um pouco mais sábias e menos preocupadas com bobagens. Temos menos tempo pela frente e não queremos perdê-lo com tolices. Sendo assim ficamos menos chatas e mais divertidas com nosso netos.
Se por um lado nos preocupamos menos por causa da experiência adquirida,no mundo tecnológico de nosso dias, muitas vezes percebo que alguns dos mais jovens perderam seu referencial instintivo e podem sentir-se perdidos diante das reações mais simples,principalmente dos bebes.
Mas eu tive o prazer imenso de aprender com minha filha. Perceber que um filho ultrapassou nossos vícios e temores e ver que consegue ser mais solto e menos rígido ou protetor que você, é ver a vida caminhando em espiral, e é uma sensação muito boa sentir-se sendo superada em tudo que você tinha de frágil e inseguro.
Pude sentir-me vencedora pois meus erros e os de meus pais e de meus avós não estão sendo repetidos. A forma de viver esta sendo recriada mais solta e livre e isto é muito bom, isto é progresso de fato!
Mas, o melhor de ser avó é voltar a rir por tudo e por nada, é ver a vida com olhos de brincar. O neto te relembra a tua história, te faz rever tua infância como num espelho e lembrar de tudo que era bom.
As musicas que você cantava no colégio, as brincadeiras e as histórias de fadas, além de tudo que você inventa, como a caixa que virou tunel, pelo prazer de vê-los com os olhos arregalados, a respiração em suspenso, a gargalhada escancarada!
É um equilíbrio de opostos.Um caminho que começa e outro que termina; uma pele lisa e a outra marcada por rugas; uma cabeça colorida e cheia de cabelos e uma outra calva ou branca; correspondem à experiência e a calma que ensinam a lidar com a impaciência e a pressa.
Os pequenos sentem-se seguros com a maturidade cautelosa dos avós enquanto estes se encantam com a impetuosidade e destemor dos netos. Ambos estão, embora em polos opostos, bem mais perto de deus, ou do início.
E, como temos mais tempo para a dedicação aos pequenos eles nos brindam com muito amor e alegria e enchem nossos dias de vida nova! E, tem mais, entre os socos e pulos, os gritos e võos de super heróis existe também a hora da meiguice e do aconchego, o olhar amoroso e a vozinha doce que diz a palavra mágica que, em nosso mundo, não é abracadabra e sim: Fvó Fvó!
________________________________________________________________________________
CARTA AO NETO
Flavio Cavalcante

Meu neto,

Pelo o que você já me disse com o seu sotaque de anjo, percebo que você me considera uma criança grandona e desajeitada, e me acha, mesmo assim, seu melhor companheiro de brinquedos.Pena que tenhamos tão pouco tempo para brincar, tão pouco porque só sei brincar de passado, e você só sabe brincar de futuro. E ainda estarei brincando de recordação quando você começar a brincar de esperança. Mas antes que termine o nosso recreio juntos, antes que eu me torne apenas um retrato na parede, uma referência do meu genro, ou quem sabe até uma lágrima de minha filha, quero lhe dizer meu neto, que vale a pena.Vale a pena crescer e estudar. Vale a pena conhecer pessoas, ter namoradas, sofrer ingratidões, chorar algumas decepções, e a despeito de tudo isso, foi por causa de tudo isso, ir renovando todos os dias a sua fé e a bondade essencial da criatura humana, e o seu deslumbramento diante da vida.Vale a pena verificar que não há trabalho que não traga sua recompensa; que não há livro que não traga ensinamentos; que os amigos têm mais para dar que os inimigos para tirar; que se formos bons observadores, aprenderemos tanto com a obra do sábio quanto com a vida do ignorante.Vale a pena casar e ter filhos. Filhos, que nos escravizaram com o seu amor. Vale a pena viver nesses assombrosos tempos modernos, em que milagres acontecem ao virar de um botão; em que se pode telefonar da Terra para a Lua; lançar sondas espaciais, máquinas pensantes à fronteira de outros mundos, e descobrir na humildade que toda essa maravilha tecnológica não consegue, entretanto, atrasar ou adiantar um segundo sequer a chegada da primavera.Vale a pena meu neto, mesmo quando você descobrir que tudo isso que estou tentando ensinar é de pouca valia, porque a teoria não substitui a prática,e cada um tem que aprender por si mesmo que o fogo queima,que o vinagre amarga, que o espinho fere, e que o pessimismo não resolve rigorosamente nada.Vale a pena, até mesmo, envelhecer como eu e ter um neto como você, que me devolveu a infância. Vale a pena, ainda que eu parta cedo e a sua lembrança de mim se torne vaga. Mas, quando os outros disserem coisas boas de seus avós, quero que você diga de mim simplesmente isso:
"Meu avô foi aquele que me disse que valia a pena. E não é que ele tinha razão!"


16 Comments:

Blogger greentea said...

não sou avó, apenas mãe de uma filha...
mas achei lindissimo este post, este comentário de avó que teve de se reinventar para acolher os netos rapazes; rejuvenesceu, recriou-se!
Um pouco como uma mãe, quando nasce o primeiro filho quando o leva à escola quando vai escolher suas roupas, o primeiro vestido de baile e depois os outros que se sucedem...
guardo uma doce lembrança de minha avó que morreu com 87 anos, mulher sábia, culta, inteligente, pensando muito em seus netos e bisnetos. A outra avó morreu qd eu tinha 4 anos mas lembro que sabia fazer como ninguém bonecos recortados em papel , em folhas dobradas inumeras vezes que ao abrir reproduziam figuras identicas, pares que se davam as mãos

e eu rasgava quase de imediato...

beijos para ti.

5:40 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Ursa querida obrigada por me ter dado o seu testemunho de avó, na linguagem linda que só você sabe falar.

Também já tenho um sobrinho neto com 3 aninhos(o Igor) que é uma fofura.
As brincadeiras preferidas dele são
com tudo o que sirva para construção. E é uma delícia vê-lo
com a caixa das ferramentas sempre atrás.

Infelizmente também não tive contacto quase nenhum com os meus avós.
Os paternos nem cheguei a conhecer.
Faleceram muito cedo. Mas, segundo a minha mãe que adorava a sogra, a minha avó de que herdei o nome, era uma santa.
Os maternos viviam longe e não nos vimos muitas vezes.

E gostei da carta do avô para o neto.
Que palavras sábias.

Um beijinho.
,

7:46 AM

 
Blogger 125_azul said...

Dinda, que delícia esta avó que se reinventa no imaginário masculino! para colaborar, Cid está levando 2 livros de histórias infantis traduzidos e adaptados por nossa amiguinha dona de ladoublevie... Achei que vc se iria deliciar!
Em sua homenagem passamos a tarde vendo vaquinhas... Beijinhos

1:05 PM

 
Blogger C_mim said...

Muuuuuuuu....

Ser avó assim é do melhor e é do bom e é do bem...

5:06 PM

 
Blogger Folha de Chá said...

Fvó Fvó, que delícia de netos brincalhões. :) Espero que as brincadeiras a tornem ainda mais jovem, para brincar ainda muitos anos com seus meninos. :)

6:34 PM

 
Blogger Folha de Chá said...

ps - Gostei bastante dessa mudança de template. :)

6:37 PM

 
Blogger Folha de Chá said...

ps 2 - Tenho tido muito pouco tempo para fazer o seu conto. Será que ainda vai a tempo? Se calhar, melhor deixar pra lá, não?

6:39 PM

 
Blogger Angela said...

Greentea, visitei seu blog e deixei lá uma resposta. Assim passeio em meu pouco tempo e vejo coisas novas...e boas!

Meiguinha,
que bom ter gostado! fiz este post de encomenda pra você!
Eu também não conheci meus avôs. Só as avós e uma delas (a do post)foi-se eu tinha quase nove anos. Com a minha avó portuguesa convivi mais.
Prestou bem atenção ao que Flavio Cavalcante fala sobre o pessimismo?
Beijo de mãe Ursa.

125_ azul
Vou adorar os livrinhos! Obrigada!
Assim conheço melhor a dora!

Hoje passaste o dia vendo vaquinhas e eu passei a tarde com seus pais e o Bibo! Almoçamos, fomos ao Shopping e aproveitei para adquirir um miminho , como dizem aí para meus afilhados. A idéia era buscar algo para o Rapaz mas acabei com algo que serve ao casal.

C_mim!

A cada dia Ideália recupera algo, do bom e do melhor? Esta fadinha é uma safa... dinha!

Folhinha querida,

que nada disto te pese. O conto poderia ser interessante para vc. se ver melhor e, neste caso, pode ser feito quando desejar. Se quiseres mandar pra mim, faça quando ficar pronto o que pode ser daqui a um mes, ano ou nunca!
Pelo que vejo em seu blog, vc. tem estado muito cansada e afim de férias, então não se sobrecarregue!
Esquece, um belo dia vc. redescobre e faz...

A mudança de template tem a ver com esta fadinha c_mim que o salvou das borrascas. Também acho que ficou com mais cara de avó criança brincalhona!

3:33 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Então Ursa Mãe também está doente?
Do fundo do coração espero que não seja nada grave.

Sim, prestei atenção ao que o escritor diz sobre o pessimismo.
Vou tentar lembrar-me sempre.

As melhoras e muitos beijinhos.

9:25 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Post maravilhosamente blo.

http://dudve.blogspot.com/
http://cartasintimas.zip.net

1:50 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Voltei Ursa Mãe, como está se sentindo?

Hoje é dia de tristezas. É só ver o post de nossa arara muito querida.

Ursa super querida, espero que amanhã se sinta bem melhor e nos brinde com mais um post maravilhoso.

Beijinhos.

5:38 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Ursa Mãe, começo a ficar preocupada!

O que se passa consigo?
Excesso de trabalho ou falta de saúde?

Por favor diga alguma coisa(mesmo pequenina).

Um abraço muito apertadinho.

9:25 AM

 
Blogger Angela said...

Muito querida Meiguinha,
Não se preocupe. Não estive bem há dois dias mas ontem ficamos nos despedindo dos pais de nossa arara azul e passamos da hora. Como eu fiquei dormitando, em frente ao micro, preferi não postar e nem consolar 125 pois não iria sair nada que prestasse. Acho que deixei só um recado com C_mim.
Espero hoje estar em forma. Esqueci de dizer no post de ser avó que ficamos sem muito tempo para nossas coisas, ainda mais quando eles se multiplicam! bjk de Ursa mãe muito grata por seus cuidados.

3:02 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Claro que já percebi que essas coisinhas lindas ocupam muito tempo.
Mas sabe tão bem, não sabe?

Dei o seu recado às meninas. Nossa arara já tinha dado pela sua falta.

Fico feliz que já esteja em forma, porque sem si isto já não tem graça nenhuma.

Beijinho.

4:53 PM

 
Blogger Angela said...

Obrigada Eduardo!

Doce meiguinha, vc. é que não pode desaparecer... faz muita falta a todos nós.
Ursamãe.

10:51 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Ursa Mãe não me leve a mal mas por vezes fico pensando porque gosta de falar comigo.

Sem me querer menosprezar porque senão levo um tremendo raspanete da nossa arara, sei que sou uma pessoa muito simples com uma cultura a milhas das sua e ainda por cima muito melga.

Repito, não compreenda mal esta minha questão.

Um abraço apertadinho igual aos que me envia por vezes e me sabem muito bem.

9:54 AM

 

Postar um comentário

<< Home