Desde sempre lembro-me viajando em imagens. Primeiro elas fugiram de meu olhar interno e se faziam ver mergulhadas em papel e cores. Depois vieram as palavras e a inspiração dos sonhos, pois foi a realidade que, muitas vezes, trouxe os pesadelos. Em busca de organizar este mundo interior surgiu a Ilha.União de idéias e sonhos, asas que herdei. Apresento-a em pequenos trechos e peço que questionem, perguntem muito para que ela possa tornar-se mais rica e interessante, lugar melhor pra viver.

14.5.06

MÃES FELIZES

Gaia - montagem minha.
Quando escrevi o texto abaixo, eu era apenas mãe e estava longe de pensar em ser avó.
Hoje, em menos de dois anos, tenho duas filhas mães. A Fábia, com um filho de pouco mais de um ano, o lindo e louro Luca Moana e a Anna, muito próxima de dar à luz ao Pedro, a quem esperamos cheios de alegria.
A elas e a seus companheiros de cuidados maternos, dedico esta postagem, que também vai para todos os seres do planeta que, como Gaia, se dedicam a gerar e manter a vida.

MÃES FELIZES

A mãe que gera um filho e o doa ao mundo, alimenta, cuida, ensina, estimula, acarinha, embala, corrige, brinca, e aconselha, com o intuito de que o filho cresça pertencendo, cada vez mais e melhor, apenas a si mesmo.

Para tanto, ela precisa estar feliz consigo mesma e buscar finalidade em sua própria vida.

Assim sendo, não esperará e nem cobrará do filho alegrias e prazeres dos quais se privou e se frustrou, sendo livre para encaminhar aquele que gerou para sua mais completa plenitude dentro de escolhas individuais próprias, dando-lhe apoio e incentivo em seu viver.

Entende que amar de fato, é doar livremente a felicidade experiente que ela mesma conquistou, porque:

Filho é verbo, não é posse.
É caminho, não é finalidade.
É amor, não é identidade.

Mãe frustrada, filho amargo.
Mãe possessiva, filho ausente.
Mãe eficiente, filho impotente.
Mãe controladora, filho rebelde.
Mãe infeliz, filho culpado.

A todas as mães felizes,
Angela.

6 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Por opção e por várias razões não tive filhos, embora seja completamente doida por crianças.

Ajudei a criar uma sobrinha que amo como se fosse minha filha mas, aquela felicidade de sentir crescer dentro de nós uma vida, não sei o que é.

E por vezes tenho pena.

Feliz dia da mãe, hoje especialmente para as mães brasileiras.

1:30 PM

 
Blogger Angela said...

Grata Meiguinha.
Já respondi no post anterior a sua questão de ser, físicamente, mãe.

Sabe onde anda nossa arara? E C_mim? Será que está descansando por ter carregado uma ilha nas costas?

12:32 AM

 
Blogger 125_azul said...

Arara foi a casamento e veio embora a meio muito dodói. Arara tem que voar baixinho mas sente-se águia, por fora bela viola, por dentro pão bolorento...
Beijinho, mãe, avó, mãedrinha...

1:01 PM

 
Blogger Folha de Chá said...

Um dia, gostava de ser uma Mãe Feliz. :)

6:35 PM

 
Blogger Angela said...

125!
há quanto tempo não ouço este ditado! De fato, no convívio com vocês me descubro tendo tido uma educação mais portuguesa do que pensava! É divertido e descubro que algumas coisas que tomava por pessoais são, de fato, arquetípicas e próprias da alma e da cultura portuguesa.
O que tens?
estes dias tenho estado mal e impressiona-me uns emails que recebi hoje, em seguida, falando do mesmo assunto. todos os problemas de saude que adquiri... seguidos de infarto fulminante! Mete medo! Hoje nem vou postar nada pois preciso dormir e toda noite tenho passado em claro pelo blog e me descompenso. Vou tentar inverter este ciclo.


Folhinha,
Não te imagino sendo outro tipo de mãe! Te vejo tão consciente e lúcida sobre as relações internas... Ainda terei um netinho virtual? vou adorar:)

3:42 AM

 
Blogger Geisa Villaça Lentini said...

UAU, ESTOU TÃO COMOVIDA.EU LI O SEU BLOG INTEIRO É DEMAIS. HOJE SOU MÃE DE 2 FILHOS RUIVOS E MARAVILHOSOS. TUDO QUE VC ESCREVEU EU SENTIA ISSO MAS NÃO CONSEGUIA FALAR COMO VC. GOSTARIA MUITO DE LINKAR VC NO MEU BLOG, POSSO?
http://patchworksfashion.blogspot.com/
DÊ UMA PASSADA LÁ E DEIXE SEU RECADO FICAREI FELIZ EM SABER QUE VC DEU UMA OLHADINHA.DESDE JÁ AGRADEÇO. OBRIGADA. BEIJOS E FELICIDADES.

3:00 PM

 

Postar um comentário

<< Home