Desde sempre lembro-me viajando em imagens. Primeiro elas fugiram de meu olhar interno e se faziam ver mergulhadas em papel e cores. Depois vieram as palavras e a inspiração dos sonhos, pois foi a realidade que, muitas vezes, trouxe os pesadelos. Em busca de organizar este mundo interior surgiu a Ilha.União de idéias e sonhos, asas que herdei. Apresento-a em pequenos trechos e peço que questionem, perguntem muito para que ela possa tornar-se mais rica e interessante, lugar melhor pra viver.

13.5.06

Ainda a linguagem das mãos


Veja com a imaginação:


Dedos passam deslizando levemente sobre um muro.
Mente vazia, indiferença, distraimento?

Contorcidos, os dedos teimam em se enroscar uns nos outros quase se machucando.
Preocupação, ansiedade, torcida? o que será?

Rápidos se entrelaçam entre fios e panos, costurando, bordando, trançando?
Pressa, eficiência, construção, mente relaxada? Talvez sim...Talvez não!

Embrenham-se nos cabelos.
Preocupados? Acarinhantes ou distraídos?


Esmagam um lenço em dobras e torcidos.
Angústia? Dor? Impaciência?

Passeiam lentamente sobre um corpo despido.
Prazer? Ajuda? Cuidados, ou despedida?

Fazem Movimentos circulares com um objeto.
Trabalho? Pressa? Horário? Prazer de criar? Nutrir?

Seguram um batom e passam sobre os lábios.
Sedução? Antecipação? Imaginação? Obrigação? Proteção contra o frio?

Amassam algo com força e determinação.
Descarga de agressão? Construção? Trabalho? Criação?

Dedos fecham-se dentro das mãos com força.
Medo? Raiva? Controle? Exercício? Dor?

Entre os lábios e dentes, dedos são mordidos e sugados.
Apreensão? Irritação? Nervosismo? Timidez?

Digitam rapidamente ou percorrem um teclado.
Tensão? Criação? Pressa? Despedida? Desabafo?

Batem, ritmados sobre madeira ou couro.
Alegria? Tensão? Trabalho? Percepção? Teste?

Os dedos seguram algo com as pontas em movimentos precisos, curiosos ou delicados?
O que seguram? O que sentem?
Um bisturi? Enfiam uma agulha? Retiram pêlos? Separam papéis?


Espalmam-se e abanam o ar.
Acompanham uma música? Com energia, dão palmadas? Espantam um inseto?

Alternam-se em movimento de subida.
Escalam um muro? Sobem uma corda? Puxam algo para baixo? Elevam um andaime?

Os dedos passeiam sobre uma superfície tomando várias formas.
Fazem um jogo de sombras?Imitam bichos e brincam com crianças? Fazem cócegas? Ou é uma massagem?

Talvez você se pergunte aonde me leva isto? Simples brincadeira? Um teste? Não. Há, apenas uma intenção: lembrar como os julgamentos são inúteis e podem ser errôneos. Como nos enganamos ao avaliar o outro sem sua colaboração e informação e, como podem ser inúmeras as visões de um mesmo fato, imagem ou qualquer outra forma de comportamento humano.Se eu conseguir que apenas uma só pessoa deixe de emitir um julgamento vão, mesmo que positivo, sobre outrem, já terei conseguido meu intento.

No post de 10 de maio - Imaginação - A primeira imagem parece ser um casal dançando mas, poderia ser uma briga de casal? O homem puxa com força a mulher pela mão retirando-a de uma situação de perigo? Num esforço para chamá-la à vida?
Na segunda, a mulher parece estar desesperada. Mas, poderia estar exausta? Talvez irritada? Não querendo mais "ver" a repetição de um ato:- " De novo? nem quero olhar pra isto!"
Agradeço a colaboração de 125_azul e de todos que acompanham, mesmo sem comentar, minha imaginação.

7 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Querida Ursa Mãe que saudades!

Voltei e espero que seja por muito tempo.

O seu novo blog está linnnnnnnndo.

Não vou conseguir comentar tudo mas quero entrar noe seus jogos.
É verdade que a história não consegui escrever mas vou alinhando naqueles que souber.

As mãos do post do dia 10:
Na primeira foto vejo a mão que agarra desesperadamente a outra que se quer soltar e partir.
Na 2ª o desespero, a angústia ou o desgosto.

O que quer que digamos no post de hoje?
Uma a uma todas as interrogações?(que jogo bem giro).

Um beijinho muito terno.

6:14 PM

 
Blogger Angela said...

QUERIDA MEIGUINHA!!!!!!!!!!
QUE BOM! ESTOU FELIZ COM SUA VOLTA!
leia estas letras grandes quase como um grito de alegria pela sua volta!
Se este post tivesse imagens em movimento eu estaria aí de braços bem abertos correndo ao seu encontro para um abraço muitooooo apertado!

Este lindo blog existe graças a C_mim! minha fadinha salvadora!
Veja a história pelos posts e comentários de nós tres:de nossa arara, em C_mim e aqui.
Se não é a menina C_mim Ideália tinha afundado no buraco negro da blogosfera que às vezes parece uma fera, apenas!

Veja só que o post diz que não é um teste mas uma forma de mostrar como existem tantas visões de uma mesma imagem!
Se vc. quiser acrescentar pareceres, como fez às imagens (muito interessante sua visão!)pode fazê-lo. Diga quais as idéias diferentes que te vieram à mente ao ler a descrição dos movimentos das mãos.

Espero que não se ausente mais e que nada possa te retirar de nosso convívio ! Obrigada por estar aí logo no dia das mães aqui no Brasil! bj da Ursa mãe.

2:19 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Ursa querida, assim você me deixa sem jeito.

Mas também eu corri ao seu encontro e recebi o seu abraço que me soube tão bem(e como eu preciso de abraços).

Vi em C_mim que ontem esteve muito ocupada. Parabéns pelo netinho que não tarda está chegando.
Pode descrever-me, com as suas lindas palavras, o que se sente quando se é avó?

Que o Pedro chegue cheio de saúde e tenha uma vida muito feliz.
Um beijinho para a mãe que deve estar super feliz.

E porque hoje aí é dia da mãe, envio mil beijinhos muito carinhosos para minha Ursa Mãe.

Logo comento o post de hoje.

7:46 AM

 
Blogger Angela said...

Querida meiguinha,
Acho que ser mãe biológica é importante mas não é melhor e nem mais que ser mãe de fato, de todo dia, de cuidar, de preocupar-se, de doar-se e de alegrar-se, de dar exemplo etc... etc...
deste modo o que seria dos pais? E no entanto tem muito pai que sabe ser mais mãe que muita mulher e nem teve o filho nas entranhas, só acompanhou o processo e até isto vai depender da qualidade com que se ligou a este processo!
Se vc. assume um ser é isto que importa mais, em minha opinião.

Obrigada pelos votos para mim, para Anna e para o Pedro. Vou tentar atender a seu pedido.
Outro grande abraço de ursa.

12:30 AM

 
Blogger 125_azul said...

mãos que criam, mãos que destroem, mãos que embalam, que afagam,que salvam, que protegem...

12:58 PM

 
Blogger Folha de Chá said...

Uma das coisas que eu mais gostava era de encontrar essa tolerância a todos os outros, essa sabedoria que permite não emitir julgamentos. Mas, ainda tenho tanto para aprender...

6:36 PM

 
Blogger Angela said...

Sabe folhinha, outro dia minha irma falava sobre a filha de mais de trinta anos e dizia que ela precisava aprender isto e aquilo e aqueloutro! pelas tantas eu lhe disse: Não vês que ela precisa, como nós, de tempo? Que só sabemos disto HOJE e tivemos que errar muito para aprender? E ela me respondeu, - É, tens razão!
E eu te digo, tudo precisa de seu tempo para amadurecer e cozinhar dentro de nós. Perceber que ainda não se conseguiu mas querer chegar lá e saber que tem muito a aprender já é o melhor caminho.
Falo de não julgar e procuro de fato não fazê-lo mas vez por outra escapa e ... volto atrás a desfazer, como aprendizado e, assim vai e cada vez é menos...
O caminho não existe, só o caminhar o faz e cxada caminho é uma trilha individual. As estradas de rodagem só levam aonde outros foram, nada têm de acréscimo pessoal

3:52 AM

 

Postar um comentário

<< Home