Desde sempre lembro-me viajando em imagens. Primeiro elas fugiram de meu olhar interno e se faziam ver mergulhadas em papel e cores. Depois vieram as palavras e a inspiração dos sonhos, pois foi a realidade que, muitas vezes, trouxe os pesadelos. Em busca de organizar este mundo interior surgiu a Ilha.União de idéias e sonhos, asas que herdei. Apresento-a em pequenos trechos e peço que questionem, perguntem muito para que ela possa tornar-se mais rica e interessante, lugar melhor pra viver.

14.4.06

Judas, o injustiçado

A santa ceia - Leonardo da Vinci

Judas e a morte de Cristo


A sexta feira da paixão lembra-nos a morte de Cristo assim como a “traição” de Judas.

Desde as reportagens, artigos e livros publicados sobre os estudos dos evangelhos apócrifos que a personalidade do Cristo e sua verdadeira história interessam a muita gente e a mim, inclusive.
Recentemente li uma publicação especial sobre o recém descoberto “Evangelho de Judas” e os jornais do Rio de Janeiro publicaram na semana passada, dia 7
de abril, a seguinte notícia:


Judas, o bom companheiro

“O conteúdo de um manuscrito de 1.700 anos encontrado em 1978 numa caverna no deserto do Egito foi revelado ontem dando um novo papel para Judas Iscariotes: ele não teria traído Jesus Cristo. Ao contrário, como seu discípulo mais fiel, teria seguido as instruções de Jesus que levariam à sua prisão e morte. “Você sacrificará o corpo do homem que eu encarno”, teria dito Jesus a Judas, de acordo com o texto intitulado “O Evangelho de Judas”. Desta forma Jesus deixaria a vida terrena para tornar-se uma divindade. “ Judas era o único dos discípulos a quem Jesus contou tudo sobre a sua própria figura e a sua missão na Terra “ disse Marvin Mayer um dos tradutores do polêmico manuscrito, aos jornalistas”.

Nos anos setenta, fiquei vivamente impressionada com a figura de Judas no musical Jesus Cristo Superstar. Na tela, cantando aos pulos, Judas denunciava de forma contundente a injustiça que haviam feito a ele.

Anos mais tarde, já no final dos oitenta,outro filme polêmico–A ultima tentação de Cristo- mostrava uma outra face de Judas como um conscientizador de Jesus.
Teriam estes cineastas se antecipado à descoberta deste evangelho que parece fazer justiça a um Judas que foi malhado e odiado durante séculos?

De acordo com a simbologia astrológica e baseada no quadro da Santa Ceia de Leonardo Da Vinci, entre outras características, o apóstolo Judas Iscariotes está relacionado simbolicamente ao signo do Escorpião.
Ora, Escorpião representa o que se oculta, o que transforma, a morte e a ressurreição que permite que a vida permaneça e tome novas formas. O mês central do Outono, quando a natureza parece fenecer, as árvores se despem de suas folhas e o escuro se instala progressivamente. É a qualidade da força e do Poder que se escondem no mais profundo âmago da natureza.

Pessoas que estão sintonizadas com este símbolo costumam ser curadores, reformadores e se situam na calada, por trás do poder constituído, sem aparecer.
Quase sempre as questões ligadas a este signo são vistas com temor e desconfiança, como a morte, as perdas e tudo aquilo que sai de nosso controle e está oculto.

É preciso muita coragem para assumir os encargos que estão representados por este símbolo.

A par de qualquer significado religioso, Cristo teve a missão de ser o mártir que transformaria a política e o poder na época em que viveu.

Ninguém melhor para auxiliá-lo nesta empreitada do que um discípulo com visão política e estratégica, fora a coragem para assumir o papel de vilão da história cristã.

Vivemos um momento de grandes mudanças sociais em que é marcante a tendência de trazer à tona tudo que está nos subterrâneos. Novamente o poder muda de mãos e talvez caiba à figura de Judas, não ser apenas o delator de Jesus para que ele pudesse cumprir sua missão mas, através deste evangelho, denunciar as manobras de poder da Igreja que, pela ânsia de poder, desvirtuou a verdadeira intenção do Cristo.

***

Neste quadro da santa ceia Judas está à direita de Cristo ao lado de João Batista ou Maria Madalena como, modernamente, querem alguns.

Judas tem o saco de moedas nas mãos e é interessante saber que, além do antigo "beijo da Traição", e do pagamento recebido pela entrega do Cristo, este evangelho o descreve como aquele a quem Jesus confiava todos os recursos financeiros adquiridos por ele e seus discípulos.

Estes dados só reforçam o significado relacionado ao eixo touro-escorpião na sabedoria astrológica, onde touro complementa escorpião por ser o mes do centro da primavera ocasião em que os homens obtém segurança e certeza de que terão recursos para sua sobrevivência e escorpião administra os bens após a colheita para que perdurem até a primavera durante os meses de inverno. Assim, o saco de dinheiro e o beijo têm seu significado estreitamente relacionados ao touro.

Touro - alimento, boca, beijo, ingestão de alimentos, afeição, recursos e segurança material, superfície.

Escorpião - transformação dos alimentos, órgãos excretores, cópula e fecundação, sexualidade, administração de recursos, segurança e recursos emocionais, profundidade.

Angela Schnoor 13 de abril de 2006

6 Comments:

Blogger 125_azul said...

crenças, atitudes, intenções, resume-se assim, certo?
O escorpião agradece sua defesa!

6:57 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Não entendi o que disse ...

3:19 AM

 
Blogger C_mim said...

Sabe ursa maior, eu acho que para melhor passar uma mensagem existe a tendência para encurtar, simplificar e tornar uma mensagem preto/branco ou bem/mal.

dessaforma ela chega e é compreendida por mais pessoas e acho que é isso que se passa com as ideologias religiosas e politicas.

Só que pelo meio se perde essencia do verdadeiro...

3:57 AM

 
Blogger Folha de Chá said...

Sim, sim. Estamos na época em que tudo o que estava escondido sobe à superfície e é revelado. :) Gosto dessas revelações, por mais dolorosas que possam ser para alguns. Nada como uma nova perspectiva, para nos iluminar. Já tinha ouvido falar sobre estes novos evangelhos. Espero que sejam divulgados a todos, para o bem de todos. Porque o saber não ocupa lugar e o lugar da verdade é junto de nós. :)

8:09 AM

 
Blogger Folha de Chá said...

Só mais uma: sou Touro. :) Obrigada pelos adjectivos. A maoir parte tem tudo a ver, sim. :)

8:16 AM

 
Blogger Angela said...

C_mim, acho que esta redução maniqueísta faz parte deste pensamento "masculino", racionalizado e pobre!Enbtendo que a compreensão fica mais simples... mas pessoalmente prefiro o mais elaborado e simbólico embora expresso em linguagem accessível e não erudita.


Folha de chá, aqui no Rio temos tido divulgação tanto em livros traduzidos como em revistas populares e especializadas em religião, filosofia etc...
Acho que fé e religião são coisas distintas e podem se unir mas o domínio e a ânsia de poder que afasta as informações do povo com o intuito de manipular é que não deve mais encontrar espaço neste momento social.
Então a menina é taurina! A ligação com a Mãe natureza aparece bem clara em seu blog! Acho que vou postar um texto com que você deve se identificar. Sabe onde estava sua Lua no nascimento? Touro é tão lunar!


Um beijo a todas e obrigada pelas visitas tão caras!

6:57 PM

 

Postar um comentário

<< Home