Desde sempre lembro-me viajando em imagens. Primeiro elas fugiram de meu olhar interno e se faziam ver mergulhadas em papel e cores. Depois vieram as palavras e a inspiração dos sonhos, pois foi a realidade que, muitas vezes, trouxe os pesadelos. Em busca de organizar este mundo interior surgiu a Ilha.União de idéias e sonhos, asas que herdei. Apresento-a em pequenos trechos e peço que questionem, perguntem muito para que ela possa tornar-se mais rica e interessante, lugar melhor pra viver.

14.4.06

COMUNHÃO

SOBRE O SENTIDO DA COMUNHÃO

Harmonia, união, concórdia. São estes os verdadeiros objetivos de quem comunga com alguma causa, idéia ou pessoa.

Quando estamos irmanados em um mesmo ideal ou sentimento, estes podem ser expressos quando partilhamos a mesa com outras pessoas, seja nas refeições diárias, seja em ocasiões festivas, assim como fez Cristo com seus companheiros, os apóstolos.

Comungar é estar junto, unido ou re-unido a outros.

Nesta simples refeição que une o pão e o vinho, Cristo que como sabemos hoje, sempre pregava em torno da mesa onde repartia as refeições com os discípulos e amigos nos ensina que, independente de regras e rituais de qualquer religião, quando estamos unidos por um sentimento, uma idéia, uma forma de ver a vida, comungamos.

O trigo, força feminina da Terra, e seu simbolismo transformador, desde Osíris, passando por Deméter, até Cristo, toma a forma do pão.
A uva, sob a forma de vinho é espírito, força masculina de iniciação e conhecimento que transcende a matéria, conduzindo à alegria e à imortalidade.

Este é o sentido de Ágape, o banquete.

Angela Schnoor

2 Comments:

Blogger Folha de Chá said...

O alto (céu, espírito) e o baixo (terra, alimento) unidos em equilíbrio.

5:23 PM

 
Blogger Angela said...

É tão belo este sentido e tão mal compreendido por aqueles que fizeram do ritual da comunhão uma rotina vazia de sentido...
sinto dó por este mundo frio e despido de significados.
Obrigada, folhinha.

10:50 PM

 

Postar um comentário

<< Home