Desde sempre lembro-me viajando em imagens. Primeiro elas fugiram de meu olhar interno e se faziam ver mergulhadas em papel e cores. Depois vieram as palavras e a inspiração dos sonhos, pois foi a realidade que, muitas vezes, trouxe os pesadelos. Em busca de organizar este mundo interior surgiu a Ilha.União de idéias e sonhos, asas que herdei. Apresento-a em pequenos trechos e peço que questionem, perguntem muito para que ela possa tornar-se mais rica e interessante, lugar melhor pra viver.

16.10.06

Minha Alma



Eu tinha apenas um ano e oito meses nesta foto e meu pai estava longe, tinha ido à América do Norte representar o Brasil num congresso sobre cartografia.

Sei dos fatos pelas informações passadas por minha mãe e por um diário que ela manteve durante algum tempo. Através deste diário pude ter a certeza de muitos fatos que embasaram sentimentos que haviam em minha alma e que poderiam ser considerados, até por mim, como imaginários.

Não, foi tudo mesmo assim e, desde então me senti responsável por muitas coisas que mal cabiam em minhas mãos ou sobre meus ombros.

Se dizem que os olhos são o espelho da alma, e creio nisso, sempre considerei esta foto como a imagem de minha alma, pois este olhar retrata bem o que recordo do ser que morava em meu escuro dentro.
Não sei se outras pessoas tem fotos que correspondam ao seu interior, seria interessante procurar.

Esta, espelha bem, na expressão do olhar, como me sinto até os dias de hoje. A cabeça branca tem a certeza de tentar sempre, jamais, sobrecarregar alguém e aliviar o peso dos que levam cargas excessivas.

Entretanto, também descobri que, para fazer mais leve os dias dos que me cercam é preciso que eu seja mais feliz e que o meu olhar revele a alegria que também mora nesta alma tão criança e brincalhona!

A frase do dia:

"Há pessoas que transformam o sol numa simples mancha amarela, mas
há também aquelas que fazem de uma simples mancha amarela o próprio sol."
Pablo Picasso
 Posted by Picasa

24 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Cronica intimista e muito bonita.

12:05 AM

 
Blogger Angela said...

Oi Eduardo,
quase sempre estamos velando as madrugadas...que bom te encontrar por aqui! bj. da angela

1:01 AM

 
Blogger greentea said...

bom dia para ti, angela

e que lindo post tao profundo tao simples a revelar a grandeza da tua dimensao

Um beijo

5:07 AM

 
Blogger 125_azul said...

Eu procurei, mas não achei teus olhos azuis imensos e brincalhões de hoje nessa menininha de jeitinho tímido (estará escondida no seu dentro agora mais leve?).
Lindo seu post sobre a bonequinha loura de roupinhas não tropicais e tanto, tanto peso que não poderia nem saberia carregar...
Nosso Beto, melhor?
Muitos beijinhos a vc, que faz qualquer mancha virar um imenso sol amarelo muito quentinho!

5:22 AM

 
Blogger melga meiguinha said...

Ursa querida,

Nesta sua foto também vejo uma menina tímida que não deve ter nada a ver com a pessoa que é hoje.

Também tenho uma foto com 1 ano, já doentinha, mas com um olhar feliz e amoroso.
O que será que me fez mudar tanto?

A frase, linda como sempre, deixou-me a pensar na minha maneira de estar na vida.

Um xi-coração muito apertadinho.

10:16 AM

 
Blogger C_mim said...

Depois de ter feito 3 anos nunca mais sorri nas minhas fotos...

6:14 PM

 
Blogger Angela said...

greentea,
Penso que vemos nos outros tudo aquilo que existe, de fato, em nós. Do contrário, não poderíamos reconhecer o que não conhecemos!
esta grandeza que enxergas em mim, deve ser a sua! Um beijo e, mimha criança, agradece! Angela.

3:45 PM

 
Blogger Angela said...

125 Azul,
Os olhos eram mais azuis e mais imensos, como de quase todo bebê mas a timidez e a tristeza também.
Hoje ainda estão lá mas o sol aprendeu a brilhar, apesar, embora e mesmo assim!

3:48 PM

 
Blogger Angela said...

Meiguinha,
O que sabemos do dentro de cada um?
Nada ou muito pouco! Hoje sou alguém que sabe se defender até de si mesmo mas quem disse que não sou tímida e introspectiva?
Posso "falar" de sentimentos, posso contar casos mas são muito poucos aqueles a quem dou a oportunidade de me ver possuida pos meus sentimentos!
Não suporto ambientes e pessoas estranhas e só sou eu, de verdade com minhas filhas, e... só!

3:52 PM

 
Blogger Angela said...

C_mim
Qual serão as nuvens que toldam o sol de cada um de nós? Tres anos é muito cedo para deixar de sorrir não acha? Que bom vc. poder brincar com os pequenos e retirar as sombras de suas vidas! Um beijo e, tente sorrir mais, mesmo que só para o espelho!

Meiguinha, esqueci de dizer que fico feliz que Picasso te faça pensar e rever posturas! bj, bj, bj.da ursa.

3:56 PM

 
Blogger melga meiguinha said...

Ursa querida,

Será que ficou aborrecida com o meu comentário?
Não era, de todo, essa a minha intenção.

Beijocas grandes.

6:22 PM

 
Blogger Angela said...

Melguinha, é claro que não fiquei aborrecida com coisa alguma! Não costumo ter fricotes à toa!
Apenas te respondi e te contei do meu modo de ser pois nos conhecemos de tão longe e faz pouco tempo e, mesmo pessoas que me conhecem daqui e de muito tempo sabem pouco sobre mim pois não sou tão extrovertida ou comunicativa como pensam!
Não fique preocupada, você mora em meu coração. beijo da sua ursa mãe.

7:48 PM

 
Blogger Pitanga Doce said...

O último parágrafo do teu post é a realidade do que o amigo doutor (excelente amigo e melhor ainda doutor) sempre me aconselhou. Que eu não posso ajudar a ninguém sem que EU esteja bem. Às vezes até brigava comigo tentando me fazer ver quando estava na hora de , segundo suas palavras, recarregar as minhas baterias.
Ah, essas meninas de Libra!

beijos de equilíbrio

11:00 PM

 
Blogger Da Noya said...

Em dias conturbados como os nossos, não abro mão dos meus óculos escuros!
Há novidades em Da Noya! Quando puder, dê uma olhada!
Beijos.

1:17 AM

 
Blogger greentea said...

gosto desta frase , pq todos deviamos aprender a converter em SOL uma simples mancha amarela...

beijos

nota : os gemeos nasceram entre as oito e as nove e trinta da manha, esta no blog da caracoleta , que eu linkei...ja tem creche , ja tem tido ofertas e um deles ja saiu do hospital onde fora de novo internado.

beijos

6:59 AM

 
Blogger Unknown said...

Gostei do que li e da frase do dia. Esta casa é um sol.

Um abraço

1:06 PM

 
Blogger Kalinka said...

Olá Amiga
Que lindo você partilhar sua foto, de quando era bem criancinha...
Muito obrigado pela partilha.

Gostei da frase e, tenho uma história bonita e verdadeira da minha experiência profissional. Uma senhora de 70 anos, internada numa enfermaria do hospital em que eu trabalhava, quando eu chegava na enfermaria para começar meu turno de 8 horas de trabalho, dizia muitas vezes:
CHEGOU O MEU SOL.
Parece que «ainda» conseguia ser o sol na vida de alguém...foi há 8 anos atrás.
Mas, a minha missão hoje é convidá-la para um lanche na minha sala de jantar...um chá com scones, para falarmos de solidariedade para com os nossos meninos gémeos. Aceita?
Te aguardo. Até logo.
Abraços.

5:23 PM

 
Blogger Fábia said...

Oi meu ouro meu sol colorido, vc é todo o amor que eu tenho em mim. Quero cuidar de vc como mãe filha e mesmo não podendo mudar cada destino que a cada um pertence te fazer ver a sua grandeza, leveza e importância para cada um dos seus e te ver cuidar de si com a mesma intensidade do nosso amor e do amor que vc tem por nós. No meu dia eu te festejo! Te amo.

9:08 AM

 
Blogger Angela said...

Da Noya,
já deixei recado em seu blog. Bom sua visita. Já, Já terei tempo para nosso encontro. Grata pela paciência.bj. saudosos

3:36 PM

 
Blogger Angela said...

Greentea,
grata pela informação mas é uma hora muito extensa. Entretanto esta notícia de que um dos pequenos esteve doente já é um bom indício, para a compreender quem é Castor e quem é Polux! Em início de Novembro devo voltar a ter chance pra escrever e postar. bj e obrigada. Angela

3:43 PM

 
Blogger Angela said...

Obrigada António!
É bom ser sol e também ser Lua! Para refletir nas noites tudo que o sol clareia em nossas vidas! Um beijo. Angela.

3:45 PM

 
Blogger Angela said...

Kalinka!
O sol está muito feliz em Áries! Quando ressurge, novíssimo!
Temos força de recriar vida e esperança e é bom quando a usamos!
Não pude aceitar seu convite pois estes dias tem sido muito intensos e quase sem chance de passear pela blogosfera. Vou lá assim que puder ok? Aceito as migalhas do lanche, já que furei! bj.

3:50 PM

 
Blogger Angela said...

Fábia, filha Tão querida,
Que lindo vc. festejar este dia comigo! É, tinhamos que nos separar físicamente mas não ao laço que nos unirá pra sempre.
Não se preocupe, vou me cuidar! Em ideália tem post pra vc. hoje embora tudo ainda esteja correndo e me atropelando. Te amo tanto! MM.

3:54 PM

 
Blogger Angela said...

Pitanga!!!
Pulei vc. mas como seu comentário tinha ficado em minha mente, voltei a procurá-lo.
Bem, esta coisa de se esvaziar pelo e no outro nem é tanto e só libriana mas de uma geração do netuno em Libra (tem outras tb.) Mas,meninas librianas tem que saber encher os dois lados da balança e eu aqui que sou ariana, fico com o meu pratinho da vida entornado e não dá certo! um beijo e obrigada pelo carinho.

3:59 PM

 

Postar um comentário

<< Home