Desde sempre lembro-me viajando em imagens. Primeiro elas fugiram de meu olhar interno e se faziam ver mergulhadas em papel e cores. Depois vieram as palavras e a inspiração dos sonhos, pois foi a realidade que, muitas vezes, trouxe os pesadelos. Em busca de organizar este mundo interior surgiu a Ilha.União de idéias e sonhos, asas que herdei. Apresento-a em pequenos trechos e peço que questionem, perguntem muito para que ela possa tornar-se mais rica e interessante, lugar melhor pra viver.

21.3.06

um saber maior

Existe um ditado oriental que diz:
Quando os deuses querem nos castigar, ouvem as nossas preces.
Difícilmente conseguimos ter uma visão tão límpida e sábia da existência que nos permita ver claro o que seria melhor para nós. Quase sempre pensamos que aquilo que é agradável e nos convém é o melhor e, nem sempre é assim.
Esta pequena história ilustra este pensamento.

Após um naufrágio, o único sobrevivente agradeceu a Deus por estar vivo e ter conseguido se agarrar a uma parte dos destroços para poder ficar boiando. Este homem foi parar em uma pequena ilha desabitada, fora de qualquer rota de navegação. E ele agradeceu novamente.

Com muita dificuldade e restos dos destroços, ele conseguiu montar um pequeno abrigo para que pudesse se proteger do sol, da chuva, de animais e também guardar seus poucos pertences. E, como sempre, agradeceu.

Nos dias seguintes, a cada alimento que conseguia caçar ou colher, ele agradecia. No entanto um dia, quando voltava da busca por alimentos, ele encontrou o seu abrigo em chamas, envolto em altas nuvens de fumaça. Terrivelmente desesperado, ele se revoltou.


Gritava chorando: "O pior aconteceu! Perdi tudo! Deus, por que fizeste isso comigo?"
Chorou tanto que adormeceu, profundamente cansado.

No dia seguinte bem cedo, foi despertado pelo som de um navio que se aproximava. - "Viemos resgatá-lo", disseram.

- "Como souberam que eu estava aqui?", perguntou ele.
- "Nós vimos o seu sinal de fumaça!"

É comum sentirmo-nos desencorajados e até mesmo desesperados, quando as coisas vão mal. Mas a sabedoria da vida age em nosso benefício, mesmo nos momentos de dor e sofrimento. É bom lembrar: Se algum dia nosso único abrigo estiver em chamas, esse pode ser o sinal de fumaça que fará chegar ate nós a Graça Divina.

desconheço o autor.


4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Ursa querida vai-me desculpar mas já percebeu o que eu penso de graças divinas.

O que é que 125_azul tem hoje para agradecer?

3:27 PM

 
Blogger 125_azul said...

o facto de só ter ardido a casa...
Estamos cá. E vamos em frente.
Pode-se sempre construir outra casa. Querida melguinha, ficar muito zangada não faz o fogo recuar e não destruir a casa. Já ardeu...agora é reconstruir tudo o que se perdeu, com a certeza que haverá coisas irrecuperáveis.

6:30 PM

 
Blogger Angela said...

Quando a casa ardeu, e nem era uma casa, o homem foi salvo por este fogo que lhe parecia o fim de tudo!

Em minha forma de ver, que é totalmente pessoal e que não pretende ser a verdade de mais ninguém senão a minha, 125_azul tem hoje a agradecer ter um esposo que a ama e que pretende dividir a vida com ela, ter duas filhas lindas e saudáveis a quem pode dedicar-se e ainda, por isto e apesar de tudo ter a oportunidade de cuidar de sua saúde, descobrindo o que a faz sofrer destes dísturbios nessas circunstâncias.
Talvez tenha também a agradecer não ter gestado um filho doente ou com anomalias que tornasse obrigatório um aborto aos 7, 8 meses ou além! E, ainda mais: ter força e coragem para enfrentar as dores da impotência e ainda assim continuar a dedicar-se aos outros, mantendo bastante otimismo para não blasfemar contra a vida!
Me parece de bom tamanho, e a vc. melga?

1:03 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Eu também pensei em tudo o que Ursa querida escreveu, mas quando me referi concretamente ao dia de ontem é porque continuo a não entender porque certas coisas acontecem a quem não merece.

Mas acho melhor não voltar a falar do assunto senão você e querida 125_azul ´começam a fartar-se de mim.

Vocês são pessoas iluminadas que conseguem tirar coisas boas de todas as situações da vossa vida, mesmo das mais negras.
Infelizmente, eu não consigo ser assim.

Peço que me desculpem.

10:38 AM

 

Postar um comentário

<< Home