Desde sempre lembro-me viajando em imagens. Primeiro elas fugiram de meu olhar interno e se faziam ver mergulhadas em papel e cores. Depois vieram as palavras e a inspiração dos sonhos, pois foi a realidade que, muitas vezes, trouxe os pesadelos. Em busca de organizar este mundo interior surgiu a Ilha.União de idéias e sonhos, asas que herdei. Apresento-a em pequenos trechos e peço que questionem, perguntem muito para que ela possa tornar-se mais rica e interessante, lugar melhor pra viver.

19.5.07

Levem seus pequenos!

Gostaria de ser muitas, de poder viver várias vidas. Escolhi lidar com pessoas e ouvi-las, tentar compreendê-las e assim tornar-me, dentro do possível, uma pessoa melhor. Ficaram, entretanto, algumas coisas para viver, talvez pelos olhos dos filhos, quem sabe nos netos, ou mesmo nestes jovens que hoje, estão expondo seus trabalhos neste salão do livro.
Eu gostaria de ter me dedicado aos livros infantis, à ilustração deles, à fotografia, ao desenho em geral, seja computadorizado ou com recursos manuais em aquarela e lápis. Não houve tempo ou não era pra ser assim, mas fico feliz quando o pequeno Luca, responde à professora da creche e a mim:
-Luca, onde está a Sofia?
- Na barriga da mamãe, brincando!
- E, de que ela brinca?
- De ler!
- O que ela lê?
- O livro do Elefante!

O Luca está acostumado com livros e os aprecia. Desde que começou a falar pedia aos adultos para ler com ele, sentado no colo, os seus livros preferidos. Um deles é o Livro das cerâmicas de Picasso, o que se explica pela profissão e preferências de sua mãe.
Lembro-me de minha infância, quando ao lado dos três porquinhos e do Popeye, estavam os livros de arte e escultura que abundavam em minha casa, pelo pai escultor.
Bem, Sofia está quase terminando de ler o 'livro do Elefante' e, na próxima semana, levaremos o Luca e seus irmãos ao MAM, esperando que muitos também o façam e que, no ano que vem, Sofia já possa ir conosco em seus primeiros passos e escolhas.


9º Salão FNLIJ do Livro para Crianças e Jovens.
De 23 de maio a 03 de junho.
Local: Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro.
Horário de visitação: de segunda à sexta, das 8h30 às 18h.
Sábados e domingos, das 10h às 20h.Ingressos: R$ 3,00.
TODA CRIANÇA RECEBE UM LIVRO DOS ORGANIZADORES DO SALÃO NA SAÍDA DO EVENTO
*
*
*
Frase do dia:
Faça mais do que ouvir: compreenda.
John H. Rhoades

8 Comments:

Blogger melga meiguinha said...

Ursa querida,

Cada vez fico mais maravilhada com as saídas do Luca. Ainda vai querer que a Sofia leia com ele a história do elefante.
E você minha querida ainda está a tempo de escrever um livro para crianças(você escreve tão bem).
Nunca devíamos desistir dos nossos sonhos, não acha?

Muitas beijocas.

9:47 AM

 
Blogger Pitanga Doce said...

Ursam muito antes de ganhar dvd Julinha ganhava livrinhos da Saraiva. Quando ainda não sabia ler perguntava:- Posso inventar a história?

beijos de domingo

11:20 AM

 
Anonymous Anônimo said...

A leitura realemte abre caminhos...

5:55 PM

 
Blogger 125_azul said...

Ana demorou para aprender a ler porque gostava mais das histórias que inventava a partir das imagens do que da história real, descoberta quando alguém lia. Agora, "devora" livros sobre adolescentese suas trapalhadas...
E Sofia terminou de ler o livro do elefante, PARABÉNS!!!
Beijos a todos, especialmente à mamãe guerreira, Fábia.

4:11 AM

 
Blogger marília said...

Ursam,
Obrigada pela visita e pelos comentários! o Luca tem um olhar lindo...e vai ser ainda mais lindo vê-lo a olhar para a mana Sofia.
Felicidades para todos!

12:23 PM

 
Blogger Pitanga Doce said...

BEM VINDA SOFIA!!!

BEIJOS DA TIA PITANGA

12:51 PM

 
Blogger Angela said...

Meiguinha,
É! não desista dos seus, sim? Sofia nasceu e estive vó em tempo integral. Agora vou voltar aos poucos começando por escrever a você. Vamos ler todos juntos a história do elefante?

Pitanga, e 125_azul
É tão engraçado como algumas crianças como a Julinha e a Ana gostam de criar histórias pois a grande maioria só deseja que a gente leia nos livros. Eles não acreditam que alguém, no caso nós, que eles conhecem, pode inventar histórias... Dizem que é da idade da criança e o Bibo já começou a se divertir com minhas invenções mas até agora não aceitava, só dos livros! O Luca também é meio São Tomé!

Marília,
Obrigada pela visita. Acho que o olhar de que falas é o do post anterior, o Pedrinho, outro netinho, primo do Luca. O Luca tem olhos muito claros e é lourinho e, como vc. disse, já olha para a irmã com uma ternura imensa! Mas seu olhar é normalmente muito esperto e vivo.

Pitanga querida, obrigada!!!
depois do post da Fábia não ouso dizer mais nada sobre a Sofia. Eu adorei o que ela escreveu para a filha!

um beijo feliz a todos!

1:33 AM

 
Blogger Pitanga Doce said...

E eu não li??? Lindo!!!

beijos

2:04 PM

 

Postar um comentário

<< Home