Desde sempre lembro-me viajando em imagens. Primeiro elas fugiram de meu olhar interno e se faziam ver mergulhadas em papel e cores. Depois vieram as palavras e a inspiração dos sonhos, pois foi a realidade que, muitas vezes, trouxe os pesadelos. Em busca de organizar este mundo interior surgiu a Ilha.União de idéias e sonhos, asas que herdei. Apresento-a em pequenos trechos e peço que questionem, perguntem muito para que ela possa tornar-se mais rica e interessante, lugar melhor pra viver.

30.3.07

Aniversários e seus símbolos

31 de março



Hoje comemoro o dia em que "vim à luz"! Não sei se em todas as culturas mas, em muitos paízes do ocidente, costumamos reunir amigos e parentes para repartir um bolo. No centro do Bolo coloca-se uma vela ou tantas quantos são os anos que a pessoa completa naquele dia.

Será que alguém já se perguntou a razão desta vela, do acendê-la e, em seguida soprar para apagá-la? Quando me fiz esta pergunta, lembrei-me dos rituais cristãos da páscoa,vinculados aos rituais pagãos do ciclo anual, que se inicia com a primavera.
Nas Igrejas acende-se uma grande vela que é chamada de círio Pascal e que representa a Ressureição de Cristo ou o
renascimento da Luz.
Assim como a natureza renasce, renascemos, nós, a cada ano.

Em nosso aniversário, palavra que significa : o que volta a cada ano, comemoramos nossa entrada na luz, desde a primeira, quando saímos do ventre de nossa mãe, da mesma forma que a natureza comemora o retorno do Sol após seu recolhimento durante o inverno.

Então me perguntei: Porque acendemos a vela e a apagamos em seguida? Apagamos, simbólicamente, um ano que passou em nossas vidas mas, a vela deveria já estar acesa desde o aniversário anterior!
E, após apagarmos este círio - um ano de labor representado na cera das abelhas que compõe a vela, - poderíamos acender uma nova chama, símbolo do novo ciclo que iremos iniciar, deixando-a acesa até o próximo aniversário.

Faço a proposta: vamos dar de presente aos nosso amigos uma vela grande e forte que dure um ano inteirinho. Será acesa no aniversário e só será apagada no dia em que completarmos o novo ano, quando a vela, se for bem feita, já deverá estar no fim.

Então, acenderemos uma nova chama, para um novo ano que se inicia, sob as bençãos dos amigos, de mãos dadas com todos aqueles que nos querem bem e que, assim como os que nos esperaram nascer, estão alí para felicitar nosso novo ciclo.
E, da mesma forma que no círio das Igrejas, esteja impresso em nós o alfa e o ômega lembrando que tudo que tem início finda, assim como tudo que morre volta a nascer.


E o Bolo? Êle está ali representando o que vivemos e construímos
ao longo do ano. Será, então, que naquele velho hábito de o repartir e oferecer a primeira fatia à pessoa de quem gostamos mais, não haverá um equívoco?

Penso que a primeira ou a maior fatia do nosso bolo deveria ir para
aquela pessoa que mais e melhor partilhou conosco o ano que passou.
Este ano, além da família e dos amigos que estarão comigo neste dia, aos amigos virtuais que estiveram presentes durante todo este tempo, com seu incentivo e carinho: Arara, C_mim, Meiguinha, Bichokundum Greentea, Pitanga doce, Kalinka, Letícia Gabian, Antonio Rosa, DuduOliva, Cha-no-yu, La double vie, Avelana, Aenima,
Da Noya, Edson-Mude , Ana Mello , Dias felizes, Dennis D., Minguante e seus editores, Marcelo Spalding, de Veredas e muitos outros anônimos e silenciosos, gostaria de oferecer uma gostosa fatia do tudo de bom que foi este meu ano com a colaboração amiga de todos vocês!

Saúde!
Que a vida de todos nós seja coberta de bençãos!


Frase do dia:
Felicidade não é alegria, passageira primavera, mas a serenidade de viver todas as estações com o mesmo prazer.
Angela Schnoor

13 Comments:

Blogger Luisa Hingá said...

Muitos parabéns. Faça o favor de ser feliz.
Beijinhos

7:16 PM

 
Blogger Mocho Falante said...

Vim direitinho da 125 azul para deixar aqui os meus Parabéns e convida-la a visitar o meu poiso... será muito bem-vinda

10:36 AM

 
Blogger melga meiguinha said...

Querida Ursa,

Recebi a sua fatia.
Muito obrigada.
O dia ontem correu como você desejava?
Quando puder và a C_mim por favor.
A fadinha também lhe dedicou o post de ontem.

Beijocas.

11:29 AM

 
Blogger C_mim said...

Eta que eu gosto de saber estas coisas... Pois nós fazemos muitas coisas por tradição mas sem saber o porquê...

3:43 PM

 
Blogger Angela said...

Queridos amigos

Obrigada Luiza,
procuro ser feliz todos os dias, nem que seja um pouquinho!

Mocho,
Já estive muitas vezes em seu cantinho e gosto muito de seu jeito sensível. Voltarei identificando-me. Obrigada!

Querida Meiguinha
Não costumo ter muitos desejos e, quando os tenho sou flexível. Deste modo, as coisas fluem como devem ser, sem decepções.
Ontem estava dormindo com minha filha Anna e com Pedrinho pois o genro viajava a trabalho. Fizeram um café- da manhã de surpresa, delicioso em casa dela e foi muito bom.Só nossa pequena família.
à noite um jantar no Iate clube, reuniu família e amigos próximos.
Foi bom mas o Pedro não estava bem de saúde e pela madrugada estávamos num hospital. Nada mais sério mas fui dormir, novamente, com eles e só agora vou curtir os presentes que ganhei. Foram muitos livros, Moleskines,almofadas fofas e outros mimos deliciosos.
A noite foi cansativa pela preocupaçao com o neto e a filha mas já está tudo bem e o ano, espero, será muito bom!
Ah! recebi muitos telefonemas, inclusive daí, de nossa arara, do Azulão e família. Eu estava fora mas vou falar com eles amanhã só por causa da diferença de fuso. Cheguei em casa tarde!

C_mim
Obrigada pelo seu post! Estes símbolos são encontrados hoje, na Net com facilidade. Outros, eu deduzo a partir dos ritos assentados na história. Também acho bom saber o que fazemos para não sermos autômatos e a vida passa a ter outro sabor!

10:48 PM

 
Blogger Kalinka said...

Oi Ursa querida, muito obrigado pela sua presença em meu cantinho.
Também eu sou do signo de Áries. Somos mulheres de fogo, cheias de energia.

Gostei de saber qual o significado de acender a vela e de voltar a apagar a vela, nunca tinha pensado nisso.
Também sendo avó posso compreender a sua preocupação com os problemas que costuma acontecer quando são mais pequenos...

Renevo os votos de muitas Felicidades pela sua Vida, sempre.
Grande beijo de Parabéns.

5:20 AM

 
Blogger Carlos Malmoro said...

ideália,
também eu vim directamente da 125_azul. O que se há-de fazer: ela não deixa ninguém indiferente. Somos «obrigados» a seguir aquele rastro de ternura e humanidade.
Aproveito então esta visita de médico para lhe desejar um excelente aniversário e deixar-lhe um simples mas sincero voto de felicidades.

3:49 PM

 
Blogger Pitanga Doce said...

Ó MEU DEUS (e vou escrever em maiúsculas) COMO PUDE NÃO ESTAR PRESENTE EM TAMANHA COMEMORAÇÃO? POSSO OUVIR VOZES "ESTA PITANGA DEVE ANDAR NA MOINA E NEM FOI AO ANIVERSÁRIO DA AMIGA" MAS ACONTECE QUE ESTA NET NÃO É MINHA E ÀS VEZES DOU COM O NARIZ NA PORTA. ÂNGELA, SABES O BEM QUE TE QUERO E O BEM QUE ME FAZES QUANDO VAIS AO PITANGA. DESEJO-TE O BOM HUMOR DE SEMPRE, A TERNURA, E QUE NUNCA TE FALTE AMOR E NEM PALAVRAS (PARA OUVIR E DIZER)

BEIJOS E DESCULPAAAAA!!!

9:23 AM

 
Blogger Angela said...

Mas, Pitanga!
A idade pode estar me pregando peças mas tenho certeza de que senti cheirinho de Pitanga por aqui no dia 31!
Há razões que não podemos explicar... é só chegar por perto que o odor vem antes, passa pela porta... eu senti!

3:56 PM

 
Blogger EDUARDO OLIVEIRA FREIRE said...

Parabéns e muito obrigado por se lmebrar de mim.

11:38 PM

 
Blogger AEnima said...

Querida Ursinha,

Estava em falta para contigo! Vim aqui espreitar para "ver se estava tudo bem" no outro dia, mas o trabalho e as dores de cabeca levaram a que nao deixasse aqui os meus beijinhos expressos. Mas hoje volto com tempo e para retribuir em mil todas as beijocas e ondinhas de calor que me enviaste no Natal, quando eu tanto precisei.

Nao te conheco fisicamente, mas sei que es uma pessoa muito linda... uma encarnacaozita da Mae Natureza nesto mundo humano nosso.

Mil beijinhos fofos e muitos muitos muitos parabens!!!!

Ps - ainda nao me conhecias, mas pela mao da azulinha vim aqui visitar-te no halloween. Estive a ler sobre o ritual e rezei a minha prece frente ah luz acesa como mandaste! Palavras muito sabias as tuas, sempre. Obrigado.

12:00 PM

 
Blogger Pitanga Doce said...

Ângela o cheirinho que sentiste já foi diagnosticado como " a Mila esteve aqui", era o que diziam quando eu frequentava os corredores da Kalouste aí no Rio. Será que o meu espírito anda por aí a flanar se o meu consentimento? hehehe

brincadeiras à parte, sabes que andamos sempre em sintonia, nós duas.

beijos de sol fraco

12:29 PM

 
Blogger AEnima said...

Ola Angela,

Vi o meu nome aqui sim. Fiquei "corada". Nestas alturas nunca sei bem o que dizer, por isso eh que nao disse nada. Agora ja tenho o teu link para vir aqui mais vezes. Um beijinho muito grande, para ti e para a familia. Ser avo nestas alturas do ano eh complicado! Muitos miminhos para dar... eu sei! :)

Beijinho

e**

2:31 AM

 

Postar um comentário

<< Home