Desde sempre lembro-me viajando em imagens. Primeiro elas fugiram de meu olhar interno e se faziam ver mergulhadas em papel e cores. Depois vieram as palavras e a inspiração dos sonhos, pois foi a realidade que, muitas vezes, trouxe os pesadelos. Em busca de organizar este mundo interior surgiu a Ilha.União de idéias e sonhos, asas que herdei. Apresento-a em pequenos trechos e peço que questionem, perguntem muito para que ela possa tornar-se mais rica e interessante, lugar melhor pra viver.

19.11.06

MEMÓRIA DOS AVÓS

para Fábia, Anna e Carmen.

Hoje, depois que soube da frase do Luca: - “quero mais vovó”, expressando seu desejo de ficar mais aqui em nossa casa, estava pensando que, embora meu desânimo com a vida, seu ritmo e tudo o mais, acho que gostaria muito de viver tempo suficiente para que meus netos se lembrem que existi em suas vidas.

Não preciso que lembrem exatamente de mim, por mim, mas gostaria que eles tivessem uma boa lembrança de terem tido uma avó que os amou, aplaudiu e os apoiou e que encheu suas vidas de fantasias e coisas boas.

Quando leio textos de homens que se referem a seus avós, com carinho e lembranças especiais, posso perceber a importância destas experiências para a autoconfiança das crianças.

Sei que eles irão ter tudo de bom a partir de seus pais, mas avó é outra coisa, pois estamos ambos, netos e avós, mais perto de Deus (se posso dizer assim), e por isto não damos tanto valor a pequenas chatices que povoam os encargos, necessários, dos pais.

Que a casa da Vó pudesse ser um referencial de abrigo, de aconchego, de cumplicidade e de horas felizes. Acho que isto já faria minha vida ter tido um sentido, pois eu sei que poderei ser melhor avó do que fui mãe, pelo papel da avó em si mesmo e porque ficamos mais tranqüilos e simples, com o tempo de vida.

A esta altura, por mais que tenhamos, ainda, uma vida pessoal útil, temos mais tempo e disponibilidade para eles.

Quando estão com a gente são como Reizinhos, o centro de nossas atenções. Gravitamos ao redor de suas vontades e os limites só acontecem em duas circunstâncias: para evitar danos à sua saúde e integridade e para não desautorizar os pais.

Entretanto somos o porto onde podem encontrar esses limites expandidos e os netos podem ter a certeza de contar conosco como embaixadores de seus interesses junto aos pais e ao mundo adulto. Avós são por eles, com eles e a partir deles.
Afinal, quanto mais velhos, mais claras são nossas lembranças arcaicas e, mais próximos estamos de nosso ser criança.

Como sou grata a vocês por estes bebês tão amados e lindos e por estarem aí pra brigar, educar e se estressar enquanto nós curtimos esta relação tão linda, sabendo que seus dias de Vós também chegarão, e vocês vão nos entender melhor como acontece agora, com a compreensão do papel de mãe.

O amor muito grande da MM,TT,VV.

Em 19 de novembro de 2006. 16h40’ HV. Rio de janeiro.
 Posted by Picasa

10 Comments:

Blogger 125_azul said...

Eu quero mais dinda! Um resfriado brabo me pegou pelo pé, ultrassom diz que o bebê deveria estar um pouquinho maior e pressão começou a subir... Luca tem uma avó maravilhosa e um avô fantástico. Encha-o de beijinhos por mim, que para Bibo já mandei ontei. Para Pedrinho, ternura imensa.

6:50 AM

 
Blogger Pitanga Doce said...

Bom dia Angela, faço minhas as suas palavras. Sempre encarei a minha missão de avó (e a minha é um pouco mais complicada)como uma dádiva e a definição da nossa casa como um porto seguro é perfeitamente compreendida pela Julinha, quando aos sábados de manhã ouço a voz ao telefone a perguntar "posso ir pr'aí"?
Temos tempo e amor de sobra para eles e o que lhes oferecemos retorna em dobro para nós. Quando vão embora a casa fica com "vestígios" da entrada da sala até à cozinha, mas também fica o perfume doce dos anjos, do shampoo que não arde nos olhos e um minúsculo sapatinho da boneca Polly que caiu entre as almofadas do sofá.
Quando vamos às compras e ela vê maravilhada tantos brinquedos (e gosta de todos) digo-lhe que primeiro temos que ver o preço. Agora, quando ela vê alguma coisa pergunta: "vovó, posso gostar"?

beijos carinhosos de uma avó para outra.
Hoje vou à sua primeira atuação no ballet no Teatro da UERJ, onde representará Pinturas de Portinari.

8:11 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Lindo, texto escrito com sentimentos mais puros e maravilhosos do mundo. Adorei!!

11:38 AM

 
Blogger melga meiguinha said...

Ursa querida,

Que texto tão ternurento.

Como sabe não tenho netos mas canalizo o carinho de vovó para o meu sobrinho mais pequenino.
É assim como você e o Bibo.

E claro que irei ficar nas nuvens quando a Telma tiver as suas coisinhas muito fôfas.

Muitas beijocas.

6:55 PM

 
Blogger greentea said...

beijos para ti pela avo que es - minha filha nao chegou a conhecer nenhuma das avos e tenho muita pena disso...

10:47 PM

 
Blogger Angela said...

Querida Azulinha,
Já te falei de muitas maneiras mas deixo aqui a minha calma certeza de que além da gripe, o pior são os médicos e os temores com que nos enchem a cabeça e o coração. relaxa ok? bjs e muita serenidade.

3:08 AM

 
Blogger Angela said...

Pitanga,
não sei qual seu problema como avó mas, seja o que for, sua neta deve adorar suas histórias!
Imagino como deve ter sido empolgante este ballet!

3:10 AM

 
Blogger Angela said...

Dudu,
acho que,um dia, você poderá ser um avô ou tivô maravilhoso! Não faltarão histórias pra contar aos netinhos!

3:12 AM

 
Blogger Angela said...

Meiguinha,
Então não podes tomar tempo da Telma com o namoro!
Que ela te presentei logo, logo! bj.ursamãe.

3:13 AM

 
Blogger Angela said...

Greentea,
Não conheci meus avôs, os homens. Acho que fazem falta e busco muitas histórias deles pra preencher este espaço vazio.
Não sei a idade de sua filha mas posso adotá-la como neta!um beijo.

3:16 AM

 

Postar um comentário

<< Home