Desde sempre lembro-me viajando em imagens. Primeiro elas fugiram de meu olhar interno e se faziam ver mergulhadas em papel e cores. Depois vieram as palavras e a inspiração dos sonhos, pois foi a realidade que, muitas vezes, trouxe os pesadelos. Em busca de organizar este mundo interior surgiu a Ilha.União de idéias e sonhos, asas que herdei. Apresento-a em pequenos trechos e peço que questionem, perguntem muito para que ela possa tornar-se mais rica e interessante, lugar melhor pra viver.

25.3.06

SCHNOOR 360º - Ao vô Emílio

SCHNOOR - BREMEN



Estas são fotos do bairro SCHNOOR em Bremen, Alemanha

Da família materna trago raízes Lusitanas e mouras, da família paterna recebi uma história de Vikings que foram para o norte da Alemanha onde existe,até hoje, este lindo bairro de onde partiu a construção da cidade de Bremen. Meu bisavô paterno, chamado carinhosamente vovô Emílio, acabou por nascer na França, em Chateauroux, de onde veio para o Brasil onde tornou-se um grande engenheiro construtor de estradas pelo Brasil, Argentina, Bolívia etc.
Este grande homem nasceu em 29/03/1855 e faleceu em 1923 no RJ.
este post é em sua homenagem.

Emille Armand Henri Schnoor

29 Comments:

Blogger Fábia said...

Que legal, adorei. Acho que vc deveria postar mais coisas de família, ajuda na minha biografia ancestral (hahaha!). Bjs

11:59 PM

 
Anonymous Anônimo said...

folgadinha!

1:40 AM

 
Blogger 125_azul said...

Vovô Emílio, onde estiver, agora sorriu

7:42 AM

 
Blogger Angela said...

Renata, estou torcendo para vc. voltar aqui! Já que não deixou email e não tem blog só aqui posso te dizer do meu encanto ao receber sua mensagem. Emílio, foi avô de meu pai, portanto uma geração está entre nós mas eu gostaria muito de saber o nome de seu pai e de seu avô. Há anos tento levantar a genealogia dos Schnoor e vocês poderiam preencher espaços vazios!
Se vier aqui me envie um email para : aschnoor@superig.com.br
Um beijo e muito obrigada por suas palavras. Angela.

4:31 PM

 
Anonymous Anônimo said...

que bacana isso.
sou jornalista e estou fazendo um levantamento sobre a Usina Gravatá em Betim-MG, construída pelo empresário Emilio Schnoor, gostaria de entrar em contato para obter mais informações.
jornalcarapintada@yahoo.com.br

5:31 PM

 
Blogger Unknown said...

Oi Prima,

Gostei da homenagem.

Bjs.

Erik Schnoor

11:42 AM

 
Blogger Angela said...

Oi Erik!
Bom te saber por aqui. Sua irmã Tati nos deu um super presente: a certidão de nascimento de Emílio chegou ao Brasil.
Se tiver chance, completa seu perfil e o ramo de seu avô na árvore genealógica da Geni.com que a Adriana abriu. veja lá, está imensa. um beijo.

7:14 PM

 
Blogger Unknown said...

oi prima, adorei o blog. Vou virar assidua

11:20 PM

 
Blogger Angela said...

Obrigada Ingrid!
Fico super feliz ao te saber por aqui.
Eu tenho escrito pouco para Ideália desde que comecei o Microargumentos pois é lá que concentro minhas histórias curtas.
Veja lá o que acha.
www.microargumentos.blogspot.com
um beijo e até breve, com carinho.

12:04 AM

 
Blogger Edson C Contar said...

Campo Grande, hoje capital de Mato Grosso do Sul, deve praticamente todo o seu progresso a Emilio Schnoor...Foi dele o projeto que alterou o traçado da Estrada de Ferrro Noroeste do Brasil e deu vida a cidade! Hoje é nome de rua e sempre lembrado na história da cidade.
Tnho farto material sobre ele...caso necessite, entre em contado.

8:06 PM

 
Blogger Angela said...

Caro Edson,
Agradeço muito seu contato e oferta.
Poderia me dar uma ideia de que material dispões sobre Emílio?
Se não for abuso, envie mensagem para aschnoor@superig.com.br


Então participo à família e resolvemos, ok?
Um conterrâneo seu o Celso Higa,que já escreveu a biografia de meu avô, colabora sempre com informações.
Um abraço, muito grato.
Angela.

10:00 PM

 
Blogger Unknown said...

Pessoal sou filha do IOHN SCHNOOR, acredito que ele seja avô do meu pai, muito legal encontrar essas informações.

11:25 AM

 
Blogger Angela said...

Jacqueline,

Sim, você, assim como eu, é bisneta de Emílio.
Tentei te enviar a genealogia dos Schnoor para vc ver, seu nome, de seu pai e , quem sabe, me ajudar a completar o que falta.
Não encontrei e-mail para te enviar.
se quiser, envie uma mensagem para meu endereço que te envio o que tenho, inclusive a certidão de nascimento de Emílio que, de fato,
trocou a ordem de seus nomes próprios quando passou a viver aqui. Seu pai deve gostar de ver.
Um abraço da Angela

2:19 PM

 
Blogger Leandro Campos said...

Parabéns, tantei achei muito interessante. Eu estava pesquisando por meus parentes maternos, nascidos na cidade de novo Cruzeiro, próximo ao ribeirão Lufa. No ano de 2014 consegui conhecer meus tios maternos e meus muitos primas e primos e os tantos outros priminhos e priminhas de segunda grau e assim por diante. Nosso encontro/reencontro ocorreu em Piracibaba/SP, pois após o fechamento da linha férrea Minas-Bahia, minha mãe foi ainda adolescente para BH e seus irmãos para São Paulo. Se reencontraram no velório da mãe deles e agora em 2014. Estou sendo responsável com mais uma prima a construir uma família unida e forte, com orgulho e conhecimento de suas origens e quais lutas enfrentar nessa vida. Ainda não parei de procurar sobre Lufa, Novo Cruzeiro e hoje eu fiquei curioso pra saber quem fosse o Engenheiro Schnoor, que deu nome a uma cidade próxima a Novo Cruzeiro! Estou buscando informações para criar a árvore genealógica da família Lopes da região de Novo Cruzeiro. abraços
Parabéns pelo Blog.

10:28 PM

 
Blogger Angela said...

Leandro, agradeço e torço para que você consiga seu intento!
Família é muito importante!
um abraço,
Angela

11:14 PM

 
Blogger Unknown said...

Muchos saludos para todos .... y muchas gracias Angela. Mi nombre es PATRICIA CARDOZA MAURTUA, soy hija de Graciela Maurtua Schnoor, y nieta de Rosalina Schnoor de Maurtua, y bisnieta de Rosalina Freitas de Schnoor ..... que es lo que recuerdo haber escuchado de mi mamá y tía Emilia Maurtua Schnoor ..... Como todos desearia recibir mas información de la familia ..... yo vivo en Lima Perú, pero deseo viajar a Río de Janeiro pronto .... allí vive mi prima Martha Sanchez de Schnoor.... mi correo es pcardozam@gmail.com y mi telefono es +511 979303587 Muchas Gracias

3:04 AM

 
Blogger Unknown said...

Blogger Patricia Cardoza dijo ...
¡Muchos saludos para todo el mundo .... Y muchas gracias Angela. Mi nombre es Patricia CARDOZA Maúrtua, hija de soja Graciela Maúrtua Schnoor, y nieta Rosalina Schnoor Maúrtua, y bisnieta Rosalina de Freitas Schnoor ..... Que es Lo Que recuerdo Haber escuchado mi mama y tía Emilia Maúrtua Schnoor. .... al igual que todos Recibir desearia MAS INFORMACION de la familia ..... yo vivo en Lima Perú, pero deseo viajar a Río de Janeiro listo .... Alli vive mi prima Martha Sánchez Schnoor .... Correo millas es pcardozam@gmail.com y mi teléfono es +511 979303587 Muchas Gracias

3:18 AM

 
Blogger Angela said...

Patrícia,
ontem enviei uma mensagem de e-mail para você com uma foto de 1955 do Carlos Maurtua e seus filhos em cada de minha mãe. Eu tinha 11 anos na época e me lembro muito bem de todos. Encaminhei sua mensagem para Martha Schnoor, que é muito próxima a nós.
Aguardo sua resposta para saber que informações deseja.
um abraço,
Angela

1:40 PM

 
Blogger Unknown said...

Este comentário foi removido pelo autor.

2:14 AM

 
Blogger Unknown said...

Eu sou de Engenheiro Schnoor Minas Gerais

2:14 AM

 
Blogger Unknown said...

Eu sou de do interior Minas Gerais
O meu lugar chama Engenheiro Schnoor MG

2:17 AM

 
Blogger Angela said...

Sim Fernando! bem vindo! agradeço sua mensagem. Este lugar leva o nome de meu bisavô o construtor de estradas por este Brasil e mais outros países da America do Sul.
Tomara que um dia as ferrovias sejam restauradas e melhor conservadas para unir este Brasil tão grande. Um abraço. Angela Schnoor.

3:59 AM

 
Blogger Professor Eduardo Sena said...

Este comentário foi removido pelo autor.

2:51 PM

 
Blogger Professor Eduardo Sena said...

Engenheiro Schnnor
Um pequeno e pacato distrito da cidade de Aracuai Minas Gerais,localizado às margens do Rio Gravata, no Vale do Jequitinhonha onde ainda tem uma Estação da Antiga Estrada de Ferro BaiaMinas recentemente toda restaurada e que traz o nome em homenagem ao Engenheiro Schnnor que contribuiu para o progresso daquela região na época esta datada em 1924. A BaiaMinas e cantada até hoje por grande músicos, compositores e poetas. As fotos de Engenheiro Schnnor podem ser vistas no Google Map
Eduardo Sena Local Guide Nível 9 - Google Map Engenheiro Schnnor

3:02 PM

 
Blogger Professor Eduardo Sena said...

Se puderem me mandar uma cópia eu terei a satisfação de colocar em um quadro e Presentear aos moradores do Distrito de Engenheiro Schnnor lá no Vale do Jequitinhonha onde aí possuo poa pequena residência para férias.

3:08 PM

 
Blogger Professor Eduardo Sena said...

Prof.senna@gmail.com

3:09 PM

 
Blogger Unknown said...

Olá, meu nome é Maria Jose Cardoza! minha avó é Graciela Maurtua Schnoor e o engenheiro Schnoor é meu tataravô. Estou reconstruindo minha árvore genealógica! Se você pudesse me passar mais informações sobre ele e sua esposa Rosalina, seria ótimo! minha carreira é: mjcardozav@gmail.com

8:55 PM

 
Anonymous Emilio José de Paula Menezes said...

Eu me chamo EMILIO DE Paula Nenezes sou bisneto de Ida SCHNOOR Irmã do eng. Emilio Schnoor. Gostaria de mais informaçao sobre meu tio bisavô .
emiliom@usp.br

2:56 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Meu avô tb se chamava Emilio Schnoor

3:02 PM

 

Postar um comentário

<< Home