Desde sempre lembro-me viajando em imagens. Primeiro elas fugiram de meu olhar interno e se faziam ver mergulhadas em papel e cores. Depois vieram as palavras e a inspiração dos sonhos, pois foi a realidade que, muitas vezes, trouxe os pesadelos. Em busca de organizar este mundo interior surgiu a Ilha.União de idéias e sonhos, asas que herdei. Apresento-a em pequenos trechos e peço que questionem, perguntem muito para que ela possa tornar-se mais rica e interessante, lugar melhor pra viver.

12.4.06

HOMENS - quantas mentiras lhes contaram

HOMENS
Quantas mentiras lhes contaram...
(resposta a um artigo sobre as mulheres)


As mentiras foram tantas que você, bem cedo, começa a se achar culpado por ser incompetente e sem condições de fazer da vida uma sucessão de vitórias e felicidades.

Uma das mentiras foi que os homens, podem conciliar perfeitamente as funções de provedor, companheiro e super amante e ainda por cima ter uma carreira profissional brilhante, ganhar bastante dinheiro e ser forte em qualquer circunstância.
Não é sempre que podem...

Quando você se dedica de corpo e alma a seu trabalho, de forma criativa e competente, nem sempre é valorizado e materialmente recompensado e gostaria de ser compreendido em vez de cobrado.

Te contaram que você não podia chorar ou pedir ajuda, quando se sente triste ou inseguro.
Quando chega cansado em casa, tem vontade de dormir, tomar uma cerveja ou ver seu programa favorito e, muitas vezes precisa estar pronto para o programa social que sua companheira ou a família espera que você enfrente com o mais belo sorriso!

Muitas vezes, não consegue estar bem sexy quando encontra a esposa ou a namorada, para cumprir um dos papéis considerados obrigatórios na trajetória de um homem : o de amante. Aliás, nem o de companheiro.
Quem vai conseguir trocar uma idéia sobre a ultima briga com a família dela ou a separação de sua melhor amiga, se saiu do trabalho e passou no supermercado rapidinho para comprar uma massa e um molho pronto para resolver o jantar, pois a empregada faltou, ou um pacote de fraldas para o recém nascido ou ainda teve que enfrentar uma fila no posto para abastecer antes do aumento da gasolina e ainda por cima está deprimido porque não teve tempo de ligar para um grande amigo que está doente ou porque seu time perdeu o campeonato.

Mas as revistas e os anúncios de TV estão aí, querendo convencer os homens de que para ter sucesso devem ter o corpo do Paulo Zulu, o encanto do Gianechinni ou a verve do Falabella!
Que seu casamento continuará tendo aquele toque de glamour fundamental para que dure por muitos e muitos anos se você for o melhor na cama além de levá-la a viajar pelo mundo ou dar-lhe um diamante ou o carro do ano. Quanta mentira...

Outra grande diz respeito ao homem que não trabalha fora de casa. No começo, ele até tenta aprender como cozinhar, fazer compras ou administrar a empregada (se tem), buscar as crianças no colégio e estar sempre esperando por ela com a casa em ordem mas, cedo se vão as ilusões.

Entre em qualquer papo das vizinhas e vai ouvir que lugar de homem é na rua e vai ver um bando de mulheres pichando seus dotes artísticos ou aptidões manuais, isto quando não recebe críticas pelas compras erradas ou pela bagunça do banheiro.

Dizem que o trabalho enobrece, o que pode até ser verdade. Mas ele também envelhece, cansa e preocupa quando a sociedade não o valoriza e o homem é cobrado por não estar enquadrado no sistema!

Não adianta ser um homem glamuroso, gentil e pronto a fazer todos os agrados, aqueles que encantam as mulheres, precisa fundamentalmente de duas coisas: sucesso e dinheiro. Tempo para fazer musculação, tomar um chope com os amigos, estar vestido com as melhores grifes, ter um papo interessante, estar "por dentro" da política no mundo, ter dinheiro para tudo isso e ainda para pagar uma excelente empregada.

É muito interessante a auto imagem que impuseram ao homem ao longo do tempo e, mesmo que ele seja liberal e não se sinta inferiorizado com o sucesso das mulheres, lá no fundo sempre se sentirá um perdedor ao sentir medo, querer chorar e pedir um colo, pedir socorro porque não consegue trocar um pneu sozinho, porque deu uma broxada ou porque tem um trabalho menos valorizado que o feminino.

Felizes são os homens que têm cinco minutos - só cinco - para curtir a roupa nova que vão usar no trabalho. Na luta contra o relógio o uniforme termina sendo preto, marinho ou bege, para que tudo combine e saia mais em conta sem apertar o orçamento doméstico.

Mas têm outros, com filhos já crescidos: esses, quando chegam em casa têm que conversar com as crianças, perguntar como foi o dia na escola, procurar entender por que elas estão agressivas, por que o rendimento escolar está baixo. E ainda têm outros que, com ou sem filhos, ainda têm uma namorada que apronta e sem a qual acham que não conseguem viver e desconhecem que, segundo um conhecedor do ser humano, só existem três coisas sem as quais não se pode viver: ar, água e pão.

Dentro destes padrões, convenhamos que é difícil ser um homem de verdade; impossível para muitos, eu diria ...

Para todos vocês assim como para as suas companheiras, mando este recado para entenderem melhor esta criatura que, embora em muitos momentos pareça tão forte, na verdade pode ser, como as mulheres, super frágil...

Claro que às vezes todos somos insuportáveis para os outros, mas isso deveria ser um mero e quase imperceptível detalhe e nada como colocar-se "no ponto do olhar do outro", lembrando que as mulheres também são,em grande parte, responsáveis pelos homens que criaram.

Não contem mentiras pra seus filhos, sejam eles homens ou mulheres!
Façam com que todos sintam-se seres humanos inteiros que se respeitam por aquilo que, apenas são!

Angela Schnoor

2 Comments:

Blogger greentea said...

sem dúvida, respeito por aquilo que APENAS somos

Beijos.

6:03 AM

 
Blogger 125_azul said...

Adoro a foto de ontem e a de hoje tbém é fantástica! Acho que ao Mário não contaram mentiras...beijinho

6:26 PM

 

Postar um comentário

<< Home