Desde sempre lembro-me viajando em imagens. Primeiro elas fugiram de meu olhar interno e se faziam ver mergulhadas em papel e cores. Depois vieram as palavras e a inspiração dos sonhos, pois foi a realidade que, muitas vezes, trouxe os pesadelos. Em busca de organizar este mundo interior surgiu a Ilha.União de idéias e sonhos, asas que herdei. Apresento-a em pequenos trechos e peço que questionem, perguntem muito para que ela possa tornar-se mais rica e interessante, lugar melhor pra viver.

1.4.06

1º de Abril - Dia da mentira - clique sobre o título.

1º de abril
Dia da Mentira

O hábito de brincar com esta data é universal e acontece há séculos.
Na versão mais comentada, o dia da mentira parece ter nascido em 1564, com a determinação do Rei Carlos IX, da França, para que o calendário francês começasse no dia 1º de Janeiro, e não mais no dia 1º de abril.
No início a confusão foi geral, principalmente pela dificuldade de transmitir a notícia para todos, em virtude da falta de meios de comunicação. Como conseqüência da transferência da data das festas e solenidades do ano novo muitas pessoas ficaram perturbadas, sem acreditar na mudança.
Foi então que muitas pessoas passaram a se aproveitar da situação para fazer brincadeiras diversas, inventando uma série de falsas notícias, convites para festas inexistentes, saudações e presentes no dia 1º de Abril, como se ainda fosse dia de ano novo.
Com o tempo a mudança instituída foi aceita e o 1º de abril passou a ser conhecido como o dia de enganar os tolos. Da França a tradição se espalhou para diversos países do mundo, chegando a ser utilizada pela imprensa em falsas matérias neste dia.
No Brasil esta tradição segue viva até hoje, com as pessoas fazendo os mais diversos tipos de brincadeiras para enganar as outras.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Sua marota.

Brincando de 1º de Abril!

Beijinho.

10:58 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Não quando digo que senti sua falta!

3:32 PM

 

Postar um comentário

<< Home