Desde sempre lembro-me viajando em imagens. Primeiro elas fugiram de meu olhar interno e se faziam ver mergulhadas em papel e cores. Depois vieram as palavras e a inspiração dos sonhos, pois foi a realidade que, muitas vezes, trouxe os pesadelos. Em busca de organizar este mundo interior surgiu a Ilha.União de idéias e sonhos, asas que herdei. Apresento-a em pequenos trechos e peço que questionem, perguntem muito para que ela possa tornar-se mais rica e interessante, lugar melhor pra viver.

12.3.06

Percepções e projeções


Só para treinar o olhar e a fantasia. Como num jogo, tentem encontrar :

- Que imagens aparecem pra você dentro desta grande nebulosa de Órion?

Dizem que Leonardo da Vinci, (ou foi Miguelangelo?) observava as nuvens e manchas nos muros etc. e ficava "vendo" imagens... Não importa quem, mas o fato é que podemos perceber em formas e em pessoas imagens e qualidades que certamente, moram dentro de nós.
Quando uma pessoa ou situação nos incomoda a ponto de ficarmos irritados ou encantados e passamos algum tempo com suas qualidades a nos impressionar positiva ou negativamente, é bom que nos perguntemos: O que temos desta pessoa ou situação que tanto nos mobiliza?
As crianças pequenas, na maioria das vezes, são tão puras e inexperientes que se "atiram" em situações sem ver o perigo ou identificam espontaneamente características de pessoas e as expressam de modo a deixar seus acompanhantes constrangidos:- Por que você não tem um braço? Ou então - mamãe aquela mulher está com a roupa rasgada! - ou ainda, - moço, você está zangado?
Da mesma forma elas podem intuitivamente, como fazem os animais, afastar-se bruscamente de uma pessoa ou lugar,identificando um perigo eminente.
Quase sempre quando adultos esquecemos tanto os instintos quanto a fantasia e ficamos apenas com a projeção negativa que despejamos inconscientemente sobre a primeira pessoa que serve de espelho para nossas imperfeições.
É claro que o oposto também ocorre. Uma vez ouvi uma senhora cuja bondade e doçura eram imensas, observar: - Como a fulana é boa! Está sempre pronta a ajudar e a se interessar pelos demais!
Não houve como não sorrir ao perceber que ela envolvia quem estivesse ao alcance com seu olhar cor de rosa!

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

A primeira coisa que "vi" foi uma cabeça em decomposição, aquilo que nós chamamos caveira e que não sei como vocês chamam aí no Brasil.

Depois vi a cabeça de um extra-terrestre daqueles que se podem ver no cinema.

Provàvelmente vai achar-me uma tonta. Talvez se possam ver coisas lindas.

Beijinhos.

10:08 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Acabei de ver o post da sua filha.
Lindo como sempre.

O meu coração derreteu-se ao ver aquelas mãozinhas. Que coisa fofa.
São do seu príncipe(neto)?

Beijinhos.

10:24 AM

 
Anonymous Anônimo said...

As mãozinhas são do meu netinho sim! Ontem ele resolveu experimentar a Terra dos vasos e a mãe aproveitou para fotografar esta travessura. Ficou lindo!

Quanto às formas na imagem, cada pessoa vê coisas diversas e só quando a pessoa delimita o que vê, apontando,marcando, é que podemos ter certeza de estar vendo o mesmo. É como nas relações: precisamos que o outro nos diga como é para ele pois , do contrário ficamos a supor coisas atravéz de nossa visão!
Aqui chamamos caveira também e não há como haver julgamento sobre o que cada um vê. São mundos diversos e únicos e todos se complementam...
No alto da figura me parece bem nítida a imagem de um falcão ou uma águia, vc. consegue visualizar?
Há muitas coisas mais quando se amplia e clareia a imagem o que não cabe dentro do blog e também varia da percepção micro ou macro de cada um. um beijo e obrigada por seu carinho.

4:55 PM

 
Blogger 125_azul said...

Eu vi uma borboleta ou um anjo de asas gordinhas e me deu saudade de vc. vc falando de colheita ontem e eu querendo dividir tanta coisa... um destes dias voltaremos a falar sobre a reza mágica de kumdum filha!

3:50 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Faço votos que as asas em Órion tenham te dado semeadura boa e traga colheita farta, bela e feliz!

Kundumfilha não sabe mas é um ser vidente! Seu centro de consciência é atemporal.

Acho que já sei e já sabia...

1:41 AM

 

Postar um comentário

<< Home