Desde sempre lembro-me viajando em imagens. Primeiro elas fugiram de meu olhar interno e se faziam ver mergulhadas em papel e cores. Depois vieram as palavras e a inspiração dos sonhos, pois foi a realidade que, muitas vezes, trouxe os pesadelos. Em busca de organizar este mundo interior surgiu a Ilha.União de idéias e sonhos, asas que herdei. Apresento-a em pequenos trechos e peço que questionem, perguntem muito para que ela possa tornar-se mais rica e interessante, lugar melhor pra viver.

5.3.06

Para contar às crianças

O "DEFEITO"

Havia num bosque, cheio de laranjeiras, uma pequena árvore que se sentia muito diferente das outras.
Um de seus galhos se estendia, estranhamente, para fora da copa buscando o sol.
Como ficava à sombra de um muro, este galho não produzia laranjas e acabava por chamar a atenção de todos os que ali chegavam.
A arvorezinha se sentia só e infeliz, e pensava que era a diferente no pomar, pois como não podia estar bem próxima das outras, as percebia apenas em conjunto e pensava que todas fossem absolutamente iguais entre si considerando-se a única que sofria com aquela sua particularidade.
Este seu sentir era agravado pelo jardineiro pois ele parecia concordar com ela, quando vinha com a serra e podava aquele seu galho estranho e vazio.
Mas, pouco tempo depois, o galho renascia e lá estava ele, outra vez, incomodando.
Era cortar e ele nascer, cortar e...Voltava, sempre igual, sem folhas, sem flores e...Sem frutos!

Certo dia, um anjo olhou por sobre a copa das árvores e viu que havia uma criança muito só e triste naquele sítio.
Viu também aquele galho vazio da arvorezinha triste e teve uma idéia.

Pensou: Vou usar este galho e tornar esta criança mais feliz.
Naquele mesmo dia, fez o jardineiro sonhar que, em vez de podar o galho iria transformá-lo numa diversão para a menina.

Qual não foi a surpresa e a felicidade da árvore quando, no dia seguinte, viu seu velho e indesejável galho, transformar-se no suporte para um balanço, onde uma criança sorridente balançava, cantava e voava bem alto, como se fosse um anjo!
Nesse dia, aquela árvore compreendeu a possibilidade de aceitar e transformar uma parte sua que rejeitava e, passou a perceber que as demais laranjeiras, cada uma a seu modo, deviam ser também especiais!

PHP

Cada característica nossa que rejeitamos e à qual negamos existência tende a voltar e aparecer em nossa vida como um ato repetido, de forma inconsciente, até que, possamos aceitá-la.
Aí então, poderemos ter o arbítrio para transformá-la em algo que nos ajude a viver melhor e mais integrados, transformando o que nos trazia sofrimento e parecia um "defeito" em potencial criativo realizado.


Angela Schnoor, março de 2001.

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Vou tentar seguir o seu conselho.

Beijinho.

2:22 PM

 
Blogger 125_azul said...

Para crianças? Amiga, você sabe tanto. Contei à Inês, antes do anjo aparecer já ela dizia para pegar nos pedacinhos que o jardineiro cortava e fazer uma casinha de bonecas. Ana esperou a criança aparecer e logo imaginou um balanço. As crianças acham rápido a solução...

3:54 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Filho de peixe sabe nadar!

Que amores essas princesas, não ha-de a mãe ser uma pessoa feliz!

4:49 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Tão bom que a gente cuide da criança que mora em nós!
Fica tudo mais fácil quando a consultamos e ouvimos.
Um beijo para as pequenas Ana, Inês e melga!

2:55 AM

 

Postar um comentário

<< Home