Desde sempre lembro-me viajando em imagens. Primeiro elas fugiram de meu olhar interno e se faziam ver mergulhadas em papel e cores. Depois vieram as palavras e a inspiração dos sonhos, pois foi a realidade que, muitas vezes, trouxe os pesadelos. Em busca de organizar este mundo interior surgiu a Ilha.União de idéias e sonhos, asas que herdei. Apresento-a em pequenos trechos e peço que questionem, perguntem muito para que ela possa tornar-se mais rica e interessante, lugar melhor pra viver.

17.9.06

ANALOGIAS

Um dia num programa de TV me perguntaram :

- Você acredita em Astrologia?
Para espanto da entrevistadora respondi: - não, eu não acredito em Astrologia!

Então fêz-se aquele suspense no ar - ao que pronto me expliquei:
- eu estudo astrologia.

Astrologia não é crença – é o maior acervo de conhecimento da humanidade, sobre a relação do homem com o seu mundo, com os ciclos de vida e da própria natureza, que os antigos nos tem legado.

Vivemos uma época muito substantiva - de muito TER e pouco SER - ao invés de cantar, compramos CDs - ao invés de praticar algum esporte assistimos no TV - ao invés de amar consumimos romances em DVDs. Até mesmo em relação à própria espiritualidade, às vezes esquecemos que somos SERES ESPIRITUAIS vivendo uma experiência humana, ao invés de SERES HUMANOS em busca de experiências raras, “espirituais”.

Texto do Historiador e Astrólogo Carlos Hollanda

Assim, tenho muitos amigos que, como eu, consideram a sabedoria astrológica, um caminho para o crescimento pessoal e para o melhor viver.

Abaixo, uma outra analogia feita a partir da poesia de Chico Buarque.
Chico Buarque, um "super Geminiano" com muitos planetas no signo de Gêmeos, pode ser considerado o "Rei" das analogias. Sua percepção de várias facetas da realidade expressas via poesia é ainda acrescida da sensibilidade Netuniana que amplia os horizontes da percepção ao infinito. Chico não percebe a alma feminina, ele percebe a Alma Humana em toda a sua plenitude e a transforma em palavras.


ESTA ANALOGIA COM A LETRA DA MUSICA "CONSTRUÇÃO" DE CHICO BUARQUE DE HOLANDA FOI FEITA POR JOÃO ACUIO E PODE SER VISTA NO ARTIGO Casas Feitas de Céu - EM - http://www.constelar.com.br/


Áries
"Atravessou a rua com seu passo único

Touro
Subiu a construção como se fosse sólido

Gêmeos
Ergueu no patamar quatro paredes mágicas

Câncer
E atravessou a rua com seu passo tímido

Leão
Subiu a construção como se fosse príncipe

Virgem
Tijolo com tijolo num desenho lógico

Libra
Dançou e gargalhou como se fosse o próximo

Escorpião
Subiu a construção como se fosse a última

Sagitário
E flutuou no ar como se fosse um pássaro

Capricórnio
E atravessou a rua com seu passo sólido

Aquário
Subiu a construção como se fosse máquina

Peixes
E tropeçou no céu como se ouvisse música"


FRASE DO DIA:

Roubar idéias de uma pessoa é plágio. Roubar de várias, é pesquisa.

Posted by Picasa

12 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Não acho certo transformar um conhecimento milenar em consumo.
Post que faz refletir...

7:16 PM

 
Blogger avelana said...

subiu a construção como se fosse principe...
parece-me bem e Chico reformulado

que coisa tão linda...

7:27 PM

 
Blogger Angela said...

Eduardo, vários conhecimentos milenares são o ganha pão de pessoas, como médicos e artistas, por exemplo. O que ocorre hoje é uma banalização de tudo! Não se vai à essência, à sabedoria da vida, tudo é consumo, triste mundo este em que vivemos!

2:07 AM

 
Blogger Angela said...

Avelana,
Que bela riqueza é dona do Chico não te parece? Ela o tem!
E ainda bem que "vivem juntos"!

2:09 AM

 
Blogger O Sibarita said...

Ou estou aqui? É, estou! Então, digo que o texto é um aprendizado que nos direciona ao entendimento de que precisamos olhar o mundo com outro olhos se levamos em conta de que o progresso da humanidade passa infelizmente por esse processo do "eu" interno da comodidade... Como por exemplo que é citado no texto: em vez de praticarmos esportes compramos um pacote dele na tv por assinatura e por aí vai...

abraços
O Sibarita

2:16 AM

 
Blogger melga meiguinha said...

"Atravessou a rua com seu passo tímido".

Ursa querida, agora já não é timidez, é mais dificuldade em andar.

E a frase é 5 estrelas.
Que coisa bem vista.

Beijoquinhas.

6:50 AM

 
Blogger 125_azul said...

Você consegue fazer os posts mais lindos e sábios de toda a blogoesfea! E eu consigo repetir-me sempre que aqui venho, não dá para evitar! Maravilhosa a analogia com "construção": e tropeçou no céu como se ouvisse música é a cara de um peixinho que conhecemos tão bem...
Ainda bem que nunca fui muito dada a pesquisas...
Semana feliz!Beijinhos

8:04 AM

 
Blogger C_mim said...

ursamãe... não recebi mail seu... já conferi... Continua investigando?

Ando meia perdida porque tenho os PC loucos e só posso ver quando tou em PC de terceiros...

beijinhos e obrigada

9:29 AM

 
Blogger Pitanga Doce said...

Esse "dançou e gargalhou como se fosse o próximo" de Libra, não sei porque me lembrou uma cigana.

...morreu na contra mão atrapalhando o tráfego!

Essa frase do dia, ô coisa safadinha, hein?

6:13 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Acho que você quer dizer que astrologia é muito mais que 12 platitudes ditas diariamente por algum 'astrólogo' no jornal. Acertei?

9:53 PM

 
Blogger Leticia Gabian said...

Astrologia pra mim é realmente uma ferramenta a mais rumo ao auto-conhecimento. Acredito realmente nisso.
E a frase do dia é fantástica!
Beijos pra ti.

12:39 AM

 
Blogger AEnima said...

fiquei completamente boquiaberta com esta analogia... Quando a musica foi escrita, nao foi a pensar nos signos conscientemente, pois nao? Ou foi? no link nao encontrei o artigo referindo a musica, pois ja vao uns meses.

Construcao sempre foi uma das minhas musicas favoritas do chico... o ritmo dela faz-me entrar numa espiral de tortura mental... perseguicao... hitchcock... adorooooooooo!

Ja agora... eles tem o ultimo nome igual... sao irmaos? o carlos e o chico?

Mil beijinhos

5:51 PM

 

Postar um comentário

<< Home