Desde sempre lembro-me viajando em imagens. Primeiro elas fugiram de meu olhar interno e se faziam ver mergulhadas em papel e cores. Depois vieram as palavras e a inspiração dos sonhos, pois foi a realidade que, muitas vezes, trouxe os pesadelos. Em busca de organizar este mundo interior surgiu a Ilha.União de idéias e sonhos, asas que herdei. Apresento-a em pequenos trechos e peço que questionem, perguntem muito para que ela possa tornar-se mais rica e interessante, lugar melhor pra viver.

2.5.06

No que vou me tornar um dia

Lecythis pisonis, Sapucaia - árvore - floração - fruto, cabaça e castanhas - madeira
SAPUCAIA

Pouco depois de ter ido morar numa casa longe do centro da cidade, me apaixonei por uma árvore. A casa ficava em uma zona quase rural e, naquela época, minhas filhas tinham pouco mais que um e dois anos. Escolhemos morar neste lugar para que as crianças pudessem ter uma infância saudável, com os pés no chão, jardim e bichos, liberdade para brincar e correr.
Neste lugar podíamos comprar uma casa que não era muito grande mas, tinha uma piscina e muito verde.
No início da estrada do Rio Grande, caminho para nossa casa ela, a árvore, ficava à entrada como um convite ao belo e à vida.

Grande, alta e muito bela, entre agosto e outubro suas folhas se transmutavam em vários tons de rosa até o lilás. Quando descobri seus frutos acabei de me encantar. Produzia cabaças com tampa, de casca dura e resistente sob a forma de urnas de aparência lenhosa que encerram uma boa quantidade de amêndoas comestíveis em seu interior. As amêndoas aromáticas e oleaginosas da sapucaia podem ser consumidas cruas, cozidas ou assadas, constituindo-se em excelente alimento. Podem substituir, em igualdade de condições, as nozes, amêndoas ou castanhas comuns européias, prestando-se como ingrediente para doces, confeitos e pratos salgados.
Que delícia comer seus frutos que além de saborosos são muito nutritivos. A cabaça acabava por se transformar em vasos para plantas e muitos a usavam como panelas na cozinha.

Um ditado popular diz que “macaco velho não mete a mão em cumbuca”. A origem deste ditado, no caso a cumbuca de macaco, é o fruto da sapucaia, onde o macaco mete a mão para agarrar as castanhas. Ao assustar-se, esquece de abri-la ficando com ela presa ao fruto. Segundo o ditado, somente os mais inexperientes acabam vítimas da sua afobação e são penalizados por isso.

Descobri seu nome científico e características principais:
Lecythis pisonis – popularmente denominada: Sapucaia - castanha sapucaia - sapucaia vermelha - cumbuca de macaco - marmita de macaco e caçamba do mato.
Sua altura vai de 20 a 30 metros e de 10 a 20 metros quando isolada. Portanto gosta de companhia. Seu tronco vai de 50 a 90 cm. de diâmetro e é encontrada na Floresta pluvial da Mata Atlântica, do Ceará até o Rio de janeiro.

Este exemplar que conheci era imensa e estava tombada pelo IBDF (Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Florestal).
Como disse Erico Dalmau, "Através da sapucaia, a natureza nos dá exemplo entre outras coisas, que podemos ter a carapaça dura como a do seu fruto, mas sem perder a essência rica do nosso interior".

Muito aproveitei da beleza e dos frutos desta árvore. Identifiquei-me com ela como me identifico com o carvalho, árvore do Norte. Mas nasci no hemisfério Sul e se aqui passei minha vida é aqui que, algum dia, no pé desta árvore desejo que sejam depositadas as minhas cinzas para que eu possa, nutrindo-a, fazer parte de sua seiva e reencarnando sob a forma deste ser que tanto gosto e admiro.

Em 2 de maio de 2006 – Rio de Janeiro

11 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Passei só para deixar um beijinho.

Mais logo comento.

5:32 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Gostei muito da frase de Eurico Dalmau e acho que ele tem toda a razão.

Queria mais uma vez agradecer-lhe
a sua visita ao nosso chá a desejo muito que possa aparecer mais vezes.

Foi tão bom.
Pena é que COM se tenha sentido
com os disparates e nos tenha deixado mesmo que seja por pouco tempo.
Espero que ela volte atrás e continue a brindar-nos com a sua presença.

Um beijinho doce Ursa Mãe.

7:44 AM

 
Blogger 125_azul said...

E eu pensando que vc ia virar um negro alto e jeitoso, fútil, ligado à moda... foi em Paris que ouvi isso? sapucaia é melhor!

2:03 PM

 
Blogger Angela said...

Meiguinha querida,
também gostei do chá. Quanto à menina COM tenho cá minhas opiniões muito pessoais. Não sei de que disparates vc. fala. De nossas brincadeiras? Do intruso? Bem, não tenho muito tempo para gente cheia de "frescura" e sensibilidades à flor da pele!
gosto de gente direta e meiga como você. bj.da Ursa mãe
125_ azul
Você ouviu certo e meu desejo é o mesmo! Uma coisa é o que farei aos meus restos desta vida: vou ser sapucaia por misturar-me à sua seiva. Outra coisa é o que pretendo para a próxima "encadernação"! Como já acumulei tudo o que fiz nesta, quero mudar e, se houver um novo papel quero ser um belo negro, alto, longilíneo, magro, dentes perfeitos, rico, gay e do show biss! Dançar e cantar muito e ser bem leve e alegre em todos os sentidos! Pra compensar não é?

3:16 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Olá Ursa Mãe.

Depois do dia de ontem(5 estrelas), hoje tenho estado a falar sòzinha.
Ninguém me liga, ai, ai.

COM ficou aborrecida com os disparates do intruso.
Já lhe disse também que a querida Ursa não ligou nenhuma e para ela fazer o mesmo. Feitios!

Um beijinho grande.

4:26 PM

 
Anonymous Anônimo said...

E gostei muito da sua próxima "encadernação".

Mas precisa ser gay(com todo o respeito que os gays merecem)?

Já hà tão poucos homens e às vezes eles fazem um bocadinho de falta.

4:31 PM

 
Blogger Angela said...

Oi Meiguinha,
não sei se te pego aqui ou em C_mim. Estou hoje meio atrasada com um texto que devo digitar mas vou papear um pouco contigo enquanto é hora.
Gay sim pois acho que são muito leves e têm prazer físico redobrado. Nesta vida não aproveitei muito disto por não ser extamente ligada em coisas físicas. E o espírito dá um trabalho...

4:41 PM

 
Blogger Angela said...

esqueci-me: homens fazem falta talvez por que achem, como eu, que as mulheres são muito complicadas! e, eu não queria esta de filhos e família. Foi muito boa a experi~encia mas queria viver bem egoísta!

4:44 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Compreendo a sua visão da coisa e em parte concordo.

Acha as mulheres complicadas?
Então o que dizer dos homens?

Podemos continuar em C_mim?
Parece que a nossa arara também está on line.

4:54 PM

 
Blogger Fábia said...

Bom, que tarde eu comer castanhas de mãe... vai apenas ser mais uma forma de ter você dentro de mim...
Beijos

11:09 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Ih! tomara que eu não estrague o gostinho bom da sapucaia pois pra me ter dentro de tigo não carece comer não! bjk. querida.

2:41 AM

 

Postar um comentário

<< Home