Desde sempre lembro-me viajando em imagens. Primeiro elas fugiram de meu olhar interno e se faziam ver mergulhadas em papel e cores. Depois vieram as palavras e a inspiração dos sonhos, pois foi a realidade que, muitas vezes, trouxe os pesadelos. Em busca de organizar este mundo interior surgiu a Ilha.União de idéias e sonhos, asas que herdei. Apresento-a em pequenos trechos e peço que questionem, perguntem muito para que ela possa tornar-se mais rica e interessante, lugar melhor pra viver.

24.4.06

Notícias felizes

Desenho feito por mim em 1950 no Hospital dos servidores do Estado no Rio de janeiro
encontre a formiga que mostra lingua
Notícias felizes

Quando criança estive internada por causa de uma septicemia. Embora sejam muitas as lembranças difíceis, o contexto geral que me ficou foi de uma situação muito boa e feliz. Sim, recebi carinhos e atenções especiais mas acho que foi o tanto que me permitiram desenhar que me libertou do lado negro da história. Naquela época eu não começara a trocar os primeiros dentes e tinha menos de seis anos mas já gostava de lápis e papéis desde bem mais cedo.
Lembro-me das enfermeiras e de meus pais me trazendo um suporte à cama do hospital onde eu coloria minhas "formigas". Desenhava muitas figuras negras e as chamava de formigas. Acho que alguma coisa desta doença eu expelia e limpava através destes simbolos. As formigas são tidas como símbolos de trabalho, paciência, atividade e seletividade. No mito de Eros e Psique são as formigas que auxiliam a alma em sua primeira tarefa no caminho da auto consciência - a separação dos diversos grãos - metáfora de aprendizado do dicernimento. Creio que a arte me auxiliou desde então a passar pelos túneis negros da existência e procurei usar de todos os recursos da expressão humana que estavam accessíveis, em meus trabalhos no consultório.
Sempre acreditei que a arte assim como o esporte são elementos de cura e é sabido que as doenças não apreciam a alegria e o bom humor e a energia bem canalizada . Deste modo, quando expelimos o que nos impede estes atributos através das diversas expressões de que dispomos acabamos livres de tudo aquilo que embargava nossa saude.

Bem, isso tudo foi um preâmbulo para contar uma boa notícia:
Não posso afirmar pelo mundo todo mas, em nosso país, temos cada vez mais dado ênfase a tudo de mal que acontece a nossa volta e não são poucos os motivos de desesperança. Mas ocorre que os fatos positivos são suprimidos ou mal divulgados e ficamos com a noção de que só existem a violência e os abusos por todo lado.
E então vejam só:
Parece que nosso governo descobriu que a arte, por enquanto sob a forma de literatura (teatro, poemas e contos), pode fazer bem a alma e com isso, aliviar o sofrimento e colaborar para a cura de pacientes internados em hospitais.
Já temos os Doutores da Alegria, um grupo que, com o maior sucesso, brinca com as crianças hospitalizadas.
Neste 31 de março, dia de meu aniversário, pareceu-me ganhar um presente que me encheu de alegria: o Ministério da Cultura começou a apoiar um projeto chamado Salas de Leitura.
Elas funcionam dentro dos hospitais e a platéia, constituída por pacientes internados e seus acompanhantes podem ouvir poemas, leitura de contos, assistir encenações teatrais e ainda fazer uso dos livros doados às bibliotecas.
Este trabalho é feito em sua maior parte por voluntários brasileiros que dedicam parte de seu tempo a ajudar aos que precisam. Quem já ficou internado em algum hospital ou acompanhou um parente ou amigo sabe como o tempo se arrasta e a solidão pode ser dolorosa.
Quem sabe, em breve, poderão existir salas para pintura, desenho e outras atividades criativas?
O projeto tem crescido e já são 208 salas em 22 estados brasileiros com promessa de mais até o final deste ano de 2006.
Vejam mais detalhes no link sob o título.

7 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Parabéns pelo post. Foi uma lição de vida para mim.

http://cartasintimas.zip.net

7:39 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Desculpa de usar esse espaço, mas gostaria de sua opinião da crônica que escrevei no dia 23 no blog:
http://dudu.oliva.blog.uol.com.br

7:43 PM

 
Blogger Fábia said...

Bem que eu pensei em te sugerir postar esse desenho... cá esta ele. Beijos F.

10:14 AM

 
Blogger 125_azul said...

Viva o projecto e a formiguinha trabalhadeira! Beijo melado de formiga grandona

4:13 PM

 
Blogger Angela said...

Eduardo, já deixei recado em seu blog. Espero que tenha acertado com seu desejo.

Fábia, que bom que gostas desta mãe-criança que aqui se desenha.
Pena que ninguém percebeu a formiga linguaruda!

Arara azul! me lembrei tanto de seu trabalho... O que poderíamos fazer se tivéssemos acesso ao poder constituído não? adorei o beijo.

1:50 AM

 
Blogger Folha de Chá said...

Que boas notícias. :) Se os voluntários pudessem fazer tudo o que necessitam, como tantos doentes seriam mais felizes. :)
Entretanto: mais parabéns, muito atrasados. :)

8:36 AM

 
Blogger Angela said...

Folhinha, tentei postar dois comentários pra vc. outro dia e perdi ambos. Tinha tão pouco tempo que desisti mas agora volto pra te dizer que não há atrazos entre amigos e vc. já tem passe pra vir e voltar a qualquer hora!
E concordo com vc. quanto à alegria dos voluntários se tivessem melhores chances...o poder complica tanto não é? bj. da angela.

1:45 AM

 

Postar um comentário

<< Home