Desde sempre lembro-me viajando em imagens. Primeiro elas fugiram de meu olhar interno e se faziam ver mergulhadas em papel e cores. Depois vieram as palavras e a inspiração dos sonhos, pois foi a realidade que, muitas vezes, trouxe os pesadelos. Em busca de organizar este mundo interior surgiu a Ilha.União de idéias e sonhos, asas que herdei. Apresento-a em pequenos trechos e peço que questionem, perguntem muito para que ela possa tornar-se mais rica e interessante, lugar melhor pra viver.

6.12.06

Minguante 3


Aqui, nesta deliciosa revista portuguesa, recheada de mini contos vocês vão encontrar textos, prá lá de interessantes, de autoria de Dennis D, Ana Mello e outros mais. Dois continhos meus também estão neste terceiro número.
Espero que Minguante chegue à Cheia e que a Lua nova seja apenas o começo do crescente interesse dos leitores por esta revista tão plena de informações literárias.

***
O tempo tem me atropelado nestes dias. Não tenho conseguido responder aos meus amigos mas justifico: além dos netinhos, participo amanhã de um seminário aqui no Rio e deixo a vocês o programa, enquanto termino de preparar o material para a palestra. Agradeço a divulgação.



Por que figuras míticas da Antiguidade Clássica são utilizadas pela publicidade para vender produtos? Por que recorrer ao que já foi esquecido para fazer lembrar? Como a publicidade, a mitologia e a semiótica podem se referir a uma mesma mensagem apontando características tão diversas quanto agregação de valor, banalização e manipulação?
Estas são algumas das questões essenciais no ciclo de palestras que discute a utilização publicitária da mitologia. Divulgação, criação e reforço de demandas por produtos comerciais ocupam posições estratégicas na publicidade. Se, por um lado, esta lança mão da memória cultural para reforçar a memorização das mensagens; por outro, paradoxalmente, com suas mensagens, soterra os mitos sob uma nova camada de significados. Estaria aí mais uma das armadilhas da memória de que tanto falam os semiólogos?
Ao longo de cinco palestras, profissionais de diferentes áreas discutirão alguns dos significados que cercam mensagens publicitárias aparentemente simples, mas envoltas em sistemas de signos bastante complexos.

5, 3ª f – O uso de mitos em campanhas publicitárias, com Prof. Roberto Oliveira, UNI-RIO e Alice Ruiz, poeta e publicitária.
Dia 6, 4ª f – Mitologia: Deuses e Heróis, com a Profª. Miriam Sutter Medeiros, PUC-RJ.
Dia 7, 5ª f – Mitos à venda: 7 estudos de caso (Projeto Apolo, Elevadores Atlas, Faqueiros Hércules, Carro Mercury, Soutien DeMillus, Linha Chronos da Natura, Detergente Ajax), com Angela Schnoor, psicóloga.
Dia 8, 6ª f – Uma leitura semiótica da publicidade, com a Profª. Leda Tenório da Motta, PUC-SP.
Horário: 20 h I Entrada franca I Distribuição de senhas 30 minutos antes

Frase do dia:

A educação é uma coisa admirável. Mas é preciso lembrar, de vez em quando, que nada do que vale a pena conhecer pode ser ensinado.

Oscar Wilde

5 Comments:

Blogger C_mim said...

O oscar tá tão certo... ;)

7:33 AM

 
Blogger 125_azul said...

Dinda querida, conta como foi ontem! Torci muito, desejo que tenha corrido maravilhosamente!
Beijinhos

8:34 AM

 
Blogger melga meiguinha said...

Ursa querida,

Como correu a palestra ontem?
Também torci para que corresse bem.

Sabe, ao usar o detergente Ajax, nunca pensei em mitos.
Deve ser super interessante este seu trabalho.

Beijocas.

11:35 AM

 
Blogger melga meiguinha said...

Querida Ursa,

Gostei dos seus contos publicados na Revista.

O 2ºjá conhecia contado numa versão um pouco maior.

Continue.

Beijocas.

12:24 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Tudo agora está virando consumo, triste não. parabéns pela publicação e pelo seus post.

6:19 PM

 

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