Desde sempre lembro-me viajando em imagens. Primeiro elas fugiram de meu olhar interno e se faziam ver mergulhadas em papel e cores. Depois vieram as palavras e a inspiração dos sonhos, pois foi a realidade que, muitas vezes, trouxe os pesadelos. Em busca de organizar este mundo interior surgiu a Ilha.União de idéias e sonhos, asas que herdei. Apresento-a em pequenos trechos e peço que questionem, perguntem muito para que ela possa tornar-se mais rica e interessante, lugar melhor pra viver.

14.3.09

O desxoval


Quando alguém nasce ou vai à escola, quando viaja, quando se casa ou segue para a vida religiosa ou militar, faz-se um enxoval.
À medida em que preparamos o enxoval dos filhos, devíamos repassar a eles alguma coisa do nosso acervo. Assim estaremos começando o processo do desxoval.
Diz o dicionário que o verbo enxovar significa : pôr, trancafiar em enxovia; prender, encarcerar. E enxovia era o local onde os mouros guardavam o trigo, local escuro e úmido que serve como depósito, e por extensão tornou-se prisão, masmorra na língua portuguesa.
De fato, desde que nascemos, os enxovais nos prendem à terra, à vida material, sem a qual não cresceríamos, mas seria melhor que não fossem prisão ou masmorra. Entretanto, sobre a hora do desxoval não se fala e, portanto, não há no dicionário esta palavra já que o ser humano não aceita bem os desapegos e a morte.
Penso que o dexoval poderia tornar-se uma prática saudável. Fazer o caminho de volta para que se possa voar em paz, sem deixar aos que ficam a solução de nossa libertação.

escrito em 14-03-2009

8 Comments:

Blogger EDUARDO OLIVEIRA FREIRE said...

Este texto é lindo. Mostra com simplicidade como o ser humano é complexo. Realmente, quanto menos coisas a se apegar, mas livres podemos ser.

1:50 AM

 
Blogger Angela said...

Obrigada Dudv
Estou na fase de desenxovalhar tudo!
Como criamos amarras!

1:56 AM

 
Blogger Mocho Falante said...

gostei da dissertação, desta forma elaborada de pensamento e associação de ideias, que só poderia ser encontrado aqui no ideália

beijocas

2:25 PM

 
Blogger Angela said...

Querido Mocho!
Deve ser uma maravilha ter vc. como espelho! Levanta a moral de qualquer jeito!
Obrigada meu querido amigo!
um beijo da Angela.

6:46 PM

 
Anonymous Marcelo said...

Angela, adorei isto...ainda sou apegado por certas coisas...livros por exemplo...vou me modificar...gostei muito mesmo!

bjs

11:47 AM

 
Blogger Angela said...

Marcelo
Obrigada! Também tenho apego aos livros mas só posso carregar o que couber dentro de mim, não é? Assim, melhor ler e passar adiante.
um afago, angela

11:56 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Querida Ângela,

Quis enviar-lhe um mail mas não consegui, razão porque resolvi deixar umas palavrinhas no seu bligue.
Como vai a minha querida amiga?
E os seus pequerruchos?
Como calcula, estou aqui para lhe enviar mil beijinhos doces de parabéns e os votos de muita saúde.
Espero que o dia esteja a ser do seu agrado e junto daqueles que ama.
Um xi muito apertadinho da

Melga.

4:40 PM

 
Blogger Angela said...

Minha muito querida Melga!
Que coisa mais linda receber este teu recado e saber que não esqueceu de mim! Obrigada minha linda, um beijo super carinhoso da Angela.
Quando puder me envia uma mensagem e me dá seu e-mail atual?

4:41 AM

 

Postar um comentário

<< Home