Desde sempre lembro-me viajando em imagens. Primeiro elas fugiram de meu olhar interno e se faziam ver mergulhadas em papel e cores. Depois vieram as palavras e a inspiração dos sonhos, pois foi a realidade que, muitas vezes, trouxe os pesadelos. Em busca de organizar este mundo interior surgiu a Ilha.União de idéias e sonhos, asas que herdei. Apresento-a em pequenos trechos e peço que questionem, perguntem muito para que ela possa tornar-se mais rica e interessante, lugar melhor pra viver.

26.4.06

O tempo

O tempo - desenho feito por mim- 1983-2003
Novamente volto à Alice no país das maravilhas e aos temores despertados por aquele filme quando eu era bem pequena e tive medo do gato, da rainha e do nonsence que hoje tanto me divertem quanto ensinam.

Naquela época não registrei minha semelhança com o coelho e nem poderia. Crianças pequenas não têm noção de tempo e consciência de sua passagem. Em 1983, próxima dos quarenta, fiz este desenho num caderno precursor dos blogues. Ali eu escrevia, desenhava e anotava meus fatos internos. Já havia plena consciência do tempo, mas seus símbolos tinham formas lentas, cíclicas e não parece haver tensão entre as expressões da dualidade, simbolizadas pelas mãos.

Em 2003 refiz este mesmo desenho no computador. Não tinha scanner e o desenho foi feito com o mouse. Aos quase sessenta o tempo já tinha se tornado meu amigo e já não lutava tanto com ele. Continuei a deixar num escaninho da consciência o Coelho e seu relógio, crente que a vida estava quase estática.

Uma série de eventos trouxe de volta o coelho e sua pressa: É tarde! É tarde... Grita dentro de mim o coelho que tanto se assemelha a esta minha aparência atual: gordinha, suada, descabelada e com óculos, agitando um relógio mental que teima em me lembrar que estou atrasada!

Quero escrever tanto, são tantas as idéias na cabeça! Quero ler tanto, são milhares os pensamentos belos que outros também expressaram e que me alimentam a alma! Quero aprender a desenhar melhor, nunca fiz um curso, jamais desenvolvi uma técnica, mas qual? Adoro aquarela, desenho, fotografia, gravura... E a música? Bem, atropelo a vida e sou por ela atropelada, pois o universo se ampliou com a Internet, os blogues (são tantos os lusitanos maravilhosos!), com a família que cresce com o desejo de ter mais tempo para todos, para os amigos, para ouvir concertos, para ver coisas belas, para jogar conversa dentro e fora...

Sei que há uma ânsia exagerada, que o tempo fluiria melhor se acalmasse e direcionasse a bússola, se respeitasse o ritmo dos dias, se quisesse menos, se dissesse mais vezes não aos outros e a mim mesmo, mas acima de qualquer coisa, sinto-me uma consumidora compulsiva do belo!

E, tem mais... Tenho muita aflição com restaurantes a Quilo. As muitas opções me fazem lembrar a criança que existe em mim e que não consegue rejeitar coisa alguma, pois projeta em quase tudo a rejeição sofrida. Pergunto-me: Ainda, Angela? Você está velha e ainda guarda esta coisa ruim lá dentro? É...De fato não é mais tão mal assim. Tenho consciência do que se passa e já não acho que um doce vai ficar triste porque não o escolhi. Já consigo morder uma fruta sem pensar que a estou agredindo! Mas estas marcas, quando feitas muito tenras, são como cortes no tronco de um pequeno arbusto; a árvore cresce carregando a marca e ali poderá ser, quase sempre, um local vulnerável.

Mas existe algo mais... A consciência de que: estou viva, pois que tudo me encanta e motiva, tenho pouco tempo para aproveitar a festa, os túneis e labirintos não amedrontam mais e, se tenho saudades dos tempos lentos dos caracóis, das vacas e da calma do campo onde coloco o motor que me agita o espírito?

Penso que, como o coelho, acabarei sempre atrasada para o chá, mas não quero deixar de lado personagem algum de minha história! Então, faço minhas as palavras de Caetano Veloso em sua linda Oração ao Tempo:

És um senhor tão bonito, quanto a cara do meu filho
Tempo tempo tempo tempo, vou te fazer um pedido
Tempo tempo tempo tempo

Compositor de destinos, tambor de todos os ritmos
Tempo tempo tempo tempo, entro num acordo contigo
Tempo tempo tempo tempo

Por seres tão inventivo e pareceres contínuo
Tempo tempo tempo tempo, és um dos deuses mais lindos
Tempo tempo tempo tempo

Que sejas ainda mais vivo, no som do meu estribilho
Tempo tempo tempo tempo, ouve bem o que eu te digo
Tempo tempo tempo tempo

Peço-te o prazer legítimo e o movimento preciso
Tempo tempo tempo tempo, quando o tempo for propício
Tempo tempo tempo tempo

De modo que o meu espírito, ganhe um brilho definido
Tempo tempo tempo tempo, e eu espalhe benefícios
Tempo tempo tempo tempo

O que usaremos pra isso, fica guardado em sigilo
Tempo tempo tempo tempo, apenas contigo e comigo
Tempo tempo tempo tempo

E quando eu tiver saído, para fora do teu círculo
Tempo tempo tempo tempo, não serei nem terás sido
Tempo tempo tempo tempo

Ainda assim acredito, ser possível reunirmo-nos
Tempo tempo tempo tempo, num outro nível de vínculo
Tempo tempo tempo tempo

Portanto peço-te aquilo e te ofereço elogios
Tempo tempo tempo tempo, nas rimas do meu estilo
Tempo tempo tempo tempo

11 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Estou tentando escrever sobre o tempo. Não sei se vou conseguir, quem sabe um dia...
http://dudve.blogspot.com/
http://cartastintmas.zip.net/

8:03 PM

 
Blogger Angela said...

Eduardo, deixa o tempo se inscrever em você ... apenas escreve, vc. o faz muito bem...

1:45 AM

 
Blogger 125_azul said...

O tempo criou tanta sabedoria em você, amiga minha!
Mas agora, como vou te convidar para um almoço no Couve-flor? Eu A-DO-RO!

7:32 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Querida Ursa Mãe,

desculpe ter andado desaparecida, mas não estou nada bem.

No entanto o seu post de hoje, lindo como sempre, fez-me pensar duas vezes.

Realmente daqui a pouco vou-me embora e reconheço que tenho aproveitado tão pouco.

Um beijinho grande, grande.

12:49 PM

 
Anonymous Anônimo said...

E gostei muito que chamasse "Chá das 5" às conversas que temos em C_mim. Nome giro.

Tenho muita pena que, devido à diferença horária, não se possa juntar a nós.

2:50 PM

 
Anonymous Anônimo said...

acredito mesmo q só o tempo cura tudo. mas tb acho q naum devemos deixá-lo passar em branco. Há q haver movimento, mesmo q esse seja um movimento de simplesmente esperar pq qdo é inevitável, a espera é tb um movimento q te enche de forças e renovação. ontem fiz mais uma tatto... acredito q essas coisas servem pra lembrar momentos passados e um dia vc olha e ela está lá te lembrando q passou, q tudo passa e q a vida vale a pena.
bjk grande

10:02 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Passei só para dizer um olá.

Estou sentindo falta do seu post.

Beijinho.

5:50 PM

 
Blogger Angela said...

Minha Arara querida, vamos ao couve flor! Se vc. adora e se me emprestar seu discernimento para escolher com o melhor critério será o maior prazer!

Minha querida Melguinha! Viva! estou feliz que estejas de volta.
O que te faz não estar bem? diga-me que faremos como às crianças daqui. Vou bater no que te faz mal e dizer : feio, feio. feio! Não faças mal à Melga que a Ursamãe acaba contigo!

Fiquem sem postar pois tive dias às voltas com a família. Me ví tomada por filhas e netos e adorei!
Mas já volto ao blog e à vc. querida Melguinha! Vou ver se chego para o "chá das 5",me diz a que horas vocês comem os bolinhos que apareço!

1:32 AM

 
Blogger Angela said...

Libriana, que história é essa de tatuagens? Não sabia que vc. gostava de sofrer! A mim isto me parece algo tão primitivo, tribal... a quem vc. quer pertencer? Desenho de que escolheu? Respeito o gosto de quem o tem mas só gostei de tatuagens dentro do contexto do livro que é um dos meus preferidos: O Homem ilustrado do Ray Bradbury!
Quando as marcas são internas e profundas será preciso referência exterior? Alguém escreve a data em que nasceu na agenda para lembrar-se? bj. Angela.

1:39 AM

 
Blogger Folha de Chá said...

Angela, os teus desenhos (esse, pelo menos) tem alma lá dentro. Me parece que já sabe desenhar muito bem. As lições só iriam aperfeiçoar o talento. Com tanto que tens para nos dar, ainda vais ficar connosco muito tempo, aposto. :) Porque temos ainda muito para aprender contigo. :) E não te preocupes: para o meu chá, chegas sempre a tempo. Sério. :)

12:53 PM

 
Blogger Angela said...

Folha de chá! me destes algumas asinhas hoje!
Ontem estive com uma linda senhora de cento e um anos completos. Eu já a conhecia mas não a via faz algum tempo! Sua pele é como um pêssego fresco e a lucidez é toda!
Reclamou dos percalços da vista e dos movimentos mas com muito bom humor e doçura. Que Deus me dê sua vitalidade mas não preciso de tanto! Fiquei contente porque ela disse que ganhou o dia com meu carinho e eu com ela ter me dado esta chance! Penso que hoje o melhor que tenho a dar é isto. Muita aceitação, carinho e amor.
Um beijo voador!

1:02 AM

 

Postar um comentário

<< Home