Desde sempre lembro-me viajando em imagens. Primeiro elas fugiram de meu olhar interno e se faziam ver mergulhadas em papel e cores. Depois vieram as palavras e a inspiração dos sonhos, pois foi a realidade que, muitas vezes, trouxe os pesadelos. Em busca de organizar este mundo interior surgiu a Ilha.União de idéias e sonhos, asas que herdei. Apresento-a em pequenos trechos e peço que questionem, perguntem muito para que ela possa tornar-se mais rica e interessante, lugar melhor pra viver.

4.3.06

Heitor Villa Lobos

Dia cinco de março - aniversário do grande Villa Lobos!
Nesta mesma data, um concerto gratuito de seis horas ininterruptas comemora
o primeiro Dia Nacional da Música Clássica.
Neste domingo, no museu Villa Lobos, mais de vinte instrumentistas tocarão obras do mestre, incluindo o violoncelista David Chew um inglês tão especial que consegue reunir há mais de dez anos, em agosto, musicos de todas as partes do mundo que vem ao Brasil tocar gratuitamente em diversos locais do estado do Rio de Janeiro.
Nestas ocasiões o Rio fica muito mais maravilhoso e percebemos que a paz é possível e quem sabe de música ensina como.

Fotografia: Busto de Villa Lobos de autoria do escultor Armando Schnoor.

11 Comments:

Blogger C_mim said...

Conheço pouco, gosto de música clássica.

O que recomenda como 1ª audição?

4:23 AM

 
Blogger 125_azul said...

Desculpe a intromissão; para começar, que tal leve, levemente?, Vivaldi ou Debussy.
Armando é pai ou Vô?, ahhh, os espantosos genes!

5:49 AM

 
Blogger C_mim said...

Há dias assim...

Regras:
Cada bloguista participante tem de enumerar cinco manias suas, hábitos muito pessoais que o diferenciem do comum dos mortais. E, além de dar ao público conhecimento dessas particularidades, tem de escolher cinco outros bloguistas para entrarem, igualmente, no jogo, não se esquecendo de deixar nos respectivos blogues aviso do "recrutamento".

4:06 PM

 
Anonymous Anônimo said...

C_mim, não sei se entendi bem sua questão. Se a pergunta é sobre Villa Lobos, esta Bachiana que vc. colocou tão gentilmente para mim é de sua autoria. O Trenzinho caipira é outra peça do Villa muito conhecida e lindinha.
Agora, se a pergunta for sobre clássicos em geral acho que é algo muito pessoal e a pessoa deve ouvir e ver qual compositor toca sua alma.
Eu gosto muito dos barrocos, em geral e, especialmente J. S. Bach, Mozart é muito bom também...
Mas aprecio muito as musicas de Wagner o que não é muito do agrado da maioria que o acham pesado.
As sugestões de 125azul são interessantes. Posso te enviar algumas menos pesadas por email e vc. vai selecionando para ouvir em gravações melhores, ok?
Não sei se gosta de Jazz mas se gostar experimente ouvir Bach pelo trio do Jaques Loussier. Para mim é o melhor do melhor!

1:05 AM

 
Anonymous Anônimo said...

125_azul, não acha que Debussy pode ser muito dissonante e difícil para começar? a não ser no caso de um amor a primeira vista?
Bem quanto ao escultor foi meu querido pai, avô materno de sua cunhada. Além de catedrático de escultura da Escola Nacional de Belas Artes, foi egiptólogo e uma das mentes mais abertas que conheci e a quem agradeço ter formado a minha.

1:12 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Para C_mim.
Não me recuso a brincadeiras mas acho que esta proposta eu não entendi bem! Mas,para mim, o blog tem outra finalidade: poder colocar meus pensamentos e trabalhos. Não é um instrumento em que caiba este tipo de exposição tão pessoal, de coisas corriqueiras. Penso que todo ser é especial e único, mesmo que não o saiba e não conheço tantos bloguistas que possam fazer da brincadeira algo interessante.
Desculpe se não entendi direito...
um bj.

1:19 AM

 
Blogger C_mim said...

Eu tb não gosto muitas da correntes em q tenho de escrever sobre a minha pessoa.
A que te enviei é quase uma moda entre os bloguistas de cá.

Eu oiço música clássica desde infância, sou grande fã de bach, gosto de wagner. Vivaldi tens coisas muito bonitas para além das "4 estações". Debussy gosto, mas ainda não me encantei.

Adoro Carlos Seixas, português do período barroco.

3:41 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Pois me apresente Carlos Seixas! Sou toda ouvidos.

9:11 PM

 
Anonymous Anônimo said...

ADOREI CARLOS SEIXAS!
OBRIGADA!
angela

2:15 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Adoro Vila Lobos. Algumas de suas Músicas são quase que descritivas, ou até mesmo, exagerando um pouco,cinematográficas. Me fazem lembrar muito dos ecossistemas de meu país, principalmente da Nossa bela Mata Atlântica. Outro compositor que me transporta para esse mundo quase que onírico, de tão belo que é, chama-se Antonio Carlos Jobim. Acho esses dois compositores magníficos! Um na escala erudita e outro mais popular. Não que Jobim não tivesse competência para tal, mas por acaso embrenhou-se em outros caminhos que não o tornam inferior. Não há como comparar-se uma arte como melhor que outra. Enfim, em termos de música brasileira, para mim os dois são expoentes geniais e ambos venerados no exterior. Aconselho, para quem não conhece, que faça uma forcinha, pesquise um pouquinho. Não irão se arrepender!

4:31 PM

 
Blogger Angela said...

Caro "Anônimo",
agradeço a visita. Villa Lobos foi um mestre. Em minha opinião, Jobim foi 'escolhido' pelos americanos - daí sua "fama".Muitos músicos afirmam que plagiava bastante obras alheias, mas tem belas composições.

6:43 PM

 

Postar um comentário

<< Home