Desde sempre lembro-me viajando em imagens. Primeiro elas fugiram de meu olhar interno e se faziam ver mergulhadas em papel e cores. Depois vieram as palavras e a inspiração dos sonhos, pois foi a realidade que, muitas vezes, trouxe os pesadelos. Em busca de organizar este mundo interior surgiu a Ilha.União de idéias e sonhos, asas que herdei. Apresento-a em pequenos trechos e peço que questionem, perguntem muito para que ela possa tornar-se mais rica e interessante, lugar melhor pra viver.

19.7.06

Sonhos, Cores e Razão


Já era uma jovem formada e o tema de sono e sonhos fazia parte de meus maiores interesses na área da psicologia. Entretanto, foi com imensa surpresa que recebi um comentário feito por um de meus irmãos, sobre o colorido em seus sonhos!

Uau! Sonhos coloridos? Naquele instante eu acabava de dar com a testa na tela preta e branca dos meus próprios sonhos e no impasse em que esta percepção me colocava!

Como? Mas, era lógico e sabido, pessoas tinham sonhos coloridos e eu estava ali, como uma tonta, a perceber que jamais tinha contestado esta afirmação e muito menos me confrontado com a singularidade e estranheza dos Meus sonhos banhados em soda caustica!

Conversamos mais um pouco e fui para casa onde me detive pensando nas defesas que havia criado para meus afetos e fantasias a ponto de não ter a menor lembrança de uma tela Hollywoodiana no escurinho de meu cinema privé!

E eu tinha sido uma criança tão sensível e tímida, uma menina que desenhava e coloria todos os papéis que apareciam em sua frente. Sim, é claro, as repressões e violações foram muitas e as defesas existiam para serem usadas, mesmo que fossem desta maneira tão radical!

Passaram-se anos nos quais pesquisei mais sobre esta parte da vida que considero tão fascinante e que me é, até hoje, tão agradável: O sono e os sonhos, mesmo que em nuances de luz e sombra.

E eis que uma noite, sem mais aquela, tenho um sonho que partiu em duas etapas minhas representações oníricas.

Na tela da noite eu me via despida, com naturalidade, sentada na soleira da porta duma casa de cidade pequena.

Todo o casario seguia o estilo colonial e eu podia ver a rua vazia lá fora, sob um branco sol de meio dia,à frente da porta onde me sentava. Minha consciência era a expectadora de tudo e incluía minha imagem. Me observava no escuro,de dentro da casa, por detrás de toda a cena.

Tudo se passava em tons que iam do branco ao negro passando por diversas cinzas, como tinham sido, até então, todas as minhas imagens.

De repente, sem mais aquela, na região lombar de meu corpo, comecei a ver alguns furinhos que se faziam como se eu tivesse sido picada por cupins que abriam passagem sob a minha pele.
Logo, filetes de sangue muito rubro e vivo escorriam dos furos sobre minhas ancas e caiam no assoalho.

Lembro-me do chamamento estético daquela imagem! O tom de vermelho, rubro, forte, era lindo e muito Chic escorrendo sobre os semitons de cinza!

Este sonho terminou assim! Daí em diante, nunca mais sonhei em preto e branco!

A partir deste dia, meus afetos que, deveriam estar sendo paulatinamente destampados, terminaram sendo desbloqueados. Reconheço que foi um grande ganho em questões emocionais e tenho uma vaga lembrança que isto se deu próximo às minhas experiências da maternidade.

Como costumo ser premiada com sonhos tão significativos quanto belos, de uns tempos pra cá, passei a registrá-los em desenhos com os recursos do computador. Apenas sinto por não ter tido mais nenhum sonho com um colorido tão elegante!

A imagem deste sonho foi desenhada a lápis nesta época, mas não consegui encontrá-la hoje para publicar.
Dispondo de imagens da Internet procurei montar outra representação que, graças à gripe terrível que me assola, deixa a desejar em qualidade, permanecendo apenas como referência até que o original seja encontrado.


Angela Schnoor, em 19 de julho de 2006.
Posted by Picasa

16 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Minha Ursa Mãe muito querida, mas que sonho este.

Também tenho 2 sonhos recorrentes que me fazem imensa confusão.

Então quando é que se põe melhorzinha?
Estou a torcer para que seja o mais depressa possível.

As melhoras e muitas beijocas.

5:17 PM

 
Blogger 125_azul said...

Dinda querida, fica boa depressa!!!Sabe que eu, até meio da faculdade, também sonhava preto e branco? Depois de uma aula de psicopatologia descobri que todos na sala sonhavam a cores, que era coisa que nunca me tinha passado pela cabeça que existisse! Cheguei a casa e perguntei ao meu povo se eles sonhavam a cores e todos disseram que sim.
Eu sempre tive sonhos muito representativos, lógicos, colados na realidade. E a partir dessa descoberta, passei a sonhar a preto e branco, a preto e branco com detalhes coloridos e a cores. Mas continuam a doer...

6:01 PM

 
Blogger Angela said...

Querida meiguinha, sonhos recorrentes são como um carteiro que tenta nos entregar uma carta que não recebemos e não lemos!
tens uma amiga que pode te ajudar a receber e decifrar esta correspondência!

Esta noite, depois de uma nebulização bem feita, consegui um sono de melhor qualidade e, estou melhor. Meu marido viajou e eu fiquei aqui sem poder curtir um lugar que é muito lindo e gostoso. Mas, vai haver outra oportunidade em breve e, logo estarei dando colinho ao meu passarinho pequenino, o Pedro!
um grande beijo minha querida.

7:06 PM

 
Blogger Angela said...

Azulinha! mais uma afinidade!
Será que podemos montar um clube?
Espero que vc. consiga logo um pouco de anestésico vital! As coisas da vida te doem... quase sempre! Quem sabe fazemos um pacto e te "envio" belos sonhos indolores?
Acho que já tens um belo bálsamo bem pertinho! e outro tão mais perto que basta olhar ao espelho!

Muito carinho da dinda que está acabando com os vírus para, em breve, alegrar-se muito!

7:12 PM

 
Blogger C_mim said...

Uééé... Os meus sonhos sempre tiveram cores...

Mas às vezes prefiro não sonhar, principalmente se tou numa fase que só tenho sonhos recorrentes e pesadelos...

7:52 PM

 
Blogger Angela said...

Querida Fadinha,

E vc. imagina Peter pan sonhando em P&B? isso é coisa para Gancho e cia!
E, que crocodilos estão te ameaçando e trazendo pesadelos? Tá faltando pirlimpimpim!

Você e Melguinha devem marcar encontro com arara para destravar este carteiro!
bjk. e bons sonhos!

8:12 PM

 
Blogger C_mim said...

Quando fizerem este ano a edição do "Rock in Rio" em Lisboa com artistas anglosaxónicos e pensei se não se deveria fazer uma coisa do semelhante mas só para artistas lusófonos. Tipo um festival da lusófonia de 2 em 2 anos em várias cidades dos países que falam português.

Porque de todos esses países, ricos em culturas que se entrocam, o Brasil é aquele que tem melhor projeção internacional seguido de Portugal. Promover cultura é também promover direitos humanos, cívicos, económicos e culturais.

O Criolo é uma língua que se houve muito em Lisboa porque a diáspora Cabo Verdiana pelo mundo é uma comunidade imensa. Creio que é a 2ª nacionalidade em maior nº em Portugal rivalizando com a brasileira, angolana, moçambicana, guiniense e ucraniana.

Os cabos verdianos falam muito em criolo e é bonito escutar.

Para saber mais vá até aqui http://pt.wikipedia.org/wiki/Verde_%28cabo%29

Meus corcodilos felizmente trazem um despertador na barriga, como o do gancho, e por isso eu os vou reconhecendo quando se aproximam... Mas não são agradáveis...

5:52 AM

 
Blogger Folha de Chá said...

Sonhos coloridos são bem bonitos. :)
Passo aqui para deixar um abraço de melhoras, um grande sorriso e saudades. :)

8:38 AM

 
Blogger EDUARDO OLIVEIRA FREIRE said...

Os sonhos são fontes inesgotáveis para os artistas. Adorei o texto.
Sempre gostei de desenhos descoloridos e fotos em preto em branco, por não revelar totalmente...

4:42 PM

 
Blogger Angela said...

C_mim!
Só falta vc. escrever um belo projeto e enviar para algum patrocínio aí ou aqui! A idéia é linda, é ótima! será que a Petrobrás toparia financiar os custos? pergunte à nossa arara o que C acha disto!
Vai ver é o que está te esperando para um novo profissional!

Ainda bem que sabes lidar com a crocodilagem!

6:37 PM

 
Blogger Angela said...

Obrigada folhinha. receba um grande abraço, longe/perto e sem vírus!

6:38 PM

 
Blogger Angela said...

Dudu, também gosto dos descoloridos... ou desfazendo-se...
sonhos são riqueza pura! sejam como for! bj. obrigada, Angela

6:41 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Your are Excellent. And so is your site! Keep up the good work. Bookmarked.
»

5:20 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

12:54 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Acabei de ler o que escreveu em relação aos seus sonhos. Também. Eu gostaria que os meus sonhos fossem belos mas são normalmente desagradáveis talvez esteja a exagerar um bocadinho mas a verdade é que os sonhos raramente me deixam uma sensação agradável. Fico contente que alguém descreva o sonho como algo agradável pois eu só me sinto bem quando não tenho qualquer sonho ou pelo menos que não tenha qualquer recordação deste. Cumprimentos

8:12 AM

 
Blogger Angela said...

t.bento
grata pela visita e por me relembrar este texto perdido na memória. Quanto aos teus sonhos, creio que para algumas pessoas, são como os diamantes escondidos sob muitas outras pedras duras e toscas. Há que retirar os entulhos pesados e logo eles irão brilhar.
Aceite a entrega das "contas" pelo carteiro noturno e logo chegarão as missivas coloridamente alegres e afetuosas! É um desejo meu! abraços.

2:20 PM

 

Postar um comentário

<< Home