Desde sempre lembro-me viajando em imagens. Primeiro elas fugiram de meu olhar interno e se faziam ver mergulhadas em papel e cores. Depois vieram as palavras e a inspiração dos sonhos, pois foi a realidade que, muitas vezes, trouxe os pesadelos. Em busca de organizar este mundo interior surgiu a Ilha.União de idéias e sonhos, asas que herdei. Apresento-a em pequenos trechos e peço que questionem, perguntem muito para que ela possa tornar-se mais rica e interessante, lugar melhor pra viver.

20.10.09

Até quando? Até onde? uma denúncia.

Não sou economista e confesso detestar política, burocracias e assuntos financeiros mas procuro me informar e cada vez mais me confundo, espanto e me enojo!
Como ainda não vi informação alguma sobre este assunto, seja publicada pela mídia
ou qualquer órgão de classe, escrevo o depoimento abaixo para que seja um alerta a todos:

Recebemos mensalmente, meus irmãos e eu, parte de uma pensão advinda dos longos anos de serviços prestados por meu pai em dois órgãos públicos.
No mês de fevereiro deste ano de 2009, o valor depositado por um dos órgãos, a UFRJ chegou reduzido à metade, sem explicação alguma.
Mês seguinte, o valor foi reposto sem a minima correção e, como foi somado ao valor do mês pago, as taxas do IR ficaram mais elevadas.
O que ocorreu, onde o dinheiro de milhares de aposentados e pensionistas foi aplicado, além do imposto de renda aumentado, não vimos noticiado em parte alguma. Apenas mais uma arbitragem de um governo que não cabe em si de tanta necessidade de capital para cobrir seus custos desgovernados. Ou será que não foi em benefício do governo?
Agora, em agosto, aconteceu o mesmo. Quase cinquenta por cento de redução no contra cheque e no depósito na conta obrigatória do Banco do Brasil.
Em Setembro, novamente a correção do pagamento foi feita. De novo sem juros ou qualquer outra correção e o imposto de renda recolhido sobre a soma dos valores pagos!
Então, soube de fonte direta e próxima que isto também estava ocorrendo com as folhas de aposentados que recebem valores ínfimos, deixando-os à mercê dos bancos que invadem as residências através de seus telemarketings oferecendo o tal "empréstimo consignado"!
Ora, o pobre trabalhador sem reservas, que não tem de onde tirar para pagar suas contas básicas, e estando à mercê de juros altíssimos e outras penas mais graves, assume o tal empréstimo.
Coincidência? Provavelmente não, pois todos os bancos que fazem parte do esquema tem acesso aos valores pagos e às carências do pobre governo!
O fato é que o assédio ferve covardemente nestas ocasiões, a par com as informações sobre os deficits governamentais.
Neste mês, a trama me pareceu esclarecida e hedionda ao ser publicada a notícia de que no final de setembro, o Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) reduziu o teto dos juros para o crédito consignado (com desconto em folha) para os aposentados. Com a mudança, a taxa máxima a ser cobrada passou de 2,5% para 2,34%, sendo este o Custo Efetivo Total (CET) da operação, que engloba todas as possíveis tarifas e impostos cobrados.
Afinal me pergunto se sou uma mente maléfica e perversa e o nosso Governo está mesmo carente e preocupado com seu povo ou estamos a caminho de uma ditadura disfarçada, mas completamente invasiva, cruel e autoritária!


Peço às pessoas bem informadas que me orientem e desmintam caso eu tenha cometido enganos de informação ou interpretação.


E assim um amigo me respondeu:
O seu relato leva à constatação de que existe um poder praticamente absolutista a nos governar, capaz de baixar decretos perversos, manipular leis, alterar taxas, recorrer a toda sorte de expedientes que lhe garanta engordar seus próprios cofres, os quais servem para patrocinar todo tipo de gastança imoral. Pensionistas e aposentados são as vítimas preferenciais dessas perversidades. E tudo é feito descaradamente, não importando se tais gatunagens vão penalizar gente que já vive contando cada centavo, gente que precisa comprar medicamentos para enfermidades crônicas. Na hora de gatunar, o golpe é aplicado muito democraticamente, não escapando ninguém. É uma vergonha e é também uma tristeza, porque não se pode nem contar com uma Justiça minimamente ágil. Que porcaria de país o nosso. E piora sem parar, cada vez se afundando mais nesse torpor e nessa alienação do povo.


Até quando? eu pergunto.

13 Comments:

Anonymous Anônimo said...

ANGELA.
LINDA E VERDADEIRA MATÉRIA. SE VC PERMITIR VOU COLAR NO MEU BLOG E SE DESEJAR MEU E-MAIL É. betocritica@bol.com.br.
em tempo: se permitir colocarei um link no meu blog para o seu.
abs do betocritica.

11:40 AM

 
Blogger Angela said...

Sim , betocrítica! Não só permito como agradeço em meu nome e em minha condição de brasileira chocada e enojada com este "carnaval" sem limites!
Será que teremos dignidade um dia?
Um abraço e obrigada pela existência de seu espaço onde ainda se pode respirar. Já divulguei seu endereço entre meus amigos.
Angela.

6:42 PM

 
Anonymous Anônimo said...

É um absurdo estes desmandos do Governo.

8:54 PM

 
Anonymous Anônimo said...

OLÁ ANGELA.
POSTEI (SEM REVISÃO) E LINKEI SEU BLOG NO MEU. SE NÃO SAÍU PERFEITO NÃO FOI POR MÁ VONTADE. O BLOG ESTÁ IGUAL O SUPLICY (LOUCO) COM DATA DE 11 DE OUTUBRO. PAROU NO TEMPO.
ABS DO BETO.

10:27 PM

 
Blogger Angela said...

É sim, acabamos todos assim, anônimos!

1:42 AM

 
Blogger Angela said...

blog do beto
Obrigada Beto! Espero não ter feito muitos erros,para não desmerecer seu blog. Vou lá espiar. Obrigada, mesmo!

1:44 AM

 
Anonymous Marquer said...

O autor da carta já deveria saber, por mais inocente que possa ser, que estamos sendo governados por marginais...e isso é pratica comum a eles!

Bolsas vem encobrindo a oportunidade de levante de contratos diretos a cidadãos para poderem promover obras populares em áreas carentes, mas com toda a infra-estrutura projetada, como postos de saude, escolas, delegacias e policiamento, comercio entre eles mesmos...ou seja, o basico: saude, educação, segurança, saneamento básico e tudo o mais.

Isso é desenvolvimento que tras o crescimento!

Bolsas é nada mais ou menos que a compra disfarçada de votos...!!

Coloque os pés no chão que a era de Alice pertence apenas ao inacio!

Até deixarmos de ser governados por marginais, isso será prática comum. Infelizmente esta é a VERDADE!!

2:39 AM

 
Blogger Angela said...

Marquer
Não sou Alice, mas não estou falando de bolsas e nem as defendo. Creio que, em sua revolta e empolgação, não leu direito a minha denúncia. Falo sobre roubo descarado de valores das aposentadorias e pensões de trabalhadores idosos e ou doentes.
A unica menção às famigeradas bolsas, foi a sua!

3:41 AM

 
Anonymous Marquer said...

Angela,

A forma de escrever não é ofensiva. Somos Alice (me coloco nisso, a nós todos!), ou continuamos sendo enquanto não encadeamos uma linha que sempre nos leva a um resultado comum.

Não sabia que a carta era sua...li no blog do Beto como se fosse de um terceiro, que mereceu ser publicada.

Mas na verdade todos nós somos Alices ate nos pegarmos vendo as verdades por tras das praticas criminosas tão comuns vindas de cima, que na verdade são conjuntas e definidas com um unico intuito.

Li sua carta sim, devagar, e entendi bem sua denuncia. Se caçar, se realmente começar a caçar a VERDADE, entenderá que não há revolta, mas sim indignação.

Trace linha paralela entre idosos que merecem respeito, e pobres que por nenhuma outra opção votam para nao morrerem de fome, e verá o cabresto na convergencia das linhas...que certamente se convergerão não muito a frente. Um assunto apenas puxa outro do mesmo sentido.

Desculpe, eu não sei falar de marginália, de crime e covardias de forma amena, e por isso talvez tenha achado a forma meio dura, mas jamais foi em sua direção.

O que está sendo feito com nossos idosos não passa da mais pura covardia e crime...igualzinho ao pior que vem sendo feito com os pobres e os votos.

Pra mim tem o mesmo sentido. è crime, e atitudes que so se classificam como de origem marginal.


Fica um grande abraço e os parabéns pelo blog.

9:50 PM

 
Anonymous Anônimo said...

OLÁ ANGELA.
ESTAMOS AGUARDANDO NOVAS MATÉRIAS.
ABS DO BETOCRITICA.

3:00 PM

 
Blogger Angela said...

Caro Beto,
Como você pode verificar, embora revoltada como muitos com todo este caos nacional, não tenho pendor e nem passado de crítica ou ativista política. O que publiquei aqui foi uma denúncia pessoal que posso comprovar e da qual não conhecia a menor notícia veiculada em lugar algum.
Mas, independente disto, toda vez que tiver ou receber alguma matéria, repasso para você com muito prazer. Em seu blog as pessoas já sabem o que buscar e encontrar, aqui vêm buscar outros assuntos.
Um abraço da Angela.

2:13 AM

 
Anonymous Anônimo said...

Angela.
É uma pena uma pessoa inteligente como vc ficar de fora mas respeito sua decisão e faça do meu blog a sua insatisfação.
abs do betocritica.

1:58 PM

 
Blogger Angela said...

Beto
Não estou de fora. Existem mil maneiras de atuar e de fazer aquilo em que se acredita. Procuro esclarecer as pessoas próximas que percebo como multiplicadoras de opinião. Pessoas simples e humildes que não tem acesso a computadores, por exemplo. É minha forma, pois estou neste mundo para usar outras "armas".
Agradeço muito sua oferta e acho muito importante que existam pessoas como você na Web. Um abraço.

2:03 AM

 

Postar um comentário

<< Home