Desde sempre lembro-me viajando em imagens. Primeiro elas fugiram de meu olhar interno e se faziam ver mergulhadas em papel e cores. Depois vieram as palavras e a inspiração dos sonhos, pois foi a realidade que, muitas vezes, trouxe os pesadelos. Em busca de organizar este mundo interior surgiu a Ilha.União de idéias e sonhos, asas que herdei. Apresento-a em pequenos trechos e peço que questionem, perguntem muito para que ela possa tornar-se mais rica e interessante, lugar melhor pra viver.

8.2.10

Samorost - um jogo ao gosto de Ideália


samorost - início



Um desenho primoroso, o jogo me encantou porque acontece no ritmo das coisas da minha Ilha.
Samorost é seu nome e já existe o 1 e o 2 em versão livre. Tente descobrir o que deve fazer colocando o mouse sobre diversos lugares e objetos do desenho. No lugar da seta surge uma mãozinha que aponta a possibilidade. Clicando e descobrindo você passeia com o personagem por um mundo de sonho. Eis o link e as instruções para esta fase. Espero que apreciem a inventiva deste tcheco Jakub Dvorsky.




esta é uma imagem do Samorost 2

Aí vão os passos para esta primeira parte, o que não deve substituir o espírito de investigação, mas funciona para ajudar no caso de ficarmos empacados.
Este texto é grande e deve ser copiado ou impresso para consultas eventuais. O bom , de fato, é jogar.

NÍVEL 1:

Início, clique no farol no topo da casa do planeta pedra - sai um telescópio sai e o homem diz: "Oh, não!"

A cena deve acontecer e, em seguida, o jogo começa.

O homenzinho sai em seu foguete para fugir do impacto de outro planeta que vem em sua direção. Ele vai tentar, como se verá ao final desta etapa, mudar o curso do planetinha, para evitar o choque.

- No tal planeta, acaba caindo num cenário onde encontra um oriental fumando um cachimbo

- Clique bastante fumo na pipa do homem ( à sua direita, a brasa vai ficar incandescente) e espere até que ele tenha fumado tudo.

- Clique no vazio da decantação e após mais alguns cliques, o oriental percebe que está vazio e lança o cachimbo ao chão

- Clique na pipa que está no chão e ela deve então levantar-se do solo e inserir-se sozinha no buraco da fechadura do poste à frente.

- No monte à direita, você deve ver um sistema de roldanas, em fileira, uma corda no topo está pendurada, clique nela, e ela vai voltar a fixar-se em seu lugar.

- Em seguida a isso, veja no alto do morro uma biruta (que dá direção ao vento) ela deve estar apontando para a esquerda, clique nela até que ele aponte para a direita.

- Agora, de volta para o buraco da chave, pressione o botão vermelho sobre a caixa de metal.

- O sistema de roldanas deve começar a se mover e o personagem principal é trazido no esqui até o alto da montanha.

- Colocadas aleatoriamente sobre os diversos níveis do cenário há trabalhadores que levantam e se encontram se forem tocados , mas não interferem em nada.

- O único que vc deve tocar é o da esquerda que sai para se encontrar com outro semelhante, que está à direita, clique sobre este e em seguida, rapidamente, sobre o personagem principal, e ele se move em seu esqui para a esquerda e sai de cena iniciando a fase seguinte.

NÍVEL 2:

- À esquerda deste nível, há um gancho de pesca, pendurado até o fundo, clique na bola

por cima da água. O anzol sobe com um peixe na ponta.

- Um rato deve sair e pegar o peixe capturado, em seguida, entra em uma cabana.

- Logo após, lagartos devem começar a subir o precipício em direção à cabana.

- Você deve clicar nos lagartos para jogá-los fora do penhasco para que o rato possa comer o peixe. Devem subir 6 lagartos, antes que o rato jogue fora a espinha do peixe.

- Quando isso acontecer, um pássaro vai aparecer, voar sobre a cena e pousar sobre a espinha do peixe, comendo seus restos.

- Clique sobre ele, que sairá voando com a espinha até o personagem principal que irá se agarrar às pernas do pássaro e este o levará até o próximo quadro pousando-o sobre uma montanha.

NÍVEL 3:

- Nesse nível, há uma rocha inclinada para a direita, com uma roda-manivela no centro dela

- clique nesta roda por três vezes e ela irá se aproximar da outra rocha que está à esquerda. Ela

deve parar de se mover quando você clicar na engrenagem após a terceira vez.

- A rocha da esquerda tem um grande buraco em sua frente, clique no buraco, sairá uma ponte em forma de tromba que vai se inserir na rocha à frente.

- Nesta hora, brotam folhas e flores da rocha fecundada.

- No topo da rocha à frente há um outro buraco menor, clique nele e abelhas devem

sair e voar ao redor das flores.

- Clique novamente no mesmo buraco e dele sairá uma figura com uma escada e cabeça de lâmpada. Ele sobe, retira a cabeça e a atarraxa na rosca no alto do morro e desce novamente guardando a escada.

Estranho mundo, estranho...

- Na mesma pedra, o personagem principal está sentado em uma área de sombra

- Abaixo, na direção do personagem há um outro buraco com uma espécie de botão dentro dele. - Clique no botão e a lâmpada acenderá, e as polias se moverão trazendo uma esfera de aço com uma janela em cruz até o cume próximo ao personagem.

- Perto da janela circular da esfera, há uma pequena alavanca cinza, clique nela e a porta se abrirá.

- Agora clique no personagem principal, e ele vai a pé para dentro, e a esfera irá mover-se para baixo.

NÍVEL 4:

- Na árvore do meio, clique no nó e o buraco vai se abrir, surgindo um esquilo com um

antigo gramofone para reproduzir música.

- Ao redor das árvores, haverão algumas pequenas minhocas barulhentas, você deve clicar em cada uma delas uma por uma e deixar o pássaro voar para come-las todos. Far-se há um silêncio que parece agradar ao esquilo.

- Depois que isso for feito, clique no botão vermelho do gramofone, uma música suave vai ser tocada pelo esquilo no antigo disco

- Agora você deve clicar no rabo do esquilo 3 vezes para que ele troque os discos musicais até chegar a uma música animada por bateria e baixo que vai acordar a coruja.

- Então clique na coruja 3 vezes até que seu pulo a leve à beira do ramo e jogue a esfera com o personagem para outro nível.

NÍVEL 5:

- Clique no botão cinza sobre a esfera dependurada e o personagem principal pulará sobre os cogumelos abaixo dele.

- O personagem deve subir a escada que está guardada por um tamanduá comedor de formigas.

- Note o pequeno braço de metal no galho musguento à esquerda da escada. Ao clicar, você vai incliná-lo para a esquerda.

- Agora ele vai desviar as formigas para enganar o tamanduá, para que o personagem passe sem ser sugado por ele.

- Agora é que deve haver sincronismo, você deve esperar até que a formiga rasteje até o tamanduá que irá comê-la. Clique no personagem e no caminho da escada enquanto o bicho mastiga para que o personagem passe em segurança.

- Agora que o personagem está na parte superior, clique na pequena caixa branca ao lado da porta, um painel deve abrir.

- Agora, clique novamente e um zoom vai mostrar a caixa com alguns botões em primeiro plano.

- Clique sobre as rodas e aparecerão luzes vermelhas. Nas três de baixo e na parte de cima, uma à extrema direita. São 4 padrões de pontos na porta.

- Se feito corretamente a porta se abrirá, clique na porta.

- O personagem entra e passa adiante.

NÍVEL 6: (último)

- Agora surge uma sala escura com uma luz vermelha piscando, clique no sinal vermelho uma vez, e as luzes se acenderão.

- Clique no botão positivo da bateria à esquerda cerca de 10 vezes, observe o ponteiro vermelho do medidor abaixo. Em seguida, clique no botão do meio na mesma bateria, uma escada deve surgir em direção ao tonel maior.

- Quando a escada estiver totalmente posicionada, clique na roda na parte superior do tonel

- O personagem principal deverá subir a escada e girar a roda. Ele vê por algum visor a posição do planeta que está no espaço e então gira a roda- manivela e a engrenagem maior, dentada, começa a se mover.

- Em seguida, uma cena mostrará os planetas se desviando da colisão.

- O personagem salva seu planeta do desastre e retoma seu foguete para voltar à casa, onde é aplaudido pelos seres de seu mundo.


DIVIRTAM-SE COM UM JOGO SEM TIROS, COM MÚSICA SUAVE, DESENHOS BELOS E MORAL ELEVADA

4 Comments:

Blogger EDUARDO OLIVEIRA FREIRE said...

Vou jogar sim! Boa dica!

7:44 AM

 
Blogger Angela said...

Se gostar passo o endereço para o numero 2.

11:01 PM

 
Anonymous Anônimo said...

Por favor... esse jogo é muito mau... gosto mais de acção algo como http://jogosdosonic2.com ou http://miniclip.pt

9:41 AM

 
Blogger Angela said...

Então não jogue. Continue se emburrecendo com estes joguinhos de acção.
Por estas e outras é que Portugal está ficando como o resto do mundo, americanalhado!
E não perca tempo vindo aqui. Eu e outros, graças aos céus, ainda gostamos de pensar.

1:23 PM

 

Postar um comentário

<< Home